Marcelo Paz comunica saída do Fortaleza e será executivo de futebol do Corinthians

Marcelo Paz comunica saída do Fortaleza e será executivo de futebol do Corinthians

Ex-diretor de futebol, vice-presidente e presidente, CEO do Tricolor encerra longa passagem pelo clube e vai rescindir contrato para assumir cargo no Timão
Atualizado às Autor Afonso Ribeiro Tipo Notícia

A trajetória de quase 11 anos de Marcelo Paz pelo Fortaleza chegou ao fim. Na tarde deste sábado, 27, o CEO do clube comunicou a saída ao Conselho de Administração da SAF e vai rescindir contrato para se tornar o novo executivo de futebol do Corinthians.

O dirigente, que já havia sido procurado pelo Timão em 2024 para ser CEO, voltou à mira, desta vez para assumir o carro-chefe da equipe paulista, depois da saída de Fabinho Soldado e da negociação frustrada com Bruno Spindel.

A decisão de deixar o Tricolor ocorre duas semanas depois de o presidente do Conselho da SAF, Fabiano Barreira, informar a permanência de Paz para 2026, com um reajuste salarial devido ao rebaixamento para a Série B. Antes mesmo disso, o CEO já havia tentado a renovação de Martín Palermo e contratado Thiago Carpini.

"Desde a primeira momento, trabalhamos para que Paz permanecesse no Fortaleza. Inclusive, em um cenário inicial, sua permanência estava alinhada e caminhava para ser mantida. No entanto, ao longo das conversas, houve uma mudança de rumo em sua decisão pessoal e profissional. Diante disso, compreendemos que não caberia a nós impedir esse movimento, respeitando sua escolha", explicou Fabiano Barreira, presidente do Conselho de Administração da SAF, em comunicado oficial.

O contrato com o Leão, vale lembrar, não prevê multa rescisória para nenhuma das partes em razão da queda no Campeonato Brasileiro. O Fortaleza, portanto, não receberá compensação financeira do Corinthians pela saída do dirigente.

A decisão causou surpresa no Pici, já que Marcelo Paz estava tocando o planejamento de 2026, a dois dias do início da pré-temporada - inclusive neste sábado, com reunião com Carpini. O dirigente mantinha contatos no mercado da bola para chegadas e saídas e havia optado por não mexer no departamento de futebol. 

"Reconhecemos que a notícia chega em um momento sensível, especialmente em meio ao processo de reformulação do elenco de reestruturação do clube. Ainda assim, é importante reforçar: ninguém é maior que o Fortaleza. A instituição segue sólida, com planejamento, responsabilidade e foco no futuro", garantiu Fabiano Barreira.

Hoje CEO da SAF, Paz também foi diretor de futebol, vice-presidente e presidente do Leão, exercendo cargos no clube desde 2015.

Neste período, conquistou sete títulos do Campeonato Cearense, três da Copa do Nordeste e um da Série B, além de campanhas históricas no Brasileirão e o vice-campeonato da Sul-Americana.

Veja o comunicado do presidente do Conselho de Administração da SAF do Fortaleza:

"Como Presidente do Conselho de Administração da SAF do Fortaleza Esporte Clube, venho a público esclarecer e informar oficialmente sobre a saída de Marcelo Paz, que seguirá agora para um desafio profissional junto ao Sport Club Corinthians Paulista.

Desde a primeira momento, trabalhamos para que Paz permanecesse no Fortaleza. Inclusive, em um cenário inicial, sua permanência estava alinhada e caminhava para ser mantida. No entanto, ao longo das conversas, houve uma mudança de rumo em sua decisão pessoal e profissional. Diante disso, compreendemos que não caberia a nós impedir esse movimento, respeitando sua escolha.

Faço questão de registrar, de forma muito clara, o nosso reconhecimento e agradecimento por tudo o que Marcelo Paz construiu ao longo de sua trajetória no clube. Ele é, sem dúvida, um dos maiores presidentes da história do Fortaleza e um dos principais responsáveis pelo avanço do clube rumo à modernidade, Suaà organização administrativa e ao protagonismo nacional que o Tricolor alcançou nos últimos anos.

Sua gestão foi marcada por coragem, visão estratégica e decisões que reposicionaram o Fortaleza no cenário do futebol brasileiro. Esse legado permanece e seguirá sendo parte fundamental da nossa história.

Reconhecemos que a notícia chega em um momento sensível, especialmente em meio ao processo de reformulação do elenco de reestruturação do clube. Ainda assim, é importante reforçar: ninguém é maior que o Fortaleza. A instituição segue sólida, com planejamento, responsabilidade e foco no futuro.

À nossa torcida, deixamos uma mensagem de tranquilidade. Estamos trabalhando para, o mais breve possível, definirmos os próximos passos e garantirmos a continuidade do projeto. O compromisso com o Fortaleza, com sua grandeza e com sua torcida permanece inalterado.

O momento exige união, maturidade e confiança. O Fortaleza sempre foi maior do que qualquer desafio - e continuará sendo."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar