Renato Paiva quebra o silêncio sobre saída do Fortaleza: "Ninguém é técnico em um mês"

Paiva chegou ao Tricolor com a difícil missão de substituir Juan Pablo Vojvoda. Entretanto, os números não favoreceram sua permanência

15:08 | Dez. 21, 2025

Por: Victor Barros
Renato Paiva, técnico do Fortaleza (foto: FCO FONTENELE)

O técnico português Renato Paiva concedeu uma entrevista ao canal A Bola, de Portugal, onde abordou, entre diversos temas, sua passagem relâmpago pelo Fortaleza. Apesar da brevidade de sua estadia no Pici, o treinador não escondeu o descontentamento com a demissão precoce e a forma como o seu trabalho foi interrompido.

"Eu prometi a mim mesmo e vou cumprir: sobre o Fortaleza não vou falar. Ninguém pode ser avaliado com um mês de trabalho. Me perguntaram como foi ser técnico do Fortaleza e eu disse que ninguém é técnico em um mês. Portanto, não falar. Está no meu currículo, tive um contrato, fiz jogos, mas ninguém é profissional de nada em um mês de trabalho".

Paiva chegou ao Tricolor com a difícil missão de substituir Juan Pablo Vojvoda. Entretanto, os números não favoreceram sua permanência: em 10 partidas disputadas, o técnico somou seis derrotas, três empates e apenas uma vitória.

Sob seu comando, o time acabou eliminado da Copa Libertadores e amargou a vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, somando apenas 15 pontos no momento de sua despedida, após derrota para o Internacional-RS.

Além dos resultados de campo, a passagem do português foi marcada por decisões drásticas no elenco. O treinador chegou a afastar cinco atletas: Deyverson, Martínez, Zé Welison, Rodrigo e Magrão. O grupo, contudo, foi prontamente reintegrado após a chegada de seu sucessor, Martín Palermo.