Bastidores: Vojvoda sabia de pressão no Fortaleza, mas demissão o abalou

Argentino tinha ciência do cenário de tensão. No entanto, a notícia da demissão, feita diretamente pelo CEO do Tricolor, Marcelo Paz, e pelo diretor de futebol, Sérgio Papelin, abalou o técnico de 50 anos

17:21 | Jul. 15, 2025

Por: João Pedro Oliveira
Vojvoda ficou abalado com demissão no Fortaleza (foto: FABIO LIMA/O POVO)

Maior técnico da história do Fortaleza, o argentino Juan Pablo Vojvoda foi demitido pelo clube tricolor nessa segunda-feira, 14, após decisão conjunta da diretoria de futebol e da SAF. Ao todo, foram mais de quatro anos à frente da equipe leonina.

Conforme antecipado ainda em junho pelo Esportes O POVO, a pressão pelo desligamento do comandante era constante nos bastidores do Pici. Internamente, parte da cúpula de futebol, conselho de administração da SAF e outros setores do clube já entendiam que o trabalho do treinador havia chegado no 'teto'.

Vojvoda, inclusive, tinha ciência do cenário de tensão. No entanto, a notícia da demissão, feita diretamente pelo CEO do Tricolor, Marcelo Paz, e pelo diretor de futebol, Sérgio Papelin, abalou o técnico de 50 anos. Em contato a pessoas próximas, o 'Profe', como era chamado por alguns funcionários, chegou a se emocionar várias vezes.

Apegado ao clube e à cidade, o argentino queria permanecer no comando técnico da equipe para tentar uma retomada, assim como ocorreu em 2022 e 2024. O desejo, por sinal, foi manifestado publicamente  em entrevista coletiva após a derrota no Clássico-Rei no domingo, 13.

Com grandes feitos, Vojvoda também acreditava que a cúpula iria mantê-lo no cargo, especialmente após a nota publicada pelo Fortaleza em junho informando que ele seguiria "com total confiança" e cumpriria o contrato até o final da temporada.

Porém, com o desligamento, ele mostrou consciência de que os resultados dos últimos meses não cooperaram para a continuidade do trabalho, assumiu sua parcela de culpa e, mais uma vez, deixou clara a torcida pelo clube no futuro. Ainda em conversas com amigos, ressaltou seu carinho pelo Fortaleza e agradeceu a todos que contribuíram diretamente durante as quatro temporadas.