Fortaleza perde para o Bahia na Fonte Nova e é eliminado da Copa do Nordeste
William José, de pênalti, e Caio Alexandre — em uma falha de João Ricardo — marcaram os gols do Esquadrão de Aço. Ambos os tentos ocorreram ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Matheus Pereira descontou para o Leão
A volta aos gramados após a pausa para a Data Fifa não foi como o idealizado pelo Fortaleza. Na noite desta quarta-feira, 9, o Tricolor do Pici se despediu da Copa do Nordeste ao ser derrotado pelo Bahia por 2 a 1 em jogo único das quartas de final do certame regional.
William José, de pênalti, e Caio Alexandre — em uma falha de João Ricardo — marcaram os gols do Esquadrão de Aço. Ambos os tentos ocorreram ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Matheus Pereira descontou para o Leão.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Com a eliminação, o Fortaleza se concentra agora na Série A do Brasileirão e na Libertadores. Pela competição nacional, o time comandado por Vojvoda entra em campo neste domingo, 13, quando enfrenta o rival, Ceará, pela 13ª rodada, às 20h30min, na Arena Castelão.
Bahia x Fortaleza: como foi o jogo
A classificação para as semifinais da Copa do Nordeste transmitiram ao duelo entre Bahia e Fortaleza um tom de alta intensidade desde os primeiros minutos. O Leão do Pici buscou o protagonismo do embate nas primeiras jogadas, ainda que atuando fora de casa — onde não tem jogado bem na atual temporada —, mas o domínio baiano foi o que prevaleceu.
Além de jogar com o apoio da própria torcida, o Bahia tinha a seu favor a vantagem de jogar diante de um adversário pressionado por um bom resultado, e se utilizou disso para criar um ambiente favorável para si. Tendo, aos poucos, o domínio da posse de bola, o Esquadrão apresentou perigo aos 17 minutos, com uma bola na trave de Juba, e também aos 30 minutos com David Duarte, que exigiu bastante de João Ricardo.
O Fortaleza tentava responder na mesma velocidade, mas ainda que jogando intensamente, a equipe carecia de melhor repertório ofensivo, principalmente na última linha e na entrada da grande área adversária. Nesse enredo, o jogo foi ganhando contornos favoráveis ao Tricolor baiano.
Aos 39 minutos, após pênalti de Martínez em Gilberto, William José colocou os donos da casa em vantagem. Nos acréscimos, aos 51 minutos, Caio Alexandre ampliou por um chute de fora da área, e não pela força do chute, mas por uma falha do goleiro João Ricardo no lance.
Na segunda etapa, o Fortaleza tentou dar uma resposta e buscar uma virada, mas o Bahia ainda demonstrou maior superioridade técnica. A equipe baiana chegou a ter um pênalti assinalado aos 9 minutos, mas a falta máxima foi anulada após consulta no VAR.
O técnico Vojvoda, entendendo que o time precisava reagir, sacou algumas mudanças, que surtiram efeito com um gol feito por Matheus Pereira aos 23 minutos, mas o tento não foi suficiente para que o Leão do Pici alcançasse a virada desejada, ainda que o grupo tenha pressionado nos minutos finais.