Bahia x Fortaleza pelo Nordestão: veja escalação provável, retrospecto e análise

O Leão volta a campo nesta quarta-feira, 9, contra o Esquadrão, na Arena Fonte Nova, pelas quartas de final da Copa do Nordeste 2025. Veja como chegam as equipes, prováveis escalações e mais detalhes do duelo

19:00 | Jul. 08, 2025

Por: Rangel Diniz
Vojvoda costuma utilizar quatro meio campistas quando enfrenta os times de Rogério Ceni (foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

Após quase 30 dias sem jogos oficiais por conta da pausa para a Copa do Mundo de Clube, as competições nacionais estão de volta e o Fortaleza retorna a campo nesta quarta-feira, 9, diante do Bahia, pelas quartas de final da Copa do Nordeste 2025. Com a classificação definida em jogo único — e pênaltis em caso de empate — a bola rola às 21h30min (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Durante o período sem partidas, o Tricolor do Pici aproveitou para recalibrar o elenco, reforçar posições e trabalhar com foco na retomada da temporada. O adversário, por sua vez, não mudou nenhuma peça do elenco e vive bom momento sob o comando de Rogério Ceni. Para o confronto, aposta na força em casa, com mais de 30 mil torcedores garantidos, para avançar às semifinais do torneio regional.

O Esquadrão encerrou o período pré-pausa vencendo o Bragantino, líder do Brasileirão, por 3 a 0. Sob o comando de Rogério Ceni, ex-técnico do Fortaleza, o Bahia jogará em casa, com o apoio de mais de 30 mil torcedores, enquanto o Leão aposta na intertemporada como combustível para reanimar a competitividade e na mística de Vojvoda — que nunca ficou de fora das semifinais desde que chegou ao clube.

Bahia x Fortaleza pelo Nordestão 2025: como chega o Esquadrão

Se o “pit stop” do Fortaleza foi corrido para trocar as peças, o Bahia viveu uma corrida tão tranquila no primeiro semestre que nem sequer passou nos boxes. O elenco é o mesmo, sem nenhuma chegada e nenhuma saída. O clube anunciou a renovação do meia Jota, do treinador Rogério Ceni e a compra de Kayky, emprestado pelo Manchester City.

Para o confronto, o Bahia tem dois desfalques: o zagueiro Kanu, com um problema no tendão de Aquiles, e o volante Erick, que lesionou o músculo da coxa direita.

O tempo sem partidas foi utilizado pelo clube para oferecer repouso e treinamentos aos jogadores depois de uma maratona com 44 partidas em 162 dias.

Bahia x Fortaleza pelo Nordestão 2025: como chega o Leão

Foi passado tempo suficiente para o Fortaleza respirar, trocar peças, recalibrar o time e olhar com atenção para o retrovisor em busca do que não funcionou no primeiro semestre. Agora, com o motor ligado e o cronômetro em contagem regressiva, o Fortaleza terá um difícil teste de pista logo na retomada.

O Tricolor passou o período longe dos jogos oficiais, mas em movimento nos bastidores: treinos em dois períodos, novas adições ao plantel e busca por soluções dentro do próprio elenco, mantendo também o piloto Juan Pablo Vojvoda, que deve renovar suas ideias de jogo para o novo split a fim de encontrar o impulso certo para a largada.

Durante a pausa, o Fortaleza acertou as contratações do ponta José "Tucu" Herrera e do atacante Adam Bareiro, além do retorno de Ryan Guilherme, que estava emprestado. Contudo, o trio só pode estrear no Clássico-Rei de domingo, caso sejam registrados a tempo no Boletim Informativo Diário (BID) — posto que a janela de transferências abre oficialmente na quinta-feira, 10.

Como novidade na equipe, o time de Vojvoda pode ter a estreia do meio-campista Matheus Pereira, que também está entre os reforços, mas chegou antes do fim do período de inscrições da Copa do Nordeste, no início de junho, e já está registrado no BID. Antes das férias, o meia foi relacionado contra o Santos, na Série A, mas não entrou em campo.

Bahia x Fortaleza pelo Nordestão 2025: destaques do jogo

O duelo entre Fortaleza e Bahia marca o reencontro entre os técnicos Juan Pablo Vojvoda e Rogério Ceni, dois dos nomes mais longevos do futebol brasileiro. Em sete confrontos diretos, Ceni leva a melhor com três vitórias, contra duas do argentino e dois empates.

Do lado cearense, a expectativa gira em torno da possível estreia do meia Matheus Pereira, que pode dar nova dinâmica ao setor de criação. Além disso, a equipe aposta no bom retrospecto do técnico argentino no torneio: desde que chegou ao Pici, Vojvoda sempre levou o time às semifinais da Copa do Nordeste.

Pelo Bahia, o destaque é o entrosamento do time-base mantido durante a temporada. A equipe vem embalada por um bom primeiro semestre e aposta na força da Arena Fonte Nova, onde mais de 30 mil torcedores são esperados para o duelo decisivo. No ataque, atacante Erick Pulga é o centro das atenções.

Bahia x Fortaleza pelo Nordestão 2025: retrospecto

Bahia e Fortaleza já se enfrentaram 47 vezes em jogos oficiais, com vantagem para o Tricolor baiano. O Esquadrão de Aço venceu 18 partidas, enquanto o Leão do Pici saiu com a vitória em 14 oportunidades. Houve ainda 15 empates no histórico do confronto.

No total, o Bahia marcou 67 gols, contra 59 do Fortaleza. Apesar da vantagem histórica do time baiano, o duelo tem sido equilibrado nos últimos anos. Na Copa do Nordeste, o Bahia nunca foi eliminado pelo Fortaleza em fases mata-mata, mas não vence o adversário no torneio desde 2019.

Como mandante, o Fortaleza mantém um bom retrospecto recente: não perde para o Bahia no Castelão desde 2021 e goleou o Esquadrão no último encontro no gigante da Boa Vista, vencendo por 4 a 1.

Bahia x Fortaleza pelo Nordestão 2025: análise de Afonso Ribeiro

"A retomada do calendário é também uma oportunidade para o Fortaleza apresentar uma nova postura na temporada. Depois de um primeiro semestre ruim, começar a segunda metade do ano com uma classificação sobre um forte rival regional seria uma sinalização positiva e chance de elevar moral para o Clássico-Rei. Já o Bahia, com uma sequência decisiva pela frente, quer fazer valer o fator casa para voltar a conquistar o Nordestão", diz Afonso Ribeiro, colunista do Esportes O POVO.

Bahia x Fortaleza pelo Nordestão 2025: escalação provável

Bahia
4-3-3: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir (Cauly), Erick Pulga e Willian José. Tec: Rogério Ceni

Fortaleza
4-4-2: João Ricardo; Brítez (Tinga), Kuscevic, Gustavo Mancha e Diogo Barbosa; Lucas Sasha, Rossetto (Matheus), Martínez e Pochettino; Breno Lopes e Lucero (Deyverson). Tec: Vojvoda

Bahia x Fortaleza pelo Nordestão 2025: ficha técnica

  • Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
  • Data: 9/7/2025
  • Horário: 21h30min (de Brasília)
  • Árbitro: Antonio Dib Moraes/PI
  • Assistentes: Marcio Iglesias/PI e Mauro Cezar Evangelista/PI
  • VAR: José Ricardo Vasconcellos Laranjeira/AL

Bahia x Fortaleza pelo Nordestão 2025: onde assistir ao vivo à transmissão

  • SBT (TV aberta para algumas regiões)
  • ESPN
  • Premiere
  • YouTube e Facebook O POVO e Esportes O POVO