Ex-Fortaleza, Juninho Capixaba exalta "sensacional" Vojvoda e destaca gestão de grupo

O lateral-esquerdo trabalhou com o técnico argentino em 2022, quando foram campeões do Campeonato Cearense e da Copa do Nordeste

15:17 | Jun. 05, 2025

Por: Mateus Moura
Juninho Capixaba foi destaque do Fortaleza em 2022 (foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC)

Ex-jogador do Fortaleza, Juninho Capixaba não escondeu, em entrevista ao Charla Podcast, a admiração que tem pelo treinador Juan Pablo Vojvoda, com quem trabalhou no Pici durante a temporada de 2022. Atualmente no RB Bragantino, o lateral-esquerdo descreveu o comandante argentino do Leão como “sensacional”.

“Eu não tenho nem palavras. É um cara sensacional. E eu falo como pessoa, porque, como treinador… ele não está sendo um treinador lá (no Fortaleza), ele está mudando a história do clube. O que ele fez na época (2021), antes de eu chegar, já era uma ascensão muito grande. Quando eu chego (no Fortaleza) e ele começa a conversar comigo, é uma outra visão, um outro futebol. Para mim, era novo. Uma linha de três, eu de ala”, comentou.

Juninho Capixaba chegou ao Fortaleza por empréstimo do Grêmio, mas precisou passar por um período de observação antes de se consolidar como titular – e destaque – da equipe. Neste processo, o lateral relembrou que ficou frustrado por ter estado no banco de reservas, mas que, posteriormente, entendeu o porquê: antes do campo, Vojvoda olhava para o ser humano.

“E eu não comecei jogando. Ele começou vendo os treinos, e eu fui indo. Eu peguei um Fortaleza que tinha acabado de fazer uma campanha de Libertadores, que foi histórica para o clube. E eu pensei: ‘Caramba, tenho que manter isso aí agora’. Eu cheguei lá, junto com mais alguns jogadores, e achávamos que chegaríamos jogando. Mas você não chega jogando. Tinga, Titi e Pikachu, que eram os caras do Fortaleza, me trataram muito bem”, disse.

“O Vojvoda encostou em mim um dia e disse que eu iria jogar tal jogo. Eu comecei alguns jogos no banco, fiquei meio frustrado. Todo mundo que chega lá é assim. Ele, primeiro, vê o lado humano. Ele olha pro ser humano. No Pici, tem a parte da Toinha, uma mulher muito famosa lá, e a gente senta na escadinha pra arrumar a chuteira e ir pro campo. Um dia, ele senta ali do meu lado e começa a conversar comigo, do nada, e me pergunta de tudo. ‘Como está a cidade? A adaptação? A família?’, ele vai perguntando de tudo”, completou.

A passagem de Capixaba pelo Fortaleza

Em 2022, Juninho Capixaba foi um dos destaques do Fortaleza. O jogador disputou 59 jogos, marcou três gols e deu nove assistências. Além de estar presente na primeira participação do clube na Libertadores – o time chegou às oitavas de final do torneio –, o lateral conquistou dois títulos naquela temporada: o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste.

+ Confira mais notícias do Fortaleza Esporte Clube

No ano seguinte, em 2023, Capixaba foi vendido pelo Grêmio para o RB Bragantino, onde está desde então.