Felipe não encontra novo clube, vê mercado fechado e segue rotina à parte no Fortaleza

Volante não conseguiu outro destino no mercado da bola após negociação frustrada com equipe da Arábia Saudita e, fora dos planos, faz treinos separados no Tricolor

18:35 | Set. 09, 2022

Felipe deixa Fortaleza para ser jogador do Goiás (foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

Sem disputar uma partida oficial há 51 dias, o volante Felipe deverá permanecer fora dos gramados até o final de 2022. Com as principais janelas de transferências internacionais já fechadas e fora dos planos do Fortaleza para o restante da temporada, o camisa 15 não encontrou novo clube e segue rotina de treinos à parte no Pici, apurou o Esportes O POVO.

A última vez que o meio-campista entrou em campo pelo Tricolor foi no dia 20 de julho, na derrota por 2 a 1 para o RB Bragantino, pela Série A. Quatro dias depois, o clube comunicou que tinha "negociação avançada" para o empréstimo com opção de compra ao Al-Batin, da Arábia Saudita, recebendo compensação financeira de 300 mil dólares (R$ 1,6 milhão na cotação da época).

As tratativas, porém, sofreram uma reviravolta em razão de entraves burocráticos em meio à troca de documentos da transação. No início de agosto, o Leão deu a negociação como encerrada, mas não reintegrou Felipe. O volante já estava treinando separado do elenco à espera da transferência e, após o fim das conversas, seguiu em expediente diferente dos companheiros por estar fora dos planos da comissão técnica.

Na janela de transferências, o Fortaleza contratou Lucas Sasha e Fabrício Baiano para a posição — o primeiro, inclusive, firmou-se como titular e virou um dos destaques da equipe. Além disso, na visão do departamento de futebol, o fato de Felipe ter aceitado a proposta árabe indicou que o foco não já estava mais no Pici para o restante de 2022.

Poucas janelas abertas

Depois das tratativas frustradas com o Al-Batin, o foco do estafe do meio-campista e do clube era conseguir outro interessado para evitar que o jogador ficasse parado. De lá para cá, entretanto, as principais janelas de transferências do mundo fecharam e Felipe não deixou o Tricolor. Durante este período, nenhuma equipe apresentou proposta pelo maranguapense de 28 anos.

Até o fim deste mês de setembro, os clubes de alguns países ainda podem contratar jogadores, mas as partes envolvidas já admitem que o camisa 15 deve seguir a rotina de atividades à parte em solo cearense até o encerramento da temporada.

País-sede da Copa, o Catar tem janela aberta até a próxima quinta-feira, 15 — ex-companheiro de Felipe, Matheus Jussa rumou para lá para defender o Qatar SC até dezembro. A própria Arábia Saudita pode receber novos atletas até o dia 17. Já a Ucrânia — para onde seguiu o goleiro Max Walef — tem o dia 22 como prazo-limite, enquanto Israel tem janela aberta até dia 28. As outras opções são de países de menor destaque e poder aquisitivo no mercado da bola.

Pelo Fortaleza, Felipe tem 289 jogos e dez gols marcados. Com o Leão, ele participou da conquista de cinco títulos do Campeonato Cearense, duas Taça dos Campeões Cearenses, duas Copas do Nordeste e uma Série B do Brasileiro.