Fortaleza vence o Cuiabá fora de casa e deixa a lanterna do Brasileirão

Com o triunfo, o Leão chegou aos 18 pontos e ultrapassou o Atlético-GO na tabela de classificação

Com um lindo gol de Robson, o Fortaleza venceu o Cuiabá por 1 a 0 na noite deste domingo, 31, na Arena Pantanal, em Mato Grosso, pelo primeiro jogo do returno do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo, o Tricolor do Pici chega aos 18 pontos, deixa a lanterna do certame nacional e fica a três de diferença do Avaí (16º), primeiro clube a figurar fora da zona de rebaixamento.

Agora, o time comandado por Vojvoda terá a semana livre para se recuperar fisicamente e se preparar para o duelo contra o Internacional, que acontece somente no próximo domingo, 7, às 18 horas, na Arena Castelão, pela 21ª rodada da Série A.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O jogo

Para o confronto, Vojvoda decidiu mudar a formação tática da equipe, abrindo mão do tradicional 3-5-2 para utilizar o 4-3-3. Na organização dentro de campo, Titi e Benevenuto formaram a dupla de zaga, apoiados por Brítez e Capixaba nas laterais. No meio, Ronald e Lucas Sasha fizeram a volância, enquanto Thiago Galhardo atuou centralizado — mas com liberdade para infiltrar na área. Moisés, Romarinho e Robson completaram o time na trinca de ataque.

Nos primeiros 20 minutos, o Fortaleza conseguiu manter a posse da bola e apresentou uma dinâmica interessante de movimentação entre os jogadores da linha de frente com o intuito de gerar espaços, concentrando os avanços em jogadas de profundidade com Moisés e Romarinho. O Tricolor, porém, teve dificuldade neste recorte do jogo para conectar os passes durante a fase de construção ofensiva, fator que prejudicou a articulação do time em diversos momentos.

Quando melhorou a qualidade do passe, a equipe cresceu de produção e passou a criar boas chances para abrir o placar. A primeira aconteceu aos 21 minutos, quando Galhardo conduziu pelo meio e deu linda assistência para Romarinho, livre entre os zagueiros. O atacante, então, avançou sozinho, mas demorou para finalizar e foi interceptado. Vale ressaltar que, no lance seguinte, Rodriguinho, do Cuiabá, ficou cara a cara com Fernando Miguel, que fez defesa muito importante.

Diferente de outras partidas, onde o Fortaleza não transformou momentos de superioridade em gols, diante do Dourada essa estigma foi quebrada. Aos 24 minutos, Benevenuto fez lançamento magistral para Robson que, sem deixar a bola cair no chão, se esticou e desviou com a ponta do pé na saída do goleiro Walter, anotando o seu 20º tento com a camisa Tricolor e o quinto na temporada. O golaço do camisa 7 garantiu a vitória do Leão na etapa inicial.

Com a vantagem no placar, o cenário do embate no segundo tempo ficou favorável para o Tricolor do Pici, tendo em vista que o Cuiabá precisou se expor mais, o que consequentemente gerou mais espaços para o time de Vojvoda atacar. Defensivamente, o escrete vermelho-azul-e-branco recuou as linhas e se compactou.

Na prática, o Leão acabou explorando pouco a vulnerabilidade da defesa do Dourado e sofreu perigos em determinados momentos em que o adversário intensificou a pressão. Aos 23 minutos, por exemplo, Daniel Guedes cruzou para Pirani, que finalizou de dentro da área. Fernando Miguel, em noite de grande atuação, fez a intervenção e salvou o Fortaleza de sofrer o gol de empate.

Apesar de alguns sustos e do desempenho abaixo na etapa final, o Fortaleza suportou o ímpeto do Cuiabá e conquistou o seu principal objetivo: a vitória fora de casa contra um adversário direto. Além de elevar a moral do time, o triunfo cria uma nova perspectiva para o Leão neste segundo turno, que fará o próximo jogo em casa, com o apoio da torcida, estando a somente três pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar