Análise: novo reforço do Fortaleza, Brítez joga em mais de uma posição na defesa

O Esportes O POVO traçou o perfil do defensor de 30 anos e explica como ele pode se encaixar no sistema tático de Juan Pablo Vojvoda

O Fortaleza acertou a contratação do defensor Emanuel Brítez, do Unión Santa Fe-ARG, até o final de 2024. O atleta será o quarto reforço do clube nesta janela de transferências e embarca para a capital cearense junto com a delegação tricolor após o confronto diante do Estudiantes, pela Libertadores.

Pelo Unión, Brítez atuou tanto como lateral quanto de zagueiro e possui características para jogar em todos os setores da defesa. O Esportes O POVO traçou o perfil do defensor de 30 anos e explica como ele pode se encaixar no sistema tático de Juan Pablo Vojvoda.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Lateral na Sul-Americana e zagueiro no Campeonato Argentino

Emanuel Brítez é destro e atuou como lateral-direito na derrota de virada do Unión Santa Fe por 2 a 1 diante do Nacional-URU, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O atleta, inclusive, marcou o gol que abriu o placar para os argentinos. Após falta na entrada da grande área, o defensor se antecipou ao marcador adversário e cabeceou livre de marcação para balançar as redes.

Essa presença de área do novo reforço tricolor se deve ao fato de ele também atuar como zagueiro e possuir e ser uma arma em jogadas de bola parada, como faltas e escanteios. Os dois tentos que ele anotou na temporada foram em lances como esses.

Na Sul-Americana, o jogador de 30 anos jogou a maioria das vezes como lateral-direito, enquanto pelo Campeonato Argentino ele é escalado como zagueiro, mas pela esquerda, com o pé invertido. Essa polivalência de Brítez permite que ele atue no Fortaleza em mais de uma posição, independentemente do sistema tático utilizado por Vojvoda.

Como zagueiro em um sistema de cinco defensores, pode atuar tanto na direita quanto na esquerda. E devido ao fato de ser lateral, pode auxiliar a equipe durante o ataque, uma vez que é comum o técnico argentino ordenar os zagueiros de lado da equipe, como Tinga, Ceballos e Landázuri, a apoiar na investida dos alas. Brítez possui uma assistência nesta temporada.

Além disso, o mapa de calor do jogador nesta temporada, pelo Unión, e nas anteriores, por outros clubes, mostra a forte presença do defensor pelos dois setores laterais do campo, e pode ser testado por Vojvoda como ala, se tornando opção para Yago Pikachu na direita e também pelo outro lado do campo, substituindo Juninho Capixaba ou Lucas Crispim.

Média alta de cartões

Um dos destaques negativos de Emanuel Brítez é o alto número de cartões acumulados. Em 25 jogos nesta temporada, o defensor soma 10 cartões amarelos e dois vermelhos. Uma média de quase uma advertência a cada dois jogos. No último compromisso pelo Unión, diante do Nacional, ele foi expulso com vermelho direto na reta final da partida.

Para efeito de comparação, Marcelo Benevenuto é o zagueiro com mais jogos disputados no ano pelo clube, com 39, e possui 10 cartões, mas em 14 partidas a mais que o novo companheiro. Já Titi, com 38 atuações, acumulou apenas seis advertências e nenhuma expulsão.

Esse alto índice de cartões pode prejudicar o clube, uma vez que o atleta pode ser constantemente suspenso, além de prejudicar a equipe durante os jogos em uma eventual expulsão. Desta forma, Vojvoda deve trabalhar a parte mental do defensor para que este índice diminua pelo novo time.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fortaleza esporte clube análise emanuel brítez novo zagueiro fortaleza unión santa fe

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar