Fortaleza peca defensivamente, perde por 3 a 2 para o Avaí e segue na lanterna da Série A

Com o resultado, o Tricolor do Pici fica com sete pontos de diferença em relação ao Goiás, primeiro time fora da zona de rebaixamento

Em jogo marcado por erros defensivos, o Fortaleza foi derrotado pelo Avaí por 3 a 2 na noite desta quinta-feira, 16, na Ressacada, em Florianópolis (SC), e amargou a sétima derrota em 12 rodadas disputadas no Brasileirão 2022. Com o resultado, o Leão segue na lanterna do certame nacional com sete pontos de diferença em relação ao Goiás, primeira equipe fora da zona de rebaixamento.

O Tricolor do Pici volta a campo no próximo domingo, 19, para enfrentar o América-MG, às 18 horas, na Arena Castelão, pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O jogo

O desempenho do Fortaleza no primeiro tempo não foi bom. Apático, o Tricolor do Pici, sem intensidade nas ações do jogo, abdicou da posse da bola e encontrou muitas dificuldades para construir no campo de ataque. O Avaí, por outro lado, teve o controle do embate, mesmo que sem objetividade na maior parte do confronto, mas foi eficiente ao aproveitar os erros do sistema defensivo da equipe cearense para concluir os 45 minutos iniciais com a vantagem no placar.

Com a disputa dos lances concentrados no setor do meio-campo, o confronto entre Fortaleza e Avaí, até os 30 minutos, foi mais físico do que técnico, prejudicando a qualidade da partida, que não apresentou grandes emoções para nenhum dos lados. A melhor, neste recorte do duelo, foi do Tricolor em uma falta cobrada por Robson — melhor jogador do escrete vermelho-azul-e-branco na primeira etapa. No lance, o atacante chutou com força, mas o goleiro Vladimir fez ótima defesa para intervir.

Antes em ritmo lento, os últimos 15 minutos foram frenéticos. Aos 32, Jean Cléber aproveitou um erro na saída de bola do Tricolor e lançou para Pottker, que mesmo em desvantagem em relação a Titi, conseguiu ganhar no corpo para assumir o controle da bola. Boeck, indeciso, tentou abafar, mas o atacante tocou para esquerda, onde Muriqui, livre de qualquer marcação, somente empurrou para o fundo das redes.

Três minutos depois, um novo baque para o time comandado por Vojvoda: Jussa derruba Pottker na área e o árbitro assinala a penalidade. O VAR chamou Raphael Claus para revisão na cabine de imagem, que não se convenceu e manteve a decisão de campo. Na batida, Bissoli chutou firme no centro do gol, ampliando a vantagem do time da casa.

O péssimo cenário para o Fortaleza foi amenizado por Robson, que conseguiu, de cabeça após escanteio cobrado por Lucas Lima aos 44 minutos, recolocar o escrete vermelho-azul-e-branco em boas condições de se recuperar no embate. O atacante, alvo de críticas constantes por parte da torcida, anotou o seu quarto gol na temporada — o segundo no Brasileirão.

Empolgado pelo gol de Robson, o Leão cearense retornou do intervalo determinado a empatar o placar. Embora ainda desorganizado para construir ofensivamente e sofrendo alguns perigos na defesa, algo natural tendo em vista que a equipe passou a se expor mais, o Tricolor conseguiu ser mais objetivo que o Avaí nos primeiros 20 minutos da etapa final e foi recompensado por isso.

Aos 19, Robson deu bom passe para Moisés na entrada da área, o atacante balançou de um lado para o outro, ajeitou na perna esquerda e chutou com força, sem chances de defesa para o arqueiro avaiano, mudando por completo o panorama da partida para o Leão, que passou a ser muito favorável.

O ótimo momento construído pelo Fortaleza, entretanto, foi destruído três minutos depois, novamente em um erro na saída de bola. Desta vez, Boeck errou o passe e, na sequência, cometeu pênalti em Pottker. Bissoli, assim como na primeira penalidade, bateu no centro do gol e colocou o Avaí de volta com a vantagem na partida.

Mesmo com as alterações promovidas por Vojvoda, como as entradas de Lucas Crispim, Silvio Romero e Igor Torres, o Fortaleza não conseguiu encontrar forças para empatar o jogo. No fim, derrota preocupante que aumenta o drama do Leão — que poderia ter deixado a lanterna caso vencesse o jogo — na jornada para sair da zona de rebaixamento. Vencer em casa diante do América-MG na próxima rodada será fundamental.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fortaleza time futebol avaí time futebol série a 2022 brasileirão 2022 avaí x fortaleza resultado avaí x fortaleza avaí fortaleza tabela série a tabela brasileirão resultado fortaleza resultado avaí

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar