Fortaleza avalia mandar jogo da Série A no PV, mas vê empecilhos; entenda

Tricolor cogita realizar jogo contra América-MG, no próximo dia 19, no estádio do Benfica em razão da condição do gramado do Castelão. Capacidade do estádio é um dos complicadores

18:33 | Jun. 06, 2022

Estádio Presidente vargas volta a receber Clássico-Rei após dez anos (foto: Photographer: FABIO LIMA)

Em meio às críticas ao gramado da Arena Castelão, o Fortaleza estuda transferir a partida diante do América-MG, no próximo dia 19, pelo Campeonato Brasileiro, para o estadio Presidente Vargas, mas tem empecilhos como a capacidade de público da praça esportiva e o calendário de partidas dos clubes cearenses na Série C, apurou o Esportes O POVO.

Diante do grande número de jogos em 2022 e das constantes chuvas na capital cearense, o campo do Gigante da Boa Vista tem se mostrado prejudicado nos duelos de Fortaleza e Ceará, o que causou preocupação na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No mês passado, a entidade enviou ofício solicitando uma programação de manutenção do campo à Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) do Governo do Estado.

Os embates do Tricolor contra o Fluminense, no último dia 22 de maio, e do Vovô contra o Coritiba, no último sábado, 4, por exemplo, foram disputados com o gramado bastante desgastado. O técnico Dorival Júnior, inclusive, classificou como "o pior do Campeonato Brasileiro".

Diante disso, o Leão do Pici passou a ver o PV como alternativa para jogos em casa neste mês. Pelo prazo exigido pela CBF para solicitar mudanças, o embate contra o Coelho seria o próximo possível. Internamente, inclusive, jogadores e membros da comissão técnica já se mostraram favoráveis a jogar em outro local para evitar o gramado do Castelão no momento.

No entanto, alguns fatores tornam uma alteração mais complexa para o clube. O Fortaleza tem quase 44 mil sócios atualmente — grande parte com entrada assegurada nos jogos —, número superior à capacidade do estádio, que gira em torno de 20 mil. Além do tradicional check-in, o clube estuda outras eventuais alternativas para o caso.

Além disso, Atlético-CE, Ferroviário e Floresta passaram a mandar os jogos da Terceira Divisão no PV, o que poderia causar choque de datas em caso da ida do Tricolor para a praça esportiva. O Lobo da Vila, por exemplo, receberá o Volta Redonda no próximo dia 20, data seguinte ao duelo do Leão contra o América-MG.

Após dois anos e dois meses de ausência, entre a utilização como hospital de campanha durante a pandemia de Covid-19 e a realização de obras, o Presidente Vargas voltou a ser palco de jogos no último dia 21, quando o Ferroviário venceu o Botafogo-SP, pela Série C.

Nesta semana, a Casa Civil, a Sejuv e a Secretaria de Obras Públicas (SOP) do Governo do Estado do Ceará realizarão reunião com os clubes para discutir a situação do Castelão. O poder público pretende propor o fechamento do estádio para uma reforma geral no gramado, ideia que já havia sido levantada no final do ano passado, mas vetada pelas equipes em razão do calendário de jogos.