Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Fortaleza fica no 0 a 0 com Cuiabá e empata pela terceira vez seguida na Série A

Na Arena Castelão, Tricolor esbarra na defesa do Dourado, conta com boas defesas de Marcelo Boeck e empata sem gols. Leão segue na terceira posição do Brasileirão
23:26 | Ago. 30, 2021
Autor Afonso Ribeiro
Foto do autor
Afonso Ribeiro Repórter de Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em jogo truncado, o Fortaleza empatou em 0 a 0 com o Cuiabá-MT, na noite desta segunda-feira, 30, na Arena Castelão, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O duelo diante do Dourado foi a terceira igualdade consecutiva do Tricolor na competição - ficou no 1 a 1 com Santos-SP e Juventude-RS anteriormente. O resultado leva o Leão aos 33 pontos, ainda na terceira posição da Série A.

O próximo compromisso da equipe do Pici será contra o Bahia, sábado, 4, às 21 horas, no estádio de Pituaçu, em Salvador, pela 19ª rodada do Brasileirão - a última do primeiro turno.

O jogo

Sem o zagueiro Marcelo Benevenuto, que testou positivo para Covid-19 e cumpre período de isolamento, o técnico Juan Pablo Vojvoda mexeu no sistema defensivo e deu vez a Jackson. A dupla de ataque foi formada por David e Robson.

O Fortaleza repetiu a postura ofensiva que apresenta nos jogos como mandante e criou boas oportunidades, mas também pecou em passes errados e viu o Cuiabá-MT ganhar espaço na reta final do primeiro tempo. Logo no primeiro minuto, Robson recebeu passe de Matheus Vargas na entrada da área, girou e bateu forte à direita de Walter.

Seis minutos depois, Lucas Crispim chutou colocado e a bola saiu à esquerda da meta visitante. Aos 26, David fez jogada individual, invadiu a área pela ponta direita e cruzou na medida para Yago Pikachu, que testou no meio do gol e viu Walter espalmar.

O Dourado respondeu aos 39, quando Cabrera ficou com sobra na entrada da área, emendou chute forte de primeira e viu Marcelo Boeck espalmar. No rebote, Paulão finalizou cruzado para fora. Aos 44, no último lance de perigo do primeiro tempo, João Lucas recebeu lançamento na área, cara a cara com o goleiro do Leão, que espalmou o chute para evitar o gol.

Na volta do intervalo, Vojvoda lançou mão de duas alterações no Leão: colocou o estreante Lucas Lima e o experiente Wellington Paulista nas vagas de Éderson e David. A equipe mandante manteve maior posse de bola e presença ofensiva, mas esbarrava no sistema defensivo do Cuiabá-MT.

Aos sete minutos, Wellington Paulista arriscou chute de primeira da entrada da área e a bola saiu por cima do gol, sem perigo. No minuto seguinte, Osman subiu mais do que a marcação em cobrança de escanteio e testou firme para defesa de Marcelo Boeck. Aos 13, João Lucas carregou a bola e serviu Osman, que apareceu novamente em finalização à esquerda do camisa 1 do Fortaleza.

O Dourado voltou a criar chances de balançar as redes e levou perigo à meta tricolor. Aos 21 minutos, Uendel carregou a bola em jogada individual, bateu colocado de pé direito e viu Boeck espalmar de mão trocada para escanteio. Na cobrança, Paulão cabeceou e o goleiro fez nova defesa.

O Fortaleza tentou responder aos 30 minutos, quando Lucas Crispim arriscou chute de longa distância e a bola saiu à esquerda de Walter, sem perigo. Aos 34, foi a vez de Rafael Papagaio receber bola na área e arrematar por cima do gol. O Tricolor tentou pressionar nos minutos finais em busca do gol: aos 41, Romarinho fez jogada individual pela direita, invadiu a área e cruzou para cabeçada de Igor Torres, que foi defendida por Walter.

A última chance perigosa ocorreu aos 44 minutos, quando Yago Pikachu cobrou falta colocada da entrada da área, a bola carimbou o travessão e saiu. Wellington Paulista e Ángelo Henríquez ainda arriscaram em cabeceios, mas sem sucesso. O empate sem gols persistiu na Arena Castelão e garantiu um ponto para cada lado na penúltima rodada do primeiro turno do Brasileirão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Fortaleza empresta Carlinhos e Luiz Henrique para o Botafogo

Mercado da bola
21:35 | Ago. 30, 2021
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Fortaleza acertou o empréstimo do lateral-esquerdo Carlinhos e do meia Luiz Henrique ao Botafogo-RJ até o final desta temporada. A dupla foi indicada ao clube carioca pelo técnico Enderson Moreira, ex-comandante do Tricolor. A informação havia sido antecipada pelo Esportes O POVO.

Carlinhos estava no Pici desde 2019, enquanto Luiz Henrique chegou no ano seguinte. Os dois foram comandados pelo treinador do Glorioso e serão reforços na sequência da Série B.

Em entrevista ao programa As Frias do Sérgio, da Rádio O POVO CBN, no sábado, 28, o executivo de futebol do Tricolor, Sérgio Papelin, falou sobre o lateral-esquerdo Carlinhos. O dirigente afirmou que naquele momento ainda não havia chegado nenhuma proposta oficial, mas admitia a possibilidade de negociá-lo.

O Leão tem negociações avançadas com o lateral-esquerdo Marlon, do Fluminense. O Tricolor acerta os últimos detalhes para selar a contratação por empréstimo. A possível vinda de Marlon facilitou a liberação de Carlinhos para o Botafogo.

Setorista do Fortaleza pela Rádio O POVO CBN, o repórter Miguel Júnior comentou sobre a situação de Carlinhos e Luiz Henrique no programa Esportes do Povo nesta segunda-feira, 30.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Fortaleza x Cuiabá ao vivo: acompanhe narração do jogo de hoje, 30

RÁDIO O POVO CBN
21:09 | Ago. 30, 2021
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo

Fortaleza e Cuiabá se enfrentam logo mais às 21h30min, no Castelão, em partida válida pela 18ª rodada da Série A do Brasileirão. O Tricolor quer voltar a vencer na competição após dois empates consecutivos, para colar no vice-líder. Já o Dourado quer ampliar a sequência de quatro jogos sem derrota, que o fez subir na classificação. Acompanhe a transmissão AO VIVO da partida com narração da rádio O POVO CBN.

>>> Escalação: veja como Fortaleza e Cuiabá vão a campo pela Série A

Ouça a transmissão da rádio O POVO CBN:

Ouça a transmissão da rádio O POVO CBN via Youtube:

Notícias sobre Fortaleza Esporte Clube:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Escalação: veja como Fortaleza e Cuiabá vão a campo pela Série A

Times definidos
20:37 | Ago. 30, 2021
Autor Brenno Rebouças
Foto do autor
Brenno Rebouças Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Fortaleza e Cuiabá se enfrentam logo mais às 21h30min, no Castelão, em jogo válido pela 18ª rodada da Série A do Brasileiro. O Tricolor quer voltar a vencer na competição após dois empates consecutivos, para colar no vice-líder. Já o Dourado quer ampliar a sequência de quatro jogos sem derrota, que o fez subir na classificação. Confira abaixo escalação confirmada de cada time:

ESCALAÇÕES

Fortaleza: veja quem vai a campo pelo time de Juan Pablo Vojvoda

3-5-2: Marcelo Boeck; Tinga, Jackson, Titi; Ederson, Felipe, Lucas Crispim, Matheus Vargas, Yago Pikachu; Robson e David. Técnico: Juan Pablo Vojvoda. 

Cuiabá: veja quem vai a campo pelo time de Jorginho

4-4-2: Walter; João Lucas, Marllon, Paulão e Uendel; Auremir, Camilo, Pepê e Clayson; Cabrera e Jenison. Téc: Jorginho

+Jogos de futebol hoje, segunda, 30 de agosto; onde assistir ao vivo e horário

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Como Fortaleza e Cuiabá apresentaram diferentes caminhos de sucesso para se estabelecer na Série A

GESTÕES EFICIENTES
20:02 | Ago. 30, 2021
Autor Mateus Moura
Foto do autor
Mateus Moura Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O confronto entre Fortaleza e Cuiabá-MT nesta segunda-feira, 30, às 21h30min, na Arena Castelão, pela 18ª rodada da Série A, vai além do futebol. O duelo é, também, o encontro de dois modelos distintos de gestão com resultados positivos para ambos.

O Leão do Pici, atual terceiro colocado do Brasileirão, profissionalizou os setores do clube ao aprovar a remuneração de seus dirigentes, além de qualificar todos os departamentos e realizar uma ampla reforma do centro de treinamento. De acordo com a 12ª edição da Análise Econômico-Financeira dos clubes brasileiros de futebol, desenvolvida pelo Banco Itaú, o Fortaleza foi qualificado como um clube de boa gestão.

"Tem capacidade de entender suas limitações financeiras, o que ajuda na gestão eficiente do caixa, assim, enfrentou a pandemia de forma segura, sem dívidas relevantes, operando dentro do que as receitas permitem. Fechou 2020 com condição acima da média dos clubes brasileiros”, apontou o relatório.

Durante a pandemia, o Tricolor conseguiu lidar com o equilíbrio mesmo perdendo milhões em receitas de bilheteria e sócio-torcedor. Em 2020, teve um déficit na casa de 30 milhões, saindo de R$ 120 milhões de receita bruta para R$ 86 milhões. Apesar da redução de custos no departamento de futebol, todo o quadro de funcionários foi mantido.

Já o Auriverde, fundado em 2001 pelo ex-jogador Luís Carlos Tóffoli, chegou pela primeira vez à Série A em 2021 e vem fazendo uma boa campanha, ocupando a 14ª colocação com 20 pontos após 18 rodadas. O time Mato Grosso apostou no modelo de clube-empresa para crescer no futebol.

Em 2009, a família Dresch, proprietária da Drebor, fabricante de materiais e tecnologias para recapagem de pneus, comprou o Cuiabá Esporte Clube e o transformou em clube-empresa. A responsabilidade das áreas administrativas e do futebol passou a ser de Cristiano Dresch e do seu irmão, Alessandro Dresch, presidente do time.

"A transformação dos clubes em empresa é um processo sem volta e no qual estamos há décadas atrasados quando olhamos para o que ocorre na Europa e Estados Unidos. O modelo atual, de associação, é comprovadamente falido e para isso basta ver a situação de vários grandes clubes do futebol brasileiro. O Cuiabá é constituído como sociedade empresária há vários anos e, por isso, pode-se dizer que é um dos precursores deste movimento que agora tende a ganhar força", opina Eduardo Carlezzo, advogado especializado em direito desportivo.

Na Europa, diversos times das principais ligas adotam o modelo de clube-empresa, como o Manchester City, o Paris Saint-Germain e o Chelsea, atual campeão da Champions League. No Brasil, apenas o Cuiabá e o Red Bull Bragantino possuem este sistema.

"Ambos (modelo de gestão) são fundamentais para o desenvolvimento do futebol profissional. Como em qualquer empresa, o patrimônio investido pelos sócios responde pelas falhas da gestão. Esse é o maior incentivo para eficiência. O clube pode pensar em abrir capital e atrair investimentos com segurança jurídica, enquanto clubes associativos têm muita dificuldade para planejamento de médio e longo prazo pela instabilidade de eleições periódicas em que compromissos da gestão anterior muitas vezes são descumpridos sem nenhuma grande consequência, além do aumento da fila de credores", explica Pedro Trengrouse, advogado e especialista em gestão esportiva.

Apesar de elogiar o modelo de clube-empresa, Marcelo Paz entende que, pelo menos no momento atual, este formato de gestão está descartado no Fortaleza. "Acredito que todos os modelos são sempre bem vindos, desde que tenham boa gestão. Hoje, o Fortaleza não tem a intenção de virar S/A. Temos uma gestão com dirigentes remunerados, planejamento estratégico periódico e profissionais contratados para todos os departamentos. É um clube associativo com modelo empresarial", afirma.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Tabela do Brasileirão 2021: classificação atualizada hoje, 30 - 18ª rodada

Série A
18:56 | Ago. 30, 2021
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo

A 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2021, o Brasileirão, tem dois jogos hoje, segunda-feira, 30 de agosto (30/08). As disputas começaram no sábado, 28. Confira como está a classificação atualizada (veja abaixo ou clique aqui para conferir).

Tabela do Brasileirão 2021

Jogos do Brasileirão 2021 de hoje, 30 - 18 ª rodada

Onde assistir aos jogos do Brasileirão 2021

Pelo terceiro ano seguido, as transmissões do Brasileirão serão realizadas por dois grupos de comunicação. O Grupo Globo segue como principal detentor, com exibições em TV aberta (TV Globo), TV fechada (Sportv) e pay-per-view (Premiere). A TNT Sports também transmite partidas entre os clubes com os quais tem contrato - o que inclui Ceará e Fortaleza - em TV fechada.

O torcedor também pode optar por acompanhar os jogos em plataformas de streaming das empresas: o Premiere Play e o Estádio TNT Sports, ambos com planos mensal e anual.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags