Enderson define nova movimentação para Wellington Paulista no ataque do Fortaleza

O treinador pediu mais mobilidade ao centroavante, dando maior variedade tática e mais opções de passe aos atletas do Tricolor

13:39 | Abr. 16, 2021

Enderson Moreira tem mudado as funções táticas de Wellington Paulista na temporada 2021 (foto: Julio Caesar)

O técnico do Fortaleza, Enderson Moreira, tem orientado uma nova movimentação na função de centroavante feita por Wellington Paulista. O atacante sempre teve mobilidade, porém mais fixado ao centro do campo. Agora, o comandante tricolor pede que WP9 ofereça mais opções aos companheiros se colocando entre os zagueiros e os laterais e em alguns momentos trocando de posição com os pontas David e Robson.

Conhecido por ser um camisa 9 de área, Wellington tem sido nos últimos anos da sua carreira um homem mais fixo, que realiza o pivô e de último toque na finalização. Na temporada 2021, Enderson procurou mudar a movimentação de WP9, fazendo o artilheiro rodar mais o campo, principalmente dos lados, deixando o atacante mais participativo nas construções das jogadas. O mapa de calor retirado do Footstats mostra o novo comportamento do jogador em campo.



Enderson Moreira chegou ao Fortaleza na 29ª rodada do Brasileirão 2020 em meio a maratona de jogos e uma briga contra o rebaixamento. Por isso, muitas das ideias do treinador estão sendo aplicadas agora. A movimentação de Wellington Paulista eram mais centralizadas nos jogos do Leão na Série A.

Em coletiva realizada nesta quinta, 15, Wellington Paulista foi perguntado sobre está nova movimentação em campo. O atleta tricolor disse que sempre foi um atacante móvel e que com o tempo foi orientado a ficar mais centralizado em campo.

“Mexeu (com a movimentação em campo), mas era uma coisa que eu já vinha fazendo antigamente, né? Eu nunca fui um centroavante de área fixo, sempre fui um centroavante de mobilidade. Consequentemente o tempo foi passando e alguns treinadores pediram para que eu possa ficar mais centralizado, acabei ficando”, revelou o centroavante.

WP9 ainda acrescentou o que exatamente Enderson Moreira pede para o atacante fazer em campo.

“O Enderson pede para que a gente jogue um pouquinho entre lateral e zagueiro, para que a gente consiga trabalhar bem a bola, com um toque de bola envolvente e alguns “facões” em direção ao gol, como a gente diz na gíria do futebol, um “facão” em profundidade para que a gente consiga um passe ou cruzamento perfeito. Eu estou conseguindo fazer esses “facões” que ele (Enderson) pede e cruzamentos bons para os meus companheiros. Agora é procurar chegar mais vezes na cara do gol para conseguir fazer meus gols também”, disse Wellington.

O Fortaleza de Enderson Moreira terá mais um teste difícil, agora pelas quartas de final da Copa do Nordeste. O Leão encara o CSA neste sábado, 17, às 16, na Arena Castelão.