Participamos do

Fortaleza Para Elas: Clube lança projeto de suporte e mentoria para mulheres no esporte

O programa começa com lives e vídeos a partir desta quarta-feira, 26, Dia Internacional da Igualdade da Mulher
20:57 | Ago. 25, 2020
Autor Domitila Andrade
Foto do autor
Domitila Andrade Repórter Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Barreiras sociais, culturais e financeiras se tornam ainda maiores para mulheres no contexto dos esportes. Mulheres que sonham em trilhar carreira na área esportiva, ambiente ainda entendido como território masculino, esbarram seguidamente em preconceitos, falta de incentivo, de oportunidade e de reconhecimento, e na carência de representatividade. Nesta quarta-feira, 26, dia em que se celebra o Dia Internacional da Igualdade da Mulher, o Fortaleza dá sua contribuição para mudar esse contexto.

O Leão lança o projeto Fortaleza Para Elas, um programa de suporte para mulheres no esporte. "Falta visibilidade, oportunidade e entendimento que mulheres podem sim ser líderes. Isso são apenas três dentro de uma imensidão de barreiras que a gente precisa quebrar. Muitas vezes, no esporte, mulheres esbarram nessa dificuldade de encontrar em quem se inspirar. A gente quer mostrar que é possível, que tem, sim, em quem se inspirar, tem, sim, mulheres que trilharam caminhos de sucesso", explica Luísa Xavier, analista de conteúdo do Fortaleza e idealizadora do projeto.

Fortaleza Para Elas irá trabalhar no tripé conhecimento, mentoria e suporte. Inicialmente, de forma online, com lives e vídeos na TV Leão, a programa pretende-se permanente e futuramente com uma plataforma própria e eventos presenciais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Luisa Xavier é analista de conteúdo e idealizadora do Fortaleza Para Elas
Luisa Xavier é analista de conteúdo e idealizadora do Fortaleza Para Elas (Foto: Divulgação / FortalezaEC)

Conciliar carreira esportiva, família e, muitas vezes outros empregos; perceber-se como capaz de desempenhar funções de liderança e gestão; compreender as desigualdades de gênero e imbuir-se do conhecimento necessário para romper obstáculos. Estes serão alguns temas tratados nos encontros online.

"Como mulheres, ainda mais no esporte e no futebol, é como se a gente o tempo todo tivesse que se provar, como se uma mulher ter conhecimento sobre futebol não fosse comum, não fosse natural. A gente é desestimulada a praticar futebol desde meninas, e escuta a vida toda comentário galgados no preconceito, numa sociedade machista e misógina", reconta.

Luísa indica que o objetivo é justamente quebrar esse ciclo e alcançar mulheres que desejam ser atletas, gestoras esportivas e técnicas. "Como clube, a gente faz parte de uma cadeia de entretenimento que influencia o que a gente pode fazer, mas a gente sabe que temos de começar. É apenas o começo, a gente ainda tem muito o que fazer, o que melhorar", projeta.

Veja programação completa do primeiro bloco de atividades do programa Fortaleza Para Elas na TV Leão

Fortaleza lança programa Fortaleza Para Elas, de suporte, conhecimento e mentoria para mulheres
Fortaleza lança programa Fortaleza Para Elas, de suporte, conhecimento e mentoria para mulheres (Foto: Divulgação / FortalezaEC)

Tema: Quebrando as barreiras da mulher no esporte
Dia: 26 de agosto, quarta-feira
Horário: 19h30min
Convidada: Aline Pellegrino - Ex-atleta de Futebol, Prata em Athenas 2004, diretora de Futebol Feminino da Federação Paulista de Futebol.

Tema: A Regra do impedimento da mulher no esporte
Dia: 08 de setembro, terça-feira
Horário: 19h30min
Convidada: Karine Nascimento - Repórter e comentarista Esportiva, autora do livro “A Verdadeira regra do impedimento”.

Tema: Marketing Pessoal: como alavancar a sua carreira
Dia: 22 de setembro, terça-feira
Horário: 19h30min
Convidada: Allana Alves - Jornalista, pós-graduada em Marketing Digital e Novas Tecnologias e coordenadora de Comunicação do Fortaleza Esporte Clube.

Tema: Gestão Financeira para atletas
Dia: 05 de outubro, segunda-feira
Horário: 19h30min
Convidadas: Viviane Leal - Sócia da R9 Gestão Patrimonial e Financeira, empresa de gestão para atletas de alta performance. Cassia D’Aquino - Especialista em Educação Financeira, psicanalista, pós-graduada em
Ciências Políticas (UFMG), e autora de artigos e livros sobre educação financeira.

Tema: Desafios Internos e Interpessoais na carreira de mulheres atletas
Dia: 27 de outubro, terça-feira
Convidada: Liana Benício - psicóloga esportiva do Fortaleza Esporte Clube.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar