Participamos do

Com time de e-sports, Fortaleza disputa torneio de Fifa Pro Clubs e pensa em criar escolinha

Equipe oficial de e-sports do Leão seria lançado em abril deste ano, mas os planos foram adiados por conta da pandemia de coronavírus
15:16 | Abr. 05, 2020
Autor Vinícius França
Foto do autor
Vinícius França Repórter de Esportes do O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Fortaleza tem planos para entrar de cabeça no mundo dos e-sports. O Leão vai disputar a primeira Copa Cearense de Futebol Digital Pro Clubs, organizada em conjunto com Ceará e Ferroviário, com uma equipe composta por 16 jogadores, dos quais 50% são cearenses, e quatro dirigentes. A competição será realizada na quarta-feira, 8, às 22 horas, com transmissão na FCF TV e no Facebook das equipes. Além disso, o clube ainda pensa em abrir uma escolinha para formar novos talentos e criar uma “categoria de base” da modalidade.

Segundo o manager da equipe de esportes eletrônicos do Fortaleza, Luciano Bertini, em contato exclusivo com Esportes O POVO, o time de Pro Clubs seria lançado oficialmente neste mês de abril, com direito a entrada em campo no intervalo de alguma partida do clube. Mas a pandemia de coronavírus acabou mudando os planos, e foi justamente daí que surgiu a ideia de organizar o campeonato, que é chancelado pela Federação Cearense de Futebol (FCF):

“Eu tive a ideia, junto com o Gigliani (Maia) de criar o torneio pra apresentar o Fortaleza e-sports pra torcida, e convidamos Ceará e Ferroviário pra fazer isso (o campeonato) em conjunto”, conta Luciano, que tem passagens pela Seleção Brasileira de Fifa Pro Clubs. “Seria também uma ação pra galera assistir futebol durante a pandemia. Nessas conversas, evoluiu pra conversar com a Federação, que abraçou tanto a ideia que eles vão chancelar o primeiro campeonato”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

+ Com presença de Ceará, Fortaleza e Ferroviário, Federação promove torneio de futebol digital

O manager revela que a ideia de montar uma equipe oficial vem desde 2017, quando o Fortaleza estava na Série C, mas as conversas não evoluíram por diversos motivos. Hoje, a ideia é apoiada pela diretoria, tanto é que o presidente Marcelo Paz, o diretor de marketing, Márcio Persivo, o gerente do programa de sócios, Gigliani Maia, e o representante do clube na FCF, Tahim Fontenele, compõe o time de “dirigentes” que integram a delegação de e-sports.

Além disso, também existe a ideia de criar uma escolinha de Fifa Pro Clubs, onde jovens talentos poderiam se aperfeiçoar. Mas ainda não existe nada de concreto, e os planos podem ser afetados completamente por conta dos impactos causados pela pandemia de coronavírus.

Luciano Bertini foi um dos criadores do Liga CE, um dos primeiros times de “futebol digital” no Estado. A base da equipe do Fortaleza é composta por alguns torcedores que já jogavam no Liga, e 50% dos jogadores são cearenses, segundo o manager. A Copa Cearense de Futebol Digital é um evento-teste, e prevê um troféu e 20 medalhas de ouro para os primeiros colocados. Segundo Luciano, é o primeiro campeonato de Pro Clubs a ser chancelado por uma Federação de Futebol no Brasil.

Com o engajamento dos clubes e o apoio da FCF, Luciano acredita que a Copa Cearense tem tudo para ser o campeonato de Fifa Pro Clubs com a maior audiência no País, além de fortalecer a modalidade no âmbito local: “O estado do Ceará é o terceiro ou quarto maior em número de jogadores de Pro Clubs. Já estou sabendo que o Caucaia está se movendo pra criar um clube, tem um de Lavras (da Mangabeira, município do Interior) que está procurando um clube do futebol cearense pra (apoiar). A Federação já está fazendo ações pra chamar as equipes para o meio”.

O que é o Fifa Pro Clubs

O Fifa Pro Clubs é uma modalidade do jogo Fifa disputada por 11 atletas, em que cada um controla um jogador dentro de campo, como uma equipe do “mundo real”. Atualmente, a versão em que os campeonatos são disputados é o Fifa 20, a mais recente dentre os jogos da franquia, disponíveis para Playstation 4, Xbox ONE, Nintendo Switch e computadores da Microsoft Windows.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar