PUBLICIDADE
Fortaleza Esporte Clube
NOTÍCIA

Tinga é o lateral com mais participações em gols no futebol brasileiro desde 2019

Lateral acrescentou mais um gol à sua conta pessoal ao marcar o tento da vitória por 1 a 0 sobre o CSA, no último sábado

Vinícius França
09:37 | 09/03/2020
Tinga é considerado reserva no Fortaleza
Tinga é considerado reserva no Fortaleza (Foto: JÚLIO CAESAR)

O Fortaleza venceu o CSA por 1 a 0 neste sábado, 7, na Copa do Nordeste, com gol de um jogador que tem uma história de destaque no clube. Tinga foi às redes pela segunda vez na temporada e alcançou uma marca invejável no futebol brasileiro. Segundo o site de estatísticas Footstats, ele é o lateral que mais participou diretamente de gols desde 2019. Em 2020, mesmo considerado reserva, o atleta continua tendo números de destaque.

Tinga balançou as redes sete vezes e deu oito assistências, contabilizando 15 participações diretas em gols. Nenhum outro jogador da sua posição foi tão participativo. No ano passado, em 51 jogos, o jogador do Leão entrou como titular 44 vezes, o que prova que ele só foi perdendo a posição na equipe principal do fim do ano passado pra cá. Os números desta temporada destacam ainda mais o quanto o lateral é importante para o Tricolor.

Em 2020, até este momento, o Fortaleza marcou 19 gols. Mais de um quarto (26%) desses tentos passaram pelos pés ou pela cabeça de Tinga, que marcou duas vezes e deu três assistências. Os passes foram feitos usando diferentes fundamentos: batida de escanteio, cruzamento e passe por baixo. Todos os gols foram marcados de cabeça, aproveitando cruzamentos do volante Juninho, contra o CSA, e do atacante Ederson, contra o Barbalha.

O lateral, inclusive, lidera o ranking de participações em gols do Leão neste ano. Em segundo lugar, vem o atacante e artilheiro Wellington Paulista, com quatro participações. Osvaldo, David e Juninho dividem o terceiro lugar, com três, enquanto Edson Cariús, Mariano Vázquez, Romarinho e Nenê Bonilha têm dois cada.

Na quarta-feira, 11, o Fortaleza já tem outro compromisso na temporada. O Leão enfrenta o Pacajus às 20 horas, no Castelão, pelo Campeonato Cearense. Talvez para preservar os titulares para o jogo difícil contra o Náutico, no fim de semana, Rogério Ceni pode escalar Tinga na equipe principal. Porém, o técnico tricolor não vem poupando muitos jogadores ao mesmo tempo, então Gabriel Dias deve ser o mais cotado a começar no 11 principal.