Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

No Fortaleza, Edson Cariús pode brigar para ser artilheiro do Cearense pelo segundo ano seguido

De três anos para cá, Cariús marcou 28 gols na competição estadual, mas só tem uma artilharia no currículo. Em 2020, jogador pode ser o maior goleador pela segunda vez seguida
10:24 | Jan. 29, 2020
Autor Vinícius França
Foto do autor
Vinícius França Repórter de Esportes do O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Edson Cariús virou sinônimo de gol no futebol cearense. Não é de hoje que o atacante tem essa fama: depois de chamar atenção no Floresta, o atleta foi para o Ferroviário, onde marcou 35 gols em 54 jogos e virou ídolo, vencendo vários títulos. A reputação de goleador foi justificada na última terça, 28, quando Cariús marcou o gol da vitória do Fortaleza sobre o Caucaia, pelo Campeonato Cearense. O tento, marcado no apagar das luzes, pode abrir caminho para o artilheiro enriquecer ainda mais sua história na competição local.

Desde 2017, Cariús já balançou as redes 28 vezes no Estadual. Apesar do número elevado, o atacante de 31 anos, natural de Cariús, a 411 km da Capital, só foi artilheiro do campeonato em 2019, quando marcou dez gols. No Leão, o jogador pode ter a oportunidade de marcar ainda mais vezes e brigar para ser o maior goleador desta edição, emplacando sua segunda artilharia seguida. Mas a tarefa não será nada fácil.

Edson Cariús chegou “atrasado” nessa disputa. O Fortaleza só entrou no Campeonato Cearense na segunda fase, quando todos os outros seis times que jogaram a primeira fase já tinham entrado em campo sete vezes. Assim, alcançar o atual artilheiro Ciel, do Guarany de Sobral, que já marcou seis gols, não é simples. Considerando a possibilidade do Leão chegar à final, Cariús teria que conseguir uma média de, no mínimo, 0,66 gol por jogo para chegar a sete tentos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além disso, Ciel não poderia mais marcar nenhuma vez, o que é bem difícil na atual fase do atacante do Cacique do Vale. Outros sete jogadores dividem a vice-artilharia do Cearense, todos com três gols. Porém, para Edson Cariús, que se acostumou a ser goleador nos últimos anos, a corrida para ser o artilheiro local não pode ser descartada. Principalmente pela meta de 25 gols em 2020, prometida em entrevista coletiva no início do ano.

O próximo compromisso do Fortaleza na temporada 2020 será no sábado, 1º, contra o Ceará, no primeiro Clássico-Rei da temporada. O jogo, válido pela Copa do Nordeste, pode ser a chance que Cariús precisa para deixar de vez o título de “aposta” do Leão e subir para o patamar de realidade no concorrido ataque tricolor.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar