PUBLICIDADE
Fortaleza Esporte Clube
NOTÍCIA

Na redes sociais, torcida do Fortaleza faz movimento por mudança de escudo

Designer redesenhou o primeiro escudo do clube e muitos tricolores defendem a adoção do símbolo repaginado

Brenno Rebouças
17:02 | 06/01/2020
Escudo remete ao primeiro usado pelo clube
Escudo remete ao primeiro usado pelo clube (Foto: Divulgação/Fortaleza)

Um debate nas redes sociais, especialmente no Twitter, chamou atenção do Conselho Deliberativo do Fortaleza, que responde pelas questões estatutárias do clube. A proposição de alguns torcedores era que o escudo do time fosse modificado, adotando um modelo que remete ao primeiro utilizado, porém com ajustes de proporção, fonte e linhas. A mudança é possível, porém não tão simples.

Em conversa com o Esportes O POVO, o presidente do Conselho Deliberativo do Fortaleza, Demétrius Coelho, explicou o que seria necessário para que o escudo oficial do time fosse modificado. “Precisa da instalação de uma assembleia geral e esse procedimento requer, via estatuto, 30 assinaturas de conselheiros ou 50 assinaturas de sócios-proprietários, requisitando a mudança. Somente de instalada a assembleia é que os sócios-proprietários votam essa mudança estatutária”, explica.

A utilização do primeiro escudo redesenhado já foi utilizada pelo Fortaleza em 2014, numa camisa em homenagem à França e é adotado até em algumas camisas feitas somente para torcedores do Fortaleza nas atuais coleções da Leão 1918, marca própria do time. A questão é que, como não é considerado escudo oficial pelo estatuto, ele não pode ser utilizado nos uniformes de jogo.

A mudança, no entanto, não é uma ideia unânime entre os tricolores. Em meio à discussões nas redes sociais, muitos se posicionaram contra e defenderam o modelo atual. Arredondado na parte debaixo e com mais espaço em branco, o escudo que parte da torcida quer adotar foi redesenhado pela designer Thamara Maura