Fortaleza vence Guarany no Junco e fica mais perto da final do Estadual
Osvaldo marcou ainda no primeiro tempo e deu a vitória ao Fortaleza no jogo de ida das semifinais
O Fortaleza está perto de mais uma final de Campeonato Cearense. A vitória sobre o Guarany de Sobral por 1 a 0, conquistada ontem no estádio do Junco, faz com que o Tricolor se classifique até com derrota por um gol de diferença na próxima quarta-feira, 3, no Castelão, quando as duas equipes voltam a se enfrentar.
Apesar do resultado positivo, o técnico do Leão, Rogério Ceni, saiu de campo na bronca contra a arbitragem cearense. Ele reclamou de um pênalti marcado sobre Éderson, aos 22 minutos do primeiro tempo, que foi anulado no minuto seguinte por interferência do primeiro assistente, Jailson Albano.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No lance, Éderson é desequilibrado pelo zagueiro Cleberson, que aplica um carrinho e chega a atingir a bola, mas se choca com a perna esquerda do atacante tricolor antes. "Como o assistente interfere num lance que o árbitro marcou com tanta convicção? Está claro que a arbitragem cearense não está a altura do futebol que a gente pratica. Temos mais erros contra nós no Campeonato Cearense que no Brasileiro", desabafou Ceni.
Sem a penalidade, no entanto, o Fortaleza poderia ter construído um placar bem mais elástico no bugre sobralense. Durante 80 minutos - O Guarany só pressionou no fim -, o Leão deu as cartas do jogo. Apesar de ter menos peças ocupando o meio de campo, o time Tricolor atacava muito pelos lados, com jogadas de velocidade, lançamento ou cruzamentos, e também encaixava muito contra-golpes quando o Bugre tentava pressionar e dava espaço.
O volume de jogo do Leão foi fruto de uma escalação ofensiva que Ceni lançou a campo, um 4-2-4 com surpresas, já que Tinga e Bruno Melo voltaram a atuar quando todos imaginavam que ainda estavam no departamento médico.
Osvaldo fez o único gol da partida, aos 17 minutos do primeiro tempo, aproveitando rebote do goleiro, que espalmou cabeçada de Júnior Santos, originária de um cruzamento feito por edinho, da direita.
A defesa do Cacique também mostrou instabilidade. Além de fornecer muitos rebotes ao ataque do Fortaleza, saía jogando errado e por pouco não fez um gol contra no primeiro tempo. O goleiro Douglas, cria do Fortaleza, se destacou fazendo defesas importantes.
Mesmo com todo o volume que teve, o Fortaleza perdeu a chance de liquidar a fatura logo no primeiro jogo. Apesar da boa vantagem que tem para o jogo da volta, o Guarany, franco atirador, tem chance de surpreender no Castelão.