Participamos do

Com emoção no fim do jogo, Fortaleza bate o Floresta e se classifica para o mata-mata

O Leão foi vaiado por sua torcida, pela produção abaixo da média, mas o resultado final amenizou o clima
23:51 | Mar. 20, 2019
Autor Brenno Rebouças
Foto do autor
Brenno Rebouças Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com tensão até o último lance, o Fortaleza venceu o Floresta por 2 a 1 no Castelão e conseguiu avançar para as semifinais do Campeonato Cearense. O Leão foi vaiado por sua torcida, pela produção abaixo da média, mas o resultado final amenizou o clima. Mesmo com a derrota, o time da Vila Manoel Sátiro também conseguiu classificação para a próxima etapa.

O único resultado que classificava o Fortaleza era a vitória, por isso Rogério Ceni decidiu lançar a campo um time muito ofensivo, com quatro atacantes, apenas um meia e um volante. Se a ideia era pressionar o Floresta e abrir o placar cedo, inicialmente deu certo. Com três minutos de jogo, o zagueiro Caça Rato falhou e a bola sobrou livre para Ederson na grande área, que chutou forte e marcou.

Com um tento a frente no placar, o Leão aliviou a tensão, mas não conseguiu mais jogar. Com duas linhas - uma de quatro e outra de cinco atletas - preenchendo bem os espaços e apertando a marcação, o Floresta não deixava o ataque tricolor criar.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Não era só na defesa que o time da VIla Manoel Sátiro ia bem. Com o buraco no meio campo do Fortaleza, Thalisson e Renê puxavam contra-ataques e mantinham a bola por muito tempo na intermediária de defesa do Leão. Pela esquerda,Érison ganhava as disputas contra Carlinhos e obrigava Osvaldo a voltar para ajudar na defesa o tempo todo.

O goleiro Felipe Alves evitou o gol de empate do Floresta, aos 11 minutos, quando Renê chutou forte uma bola que se apresentou para ele na grande área. O arqueiro tricolor usou apenas a mão esquerda para mandar para escanteio. Em outro lance, ele evitou que a bola cruzada por Érison chegasse a Tavares, que esperava na pequena área apenas para escorar para o gol.

O Leão ainda teve outras duas chances de ampliar, mas não soube aproveitar. Numa, Marconi errou o passe e entregou a bola para Wellington Paulista, que chutou fraco de fora da área. A outra surgiu de uma arrancada de Araruna pela direita, que inverteu bola para Dodô na esquerda e este rolou para Osvaldo bater de frente, mas o atacante preferiu chutar colocado e facilitou a vida do goleiro Carlão.

Para equilibrar o jogo no meio de campo, Ceni voltou com Derley na vaga de Osvaldo. De fato, o Floresta teve bem menos espaço, mas o problema de criação persistia. Somente Dodô conseguiu uma boa chance, ao receber passe quando entrou na área em diagonal pela esquerda. Ele chutou forte e Carlão espalmou.

Rogério Ceni decidiu dar mais mobilidade ao ataque e lançar Júnior Santos e Marcinho. O Fortaleza passou a jogar em um 4-3-3 e até conseguiu se lançar mais ao ataque, mas a defesa do alviverde impedia a finalização. Os contra-ataques do time de Paulinho Kobayashi também já não tinham a mesma força.

O placar de 1 a 0 era suficiente ao Leão, mas perigoso. Apesar de incentivar, o torcedor estava receoso na arquibancada. O alívio veio aos 39 minutos, quando Dodô lançou Marcinho em velocidade. O atacante ganhou do marcador no mano a mano e passou até pelo goleiro Carlão antes de marcar o segundo.

A situação voltou a ficar tensa nos minutos finais. Primeiro porque Quintero cometeu penalidade e Érison converteu. Depois porque o zagueiro colombiano foi expulso e deixou o Leão com um homem a menos já nos acréscimos. O goleiro Felipe Alves, no último lance, evitou o Fortaleza de um vexame, ao defender uma cabeçada que ia para o gol.

Listen to "#43 - EXTRA | Pós-jogo Ceará 1 x 1 Fortaleza: empate é justo?" on Spreaker.

 

VEJA MAIS: CEARÁ 1 X 1 FORTALEZA: QUEM FOI MELHOR NO CLÁSSICO-REI | NA PRANCHETA #47

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags