Flamengo se pronuncia após eliminação na Copa do Mundo de Clubes: "Sentimento de orgulho"

Com a desclassificação no torneio, o próximo compromisso do Flamengo é pelo Campeonato Brasileiro. No dia 13 de julho, o Rubro-Negro recebe o São Paulo

13:32 | Jun. 30, 2025

Por: Gazeta Esportiva
Bayern Munich's English forward #09 Harry Kane reacts during the FIFA Club World Cup 2025 round of 16 football match between Brazil's Flamengo and Germany's Bayern Munich at the Hard Rock Stadium in Miami on June 29, 2025. (Photo by PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP) (foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)

Chegou ao fim a participação do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Neste domingo, 29, o Rubro-Negro foi derrotado por 4 a 2 para o Bayern de Munique, em Miami, se despedindo da competição ainda nas oitavas de final. De forma oficial, o clube se pronunciou após a eliminação nesta segunda, 30, e salientou que o sentimento interno é de orgulho e gratidão.

“A participação do Flamengo na primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA chega ao fim com um sentimento de gratidão, orgulho e convicção de que seguimos no caminho certo. Tivemos a oportunidade de representar o Brasil e a América do Sul em um torneio histórico, enfrentando grandes clubes e mostrando, mais uma vez, a força do nosso escudo, da nossa camisa e da nossa Nação”, disse o clube.

Em outro trecho da carta aberta, o Flamengo reforçou a importância do Mundial para a internacionalização da marca. O clube também agradeceu sua torcida e ao governo do Rio de Janeiro pelo suporte dado durante o período nos Estados Unidos.

“Foi um passo importante na trajetória de internacionalização da marca Flamengo, que segue crescendo e ganhando reconhecimento em todo o mundo. Agradecemos à Fifa pela organização e pela oportunidade de integrar esse novo capítulo da história do futebol global. Ao governo do Estado do Rio de Janeiro, o nosso muito obrigado pelo apoio que fortaleceu essa jornada e permitiu o encontro de rubro-negros de todos os cantos do mundo na Casa Flamengo”, falou o Flamengo.

Com a eliminação na Copa do Mundo de Clubes, o próximo compromisso do Flamengo é pelo Campeonato Brasileiro. No dia 13 de julho, domingo, o Rubro-Negro recebe o São Paulo, às 15h (de Brasília), pela 13ª rodada da competição.

Veja a nota oficial do Flamengo divulgada nesta segunda-feira:

“A participação do Flamengo na primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA chega ao fim com um sentimento de gratidão, orgulho e convicção de que seguimos no caminho certo.

Tivemos a oportunidade de representar o Brasil e a América do Sul em um torneio histórico, enfrentando grandes clubes e mostrando, mais uma vez, a força do nosso escudo, da nossa camisa e da nossa Nação. Foi um passo importante na trajetória de internacionalização da marca Flamengo, que segue crescendo e ganhando reconhecimento em todo o mundo.

Agradecemos à FIFA pela organização e pela oportunidade de integrar esse novo capítulo da história do futebol global. Ao governo do Estado do Rio de Janeiro, o nosso muito obrigado pelo apoio que fortaleceu essa jornada e permitiu o encontro de rubro-negros de todos os cantos do mundo na Casa Flamengo.

Nosso eterno camisa 10, Zico, embaixador do clube, foi um verdadeiro símbolo do Flamengo por onde passou: generoso, presente, disponível e reverenciado por todos. Sua atuação foi, como sempre, a de um supercraque. Obrigado, Galinho!

Aos amigos da Stockton University, nossa gratidão pela calorosa recepção e por toda a estrutura oferecida em Atlantic City — uma passagem que certamente ficará na memória de todos.

A Nação mais uma vez deu um show à parte. Em cada canto dos Estados Unidos ouvimos forte o nosso “onde estiver, estarei...”. Vocês são o combustível do Flamengo e nos fazem sempre sonhar mais alto.

Aos nossos profissionais, que trabalharam incansavelmente nos bastidores para levar o Flamengo para o mundo e oferecer as melhores condições possíveis aos atletas, nosso reconhecimento e respeito. E aos jogadores, que vestiram o Manto Sagrado com garra e dedicação, nosso muito obrigado por honrarem nossas cores.

Vivenciar esse intercâmbio esportivo com clubes do mais alto nível internacional é, acima de tudo, uma oportunidade de aprendizado e evolução. Voltamos ao Brasil mais fortes, com valiosas lições e a certeza de que estamos prontos para lutar com ainda mais foco e determinação pelo restante da temporada.

Seguimos juntos. Sempre Flamengo”