Saiba jogadores de Ceará e Fortaleza que podem estrear no Clássico-Rei
Em um cenário no qual os clubes precisam se adequar à nova realidade, muitas caras novas compõem os grupos cearenses
16:51 | Fev. 04, 2026
Com elencos em reformulação, o Clássico-Rei pode ter até 33 estreantes em sua primeira edição de 2026. Em um cenário no qual os clubes precisam se adequar à nova realidade, muitas caras novas compõem os grupos cearenses, além de uma grande quantidade de jogadores da base subindo ao profissional.
O jogo acontecerá às 18 horas deste domingo, 8, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), e será o último jogo da segunda fase do Campeonato Cearense.
O Ceará lidera a lista de novos rostos do clássico, com possíveis 20 estreantes. Destes, cinco nomes já faziam parte do elenco alvinegro em 2025, sendo eles Éder, Eric Melo, Lucca, Lucas Lima e Matheus Araújo. Nomes como Éder e Matheus Araújo chegaram a ser relacionados para o Clássico-Rei no banco de reservas, mas não entraram em campo.
Entre as novas contratações, seis nomes podem disputar o jogo mais importante do futebol cearense pela primeira vez. São eles: Alex Silva, Fernando, Jorge Meurer, Juan Alano, Julio César e Matheusinho. Dos citados, os que têm estreias menos prováveis são o goleiro Jorge e o lateral Alex Silva, o primeiro por ser o goleiro reserva e o segundo por ficar de fora do último confronto por lesão.
Completam a lista nove jogadores que subiram da base: Aloísio, Enzo Ludovico, Gilmar, Giulio, João Gabriel, Kauã Ziegler, Melk, Pedro Esli e Vini Uchella. Apesar de muitos deles terem atuado em clássicos nas categorias de base, esta pode ser a oportunidade de enfrentar o elenco profissional do Fortaleza pela primeira vez.
Leia mais
-
Com Clássico-Rei, Castelão volta a sediar jogo após intervalo de dois meses
-
Ceará e Fortaleza vão dividir renda dos Clássicos-Rei em 2026; confira
-
Copa do Brasil 2026: veja os rivais de Ceará, Fortaleza e Maracanã na 2ª fase
-
Fortaleza fez acordos de rescisão com atletas visando equilíbrio financeiro; entenda
-
Fortaleza planeja treino aberto na véspera do Clássico-Rei do Estadual
-
Fortaleza abre venda de ingressos para o Clássico-Rei de domingo
Fortaleza pode ter até 13 estreantes no Clássico Rei
Com um elenco menor em relação ao Ceará, o Leão pode ter até 13 estreantes no primeiro Clássico da temporada. A inferioridade de estreantes não se dá somente pelo número total de atletas de cada equipe, mas também pela quantidade de jogadores que já atuaram no Clássico-Rei pelas agremiações. O Tricolor possui 11 jogadores "veteranos", enquanto o Alvinegro conta com sete.
Do elenco rebaixado em 2025, seis nomes não entraram nos jogos entre Fortaleza e Ceará disputados naquele ano. São eles: Kayke, Lucas Gazal, Lucca Prior, Magrão, Rodrigo e Vinicius Silvestre. A tendência é de que Prior, Gazal e Rodrigo entrem em campo contra o Vovô, uma vez que o primeiro é um reserva muito utilizado e os outros são considerados titulares.
Entre as novas contratações, quatro nomes devem vestir a camisa do tricolor no confronto mais importante do futebol cearense: Luan Freitas, Maílton, Ronald e Ryan. Luan e Maílton são considerados titulares, enquanto Ronald e Ryan são peças de segundo tempo.
É importante frisar que, apesar de terem as contratações encaminhadas, o lateral Paulinho e o atacante Vitinho ainda não foram apresentados e regularizados e, por isso, devem ser desfalques do confronto.
Vindos da base, apenas três nomes têm chance de jogar o seu primeiro Clássico-Rei, sendo eles os meio-campistas Bruninho e Lucas Emanoel, além do atacante Tomás Roco.