Advogados vão receber 30% em causa milionária do Icasa contra a CBF, revela presidente do clube

O valor total que o Icasa receberá ainda não foi definido, mas pode ultrapassar os R$ 90 milhões

13:51 | Set. 16, 2025

Por: Esportes O POVO
Equipe do Cariri receberá um valor devido um acontecimento do Campeonato Brasileiro Série B de 2013 (foto: Divulgação)

Em entrevista à rádio O POVO CBN Cariri, o presidente do Icasa, Celso Pontes, explicou como será feita a destinação dos valores que o clube tem a receber da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), após vitória na Justiça contra a entidade. Segundo ele, 30% da quantia que o clube receberá em indenização será direcionado ao pagamento de honorários advocatícios, conforme contrato firmado em 2014.

O valor total ainda não foi definido, mas pode ultrapassar os R$ 90 milhões. “Esse dinheiro não vem para a conta do Icasa. Ele é descontado lá, que foi feito um contrato lá em 2014 de 30% dos advogados”, afirmou Celso.

De acordo com o dirigente, os recursos da causa milionária serão administrados pela Justiça, que ficará responsável por quitar as dívidas do clube antes que qualquer montante seja repassado para a administração do Icasa.

O presidente ressaltou que ainda não há uma previsão para o repasse dos valores, já que a perícia que determinará o montante exato não foi concluída. “Que ninguém sabe nem quanto é, não tem ainda perícia pronta, nós não sabemos o dia, se é hoje, se é daqui a dois meses, se é daqui a um ano, ninguém sabe”, disse.

O Icasa aguarda a definição judicial para saber quanto terá disponível para investir e tentar equilibrar as finanças, em meio às dificuldades enfrentadas desde as disputas jurídicas envolvendo o clube e a CBF, que já se arrastam há mais de 11 anos.

O processo contra a CBF tem relação com a Série B de 2013. O Icasa alegou escalação irregular do Figueirense na competição. No fim do torneio, o time catarinense ficou apenas um ponto à frente do clube cearense e subiu para a primeira divisão.

Samira Ribeiro/CBN Cariri