Campeonato Cearense Feminino Sub-17 começa com primeira rodada na Arena Romeirão
Dividido em dois grupos, certame de base terá seis equipes participantes
O pontapé inicial para o primeiro torneio de base de futebol feminino do Estado será dado. Começa neste sábado, 27, a primeira edição do Campeonato Cearense Feminino Sub-17. Na Arena Romeirão, Juasal abre o torneio diante do R4, ambas equipes do Cariri, às 15h30min. Em seguida, na mesma praça esportiva, às 18h15min, Ceará e Fortaleza protagonizam o primeiro Clássico-Rainha da modalidade em Juazeiro do Norte. Ambas as partidas terão transmissão da FCF TV e também pela TV Ceará.
O torcedor interessado em comparecer pode adentrar ao estádio mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, que pode ser trocado por uma entrada na bilheteria da Arena Romeirão. O arrecadado será destinado ao programa Ceará sem Fome, do Governo do Ceará.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Conheça os times do Cearense Sub-17
O Campeonato Cearense Feminino Sub-17 conta com a participação de seis equipes, divididas em dois grupos regionais. A capital do Estado é representada pelos já tradicionais em torneios femininos: Ceará, Fortaleza e Menina Olímpica no Grupo A, enquanto o Cariri tem como representantes as estreantes AMC, o Juasal e o R4 no Chaveamento B.
A Associação Movimenta Comunidade (AMC) foi criada em 2021 no intuito de massificar e organizar o calendário esportivo local. De lá para cá, a equipe conquistou o título de Campeão da Área Rural e da Asseajuno.
+ Leia a coluna de futebol feminino do O POVO
O Juasal Esporte Clube existe desde outubro de 2014, com foco não somente em futebol de campo, mas também no futsal. O projeto assiste mais de 80 garotas a partir de 10 anos que estudam em escolas públicas.
O R4 Esporte Clube, de propriedade do ex-jogador Ronaldo Angelim, existe desde 2010. No primeiro semestre de 2023, a equipe disputou o Brasileirão Feminino A3 e o Campeonato Cearense adulto de 2022, em parceria com o Guarani. No certame nacional, o grupo caririense avançou até às oitavas, onde foi superada pelo Vf4-PB.
Regulamento do Cearense Sub-17
Na primeira fase do certame, as equipes se enfrentam dentro de seus próprios grupos em jogos de ida e volta. Se classificam para as semifinais os dois melhores times de cada chaveamento após a sexta rodada.
Expectativas de Ceará e Fortaleza
Grandes potências do futebol feminino cearense, Ceará e Fortaleza possuem grandes expectativas para o certame. O técnico alvinegro, Felipe Soares, destacou que a principal meta do Vovô é o título e uma vaga no Brasileirão da modalidade.
“Nossa maior intenção para o Sub-17 é disputar o Campeonato Brasileiro ao final do ano. A gente quer chegar lá e sabemos que isso passa pelo Estadual. Quando se fala de base, o principal objetivo é formar atletas, mas quando se fala de uma instituição gigante como o Ceará você tem que buscar ganhar. Nós temos um time que está junto há algum tempo, estamos treinando para o Estadual desde junho, um período e já conseguimos ter um bom time formado”, pontuou.
Do lado tricolor, o treinador Igor Cearense acentuou que o grupo leonino tem feito intensos treinos com o intuito de se fortalecer na competição.
"Estamos vindo de uma sequência de bons treinos táticos voltados para o jogo deste sábado, fazendo com que elas entendam nossa maneira de jogar e a assimilação foi muito boa. Temos uma característica de sermos muito rápidos nas transições mas sempre bem organizados e a rápida adaptação ao modelo de jogo tem facilitado nos treinamentos. Elas tem seus objetivos, sonhos dentro do futebol, e essa ânsia em vencer vai ajudando nosso trabalho", relatou.