}else{}
Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Com apoio de Ceará e Fortaleza, TJCE lança campanha "Justiça pela Mulher" em Clássico-Rei

Em homenagem aos 15 anos da Lei Maria da Penha, Tribunal realiza ação de incentivo à denúncia de violência contra a mulher e apoio às vítimas no jogo do próximo domingo, 1º
15:57 | Jul. 30, 2021
Autor - Afonso Ribeiro
Foto do autor
- Afonso Ribeiro Repórter de Esportes
Tipo Noticia

Atração nacional pela campanha dos clubes e pelo peso do jogo, o primeiro Clássico-Rei da Série A de 2021, no próximo domingo, 1º, às 20h30min, na Arena Castelão, será também o canal da lançamento da campanha "Justiça pela Mulher". Realizada pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e apoiada por Ceará e Fortaleza, a ação é em homenagem aos 15 anos da Lei Maria da Penha.

Antes da bola rolar, as duas equipes entrarão em campo com faixas que estamparão a logomarca da campanha e frases de incentivo à denúncia de violência conta a mulher. A iniciativa também é apoiada pela Federação Cearense de Futebol (FCF).

Considerada um marco no Brasil, a Lei Maria da Penha completa 15 anos no próximo dia 7. No decorrer do mês de agosto, o TJCE pretende realizar outras ações, como postagens nas redes sociais para ressaltar as ações do Judiciário e e as inovações sociais promovidas pela lei. Além da campanha "Justiça pela Mulher - O Judiciário e Você contra a Violência Doméstica", também haverá a ação "Justiça pela Paz em Casa".

"Fico muito orgulhosa porque uma lei tão relevante, para erradicação da violência doméstica no Brasil, surgiu a partir da luta de uma cearense, Maria da Penha, que dá nome à lei e tornou-se referência no país. O Tribunal de Justiça do Ceará, ao longo desses anos, vem dando sua contribuição para combater esse crime terrível. E, particularmente na minha Gestão, temos priorizado todas as questões relativas a esse assunto, desde que assumi a Presidência, justamente por se tratar de um problema tão delicado e da maior urgência", frisou a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do TJCE.

A campanha destacará uma série de temas relacionados à violência de gênero. Haverá a divulgação de um vídeo nas redes sociais do órgão com participação de artistas cearenses se manifestando sobre o tema. Também está prevista a iniciativa chamada "Cole essa ideia", apadrinhada pelo cantor Waldonys, que participará da colagem de adesivos com mensagens informativos e de apoio às vítimas.

"As campanhas são importantes para incentivar as mulheres vítimas a buscarem ajuda e também para coibir manifestações abusivas nas relações. Têm como pilares a orientação, a informação e a prevenção, enfatizando-se a mudança de valores, em especial no que tange à cultura do silêncio das vítimas e à banalização do problema pela sociedade", explicou a desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra, que preside a Coordenadoria da Mulher do TJCE.

"Essa data é emblemática e carregada de muita simbologia. Por ser um marco normativo importantíssimo, campanhas como essa são de extrema relevância para reforçar o combate à violência doméstica e mostrar a preocupação de todos nós do Judiciário com essa realidade que ainda é alarmante no nosso país", ressalta a juíza Rosa Mendonça, titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Com retornos de David e Titi, Fortaleza se prepara para o Clássico-Rei

Lado Tricolor
2021-07-30 12:30:00
Autor Horácio Neto
Foto do autor
Horácio Neto Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Diante do Ceará, no Clássico-Rei de domingo, 1º, pelo Campeonato Brasileiro, o Fortaleza terá os retornos do atacante David e do zagueiro Titi. Ambos cumpriram suspensão na rodada passada, no embate contra o Bragantino, devido ao terceiro cartão amarelo. Marcelo Benevenuto, que não atuou diante do CRB por já ter jogado a Copa do Brasil pelo Botafogo, volta aos titulares para o Série A.

|Leia mais| 

Com somente Max Walef no departamento médico, após as recuperações do Felipe Alves e Matheus Jussa, Juan Pablo Vojvoda terá todas as principais opções a disposição. Há a dúvida sobre quem estará no gol do Fortaleza no Clássico-Rei. As boas atuações de Boeck credenciaram o goleiro para time o titular, caso o Felipe não esteja 100%.

Com os retornos, Juan Pablo Vojvoda deve colocar em campo: Felipe Alves (Boeck); Tinga, Benevenuto e Titi; Pikachu, Felipe, Éderson, Matheus Vargas e Crispim; David e Robson.

O Fortaleza encara o rival neste domingo, 1º, às 20h30min, na Arena Castelão, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Leão está na terceira posição com 27 pontos, enquanto o Vovô está na sétima colocação com 19.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Para o Clássico-Rei, veja os retornos e desfalques do Ceará

Elenco Alvinegro
2021-07-30 10:42:00
Autor Horácio Neto
Foto do autor
Horácio Neto Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ceará faz os últimos preparativos para o Clássico-Rei deste domingo, 1º, pelo Campeonato Brasileiro. O Alvinegro terá o retorno de um lateral direito de ofício, o Buiú, mais o volante Marlon e o meia Mendoza, acertou com STJD o pagamento de R$ 40 mil em doações para cumprir a metade que faltava da suspensão. Além do colombiano, os outros dois atletas punidos pelo Tribunal, Gabriel Dias está autorizado para retornar, mas é dúvida por lesão, e Jael continua sem poder ser relacionado.

Após jogar no empate contra o Sport sem um lateral de origem, obrigando Guto Ferreira a escalar Fabinho de forma improvisada, o Vovô terá o retorno de Buiú depois de cumprir suspensão pelo terceiro amarelo. Gabriel Dias, a principal opção pelo lado direito, apesar de autorizado a entrar em campo, é dúvida para o clássico. O defensor está no período de transição pois sofreu uma tendinite patelar no joelho direito. 

|Leia mais| 

Ainda sobre o departamento médico, Oliveira e Klaus estão em recuperação. O volante está em processo de tratamento do púbis, enquanto o zagueiro sofreu uma lesão no ombro durante o treino e precisará passar por cirurgia.

Sobre os suspensos na rodada passada, Jael continua de fora e ainda faltam dois jogos para volta a ser relacionado. Já Mendoza retornou devido ao pagamento em doações e estará apto para o clássico. Marlon também voltou ao cumprir suspensão pelo terceiro amarelo.

O reforço Airton foi apresentado na quinta-feira, 29, mas já havia estreado no empate sem gols contra o Sport. O atacante afirmou que pode fazer a função de centroavante e é um dos que pode estar entre a opções de Guto Ferreira. Erick, outra novidade no elenco alvinegro, ainda não poderá vestir a camisa do Vovô por não estar regularizado.

O Ceará enfrentará o rival neste domingo, 1º, às 20h30min, na Arena Castelão, em jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Vovô é o sétimo colocado com 19 pontos, enquanto o Leão é o terceiro com 27.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Clássico-Rei é quando as equipes buscam força dentro de si para vencer

Crônica
2021-07-29 22:36:46
Autor
Tipo Notícia

Ninguém sabe o número exato de vitórias de um clube sobre o outro. Um levantamento feito pelo pesquisador Eugenio Fernandes Fonseca, nas suas consultas à Biblioteca Pública e a jornais de diferentes épocas, não encontrou os resultados de sete jogos.

Os jogos aconteceram entre 1919 e 1928 e o fato de não se saber estes resultados implica em dizer que não temos dados suficientes para divulgarmos o número exato de vitórias de qualquer um dos dois. O empate é o resultado que mais se repete nos clássicos.

É um equívoco apontar um favorito para o clássico do próximo domingo. Evidentemente que não se deve desconsiderar o momento mágico dos tricolores, que depois da chegada do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda vivem em constante lua de mel com o clube.

Arriscaria até dizer que, pela qualidade técnica apresentada e pelos resultados obtidos, o Fortaleza vive o melhor período de sua história. Vamos entrar na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A e os Leões estão sempre entre os mais bem colocados.

E jogando um futebol que encanta as torcidas de todos os times. Outro dia, um torcedor do Ferroviário, irritado com o fato de seu time não poder usar o estádio Castelão me disse ao pé do ouvido: “Nem gosto do Fortaleza, mas eles estão jogando um futebol de primeira!”

Apesar da unanimidade da admiração, continuo a não ver favorito. Acompanho esse clássico há mais de 50 anos. Já vi o Fortaleza caindo pelas tabelas vencer uma forte equipe do Ceará e vice-versa. Os clubes vão buscar força dentro da bela história escrita por seus torcedores.

História que passa de geração em geração. Bisavós, avós, pais, mães, crianças. Conheço famílias que mal o filho nasce decora o quarto com as cores do clube. Fraldas, mamadeiras, berço, brinquedos. Uma coisa é um brinquedo, outra coisa é um brinquedo com o escudo do clube.

A energia que emana desses milhares de torcedores é que sustentam a temperatura de Ceará e Fortaleza. Particularmente, torço para que um desses loucos por futebol nos esclareça a respeito do resultado desses sete jogos que ninguém sabe quanto foi.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Matheus Vargas vibra com virada do Fortaleza e projeta Clássico-Rei: "É uma final"

Camisa 96
2021-07-29 19:55:00
Autor Afonso Ribeiro
Foto do autor
Afonso Ribeiro Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

Acionado no segundo tempo da partida, junto com o decisivo Wellington Paulista, o meia Matheus Vargas comemorou a vitória do Fortaleza por 2 a 1 sobre o CRB-AL, de virada, nesta quinta-feira, 29, na Arena Castelão, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e já projetou o Clássico-Rei contra o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro.

Com o triunfo no jogo de ida, o Tricolor precisa apenas de um empate para avançar à próxima fase - em caso de vitória alvirrubra por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis. O duelo de volta será na próxima quarta-feira, 4, às 16h30min, no estádio Rei Pelé, em Maceió.

"A gente sabia da forma que o CRB joga, que é esperando o adversário para sair no contra-ataque. Sabíamos que ia ser muito difícil, acabamos saindo atrás do placar, mas com a intensidade, que o professor sempre pede, conseguimos buscar o resultado, que é muito importante para sair na frente nesse confronto", ponderou o camisa 96.

Preservado em meio à sequência de jogos nos próximos dias, o armador deu lugar a Romarinho e começou o confronto no banco de reservas. De lá, viu o alagoanos abrirem o placar com Nicolas Careca. Na segunda etapa, entrou no lugar do próprio Romarinho e participou da reviravolta do resultado, que contou com dois gols de pênalti do experiente camisa 9.

"Fico feliz por ter entrado e ajudado o time. Eu sei da importância que eu tenho dentro do elenco, então vou seguir trabalhando para sempre ajudar o time. Não importa se eu saio como titular ou fico na reserva, o importante é sempre ajudar o Fortaleza. Hoje (quinta-feira) foi no segundo tempo, então a partir do momento que eu entro em campo é sempre para ajudar a equipe", disse.

Antes de reencontrar o Galo da Pajuçara, o Leão volta a campo para encarar o Ceará, no próximo domingo, 1º, às 20h30min, novamente no Castelão, pela 14ª rodada da Série A. Vargas destaca a importância do jogo e rechaça o peso do desgaste físico em razão do calendário.

"Clássico é uma final, um campeonato à parte. A gente sabe da importância do jogo, independente se a partida de hoje foi muito dura ou exigente, a gente tem que chegar e fazer o nosso melhor. Clássico não se joga, se ganha, então a partir de hoje o foco é no clássico. Cabeça boa e vamos chegar com tudo", garantiu o meia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ferroviário terá volta de Cariús contra o Botafogo-PB como trunfo ofensivo

SÉRIE C
2021-07-29 00:30:00
Autor Mateus Moura
Foto do autor
Mateus Moura Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Apesar da vice-liderança do Grupo A, o Ferroviário não vive bom momento ofensivo na Série C do Campeonato Brasileiro. O Tubarão da Barra tem o terceiro pior ataque da chave A, com apenas sete gols marcados em nove partidas, ficando à frente do último colocado Santa Cruz-PE, com três tentos, e do Floresta, com seis. Edson Cariús, que retorna após um período aprimorando a parte física , é a grande esperança para melhorar o desempenho do setor.

O atacante de 32 anos está de volta ao Coral depois de passagens apagadas por Fortaleza, CRB-AL, Al-Jabalain, da Arábia Saudita, e Remo-PA. A expectativa é que o centroavante consiga se aproximar dos números da sua última temporada vestindo a camisa do Ferrão, em 2019, quando marcou 19 gols.

LEIA MAIS | Ferroviário perde a liderança, mas Francisco Diá ressalta boa pontuação no turno

Anunciado no dia 7 de julho, Cariús não conseguiu emplacar uma sequência de jogos na Série C. O atleta entrou em campo na vitória por 1 a 0 contra o Manaus-AM, pela 8ª rodada da competição, mas foi cortado do jogo seguinte, diante do Floresta, em empate por 1 a 1, para que pudesse melhorar o condicionamento físico.

Apto para jogar, o centroavante se torna opção do treinador Francisco Diá para o jogo contra o Botafogo-PB, neste sábado, 31, às 15 horas, no estádio Elzir Cabral, em disputa que vale a liderança do grupo A da Terceirona. Os dois times estão na ponta da tabela, com 15 pontos, mas os paraibanos ficam em primeiro por terem melhor saldo de gols — e o desempenho ofensivo é central nessa diferença.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags