PUBLICIDADE
Cearenses
NOTÍCIA

Com bom início, Ceará e Fortaleza encaminham classificação no Nordestão; entenda os cálculos

Times cearenses chegam à metade da competição invictos e próximos de uma pontuação que os garanta no mata-mata, apesar das incertezas proporcionadas pelo formato da competição

Lucas Barbosa
18:20 | 21/03/2021
FORTALEZA,CE, BRASIL, 20.03.2021: Jogo pela copa do Nordeste, Ceará vs Fortaleza. Arena Castelão.  (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FABIO LIMA)
FORTALEZA,CE, BRASIL, 20.03.2021: Jogo pela copa do Nordeste, Ceará vs Fortaleza. Arena Castelão. (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FABIO LIMA)

O bom início de Copa do Nordeste, em que estão invictos, deixa Ceará e Fortaleza próximos de uma pontuação suficiente para avançar ao mata-mata da competição. Como o formato do Nordestão coloca times de grupos diferentes para confrontar-se, não é possível estipular uma marca segura para garantir uma das quatro vaga. Mas a tendência é que fazer mais da metade dos pontos em disputa garanta com segurança a vaga, afirma o estatístico Thiago Minhoca, comentarista da Rádio O POVO/CBN.

Levando em conta a marca de 13 pontos, já tendo jogado metade da fase de grupos, o Fortaleza, hoje com oito pontos, alcançaria a classificação com mais duas vitórias. Uma vitória e dois empates também bastariam. Isso poderia ser alcançado nas duas próximas partidas, disputadas contra o lanterna do grupo A Santa Cruz (terça-feira, 23, às 21h30min, na Arena Castelão) e contra o 4 de Julho-PI (no sábado, 27, às 18h15min, no Piauí). O Fortaleza fecha a fase de grupos contra Bahia, em casa, e Confiança, fora.

O Ceará, por sua vez, com seis pontos, precisaria de, pelo menos, três jogos, com duas vitórias e um empate. Os três próximos jogos do Ceará na competição são contra Botafogo-PB (na próxima quinta-feira, 25, às 21 horas, no estádio Almeidão), CSA (dia 31 de março, às 19h30min, na Arena Castelão) e Sport (3 de abril, 16 horas, na Ilha do Retiro). O Alvinegro encerra a fase de grupos contra o Salgueiro, em casa, no dia 10 de abril.

O formato da competição, entretanto, embaralha as certezas de classificação e pontuação suficiente para a liderança. Tudo depende de como os times se saírão diante do confronto intergrupos. No ano passado, o Sport foi quem menos somou pontos para passar de fase: 10. No grupo B, o quarto colocado, o Santa Cruz, fez 13. O Fortaleza foi líder de sua chave com 17, enquanto, na outra, o Confiança liderou com 14, mesma pontuação obtida pelo Ceará, vice-líder.

Em 2019, primeiro ano de adoção desse formato, o domínio do Grupo B sobre o Grupo A foi a tônica da competição. Enquanto o Fortaleza com 13 pontos foi o líder do Grupo A, o Náutico foi quarto colocado no grupo B, com 15 pontos. O Vitória, quarto colocado do Grupo A, classificou-se com apenas 7 pontos, menos que os oito pontos do lanterna da outra chave, Confiança. O Ceará liderou o grupo B com 18 pontos.