Participamos do

Ceará mantém redução salarial de elenco em junho por meio de MP 936; Fortaleza ainda não decidiu

Terceiro mês completo consecutivo de pandemia deve ser o mais difícil para os clubes financeiramente falando
19:33 | Mai. 29, 2020
Autor LucasMota
Foto do autor
LucasMota Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Apesar de trazer o alento da volta aos treinos, mesmo que individuais, o mês de junho traz para os clubes também o maior desafio da pandemia do coronavírus até aqui. Com reservas financeiras no fim e sem novos recursos, os clubes cearenses, especialmente Ceará e Fortaleza, terão que encarar o terceiro mês consecutivo de um alto custo operacional e com receitas que não chegam a 25% do esperado.

A folha salarial dos jogadores é o que mais pesa. Ceará e Fortaleza têm elencos que custam perto dos R$ 3 milhões por mês, cada. Os dirigentes fizeram acordos para reduções salariais nos meses anteriores e para junho devem negociar com os grupos novamente. O Esportes O POVO conversou com dirigentes de Vovô e Leão para saber que medidas serão tomadas a partir da próxima segunda-feira, 1°.

A diretoria do Ceará já decidiu que vai manter a redução salarial de 25% por meio da Medida Provisória (MP) 936, prorrogada por mais 60 dias no Congresso Nacional. A MP foi implementada em 1º de abril e permite alterações nas relações trabalhistas, como diminuição da jornada, salários e suspensão total de contratos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além do elenco profissional, membros da comissão técnica e os demais funcionários do clube estão incluídos na decisão do clube de redução salarial.

A diretoria do Fortaleza ainda estuda a possibilidade de redução salarial com base na MP 936 para o mês de junho. Apesar da indefinição com elenco e comissão técnica, está confirmado a medida para os demais funcionários do clube baixa de 25% nos vencimentos.

Os dois clubes também mantêm parte dos funcionários com contratos suspensos. A MP 936 passou a ser utilizada pelas diretorias de Ceará e Fortaleza em maio, após as férias coletivas durante o mês de abril.

O Alvinegro já confirmou a volta dos treinos a partir da segunda-feira. O clube iniciou a testagem do elenco para coronavírus ontem à tarde, no Porangabuçu, com montagem de estrutura semelhante ao drive-thru. Os jogadores chegam em seus carros e fazem os testes rápidos com o mínimo de contato possível.

Parte do elenco realizou o teste. Entretanto, há jogadores que estão fora do Estado e retornam nos próximos dias para realizar os procedimentos necessários e iniciarem os treinamentos. A testagem segue até terça-feira, quando o clube pretende ter todo o grupo à disposição.

Entre os atletas fora do Estado, Rafael Sobis, Bergson e Charles devem chegar apenas na terça-feira. O treinador Guto Ferreira desembarca hoje à tarde em Fortaleza para iniciar o trabalho como treinador do Ceará in loco. Contratado em março após saída de Enderson Moreira, o técnico tem atuado à distância desde então devido ao coronavírus.

O Tricolor inicia os testes rápidos no elenco hoje. Os kit de detecção tipo PCR, considerado o mais preciso e chamado de padrão ouro, estarão à disposição do clube a partir da segunda-feira. A volta dos treinamentos foi confirmada para terça-feira.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar