Participamos do

Evandro Leitão defende venda de bebidas nos estádios e rebate críticas ao projeto de lei

Em entrevista ao programa "Live Notícias", no perfil do O POVO Online no Facebook, o líder do Governo na Assembleia Legislativa (AL) afirmou que o controle da situação é a melhor solução em vez de proibir
17:04 | Abr. 17, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O deputado estadual Evandro Leitão (PDT) defendeu nesta quarta-feira, 17, o seu projeto de lei para a liberação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol, no Ceará. Em entrevista ao programa "Live Política", no perfil do O POVO Online no Facebook, o primeiro secretário da Assembleia Legislativa (AL) afirmou que o controle da situação é a melhor solução em vez de proibir.

O parlamentar explicou que o objetivo é melhorar o acesso às praças esportivas, ter o controle da comercialização das bebidas alcoólicas e trazer maior segurança aos torcedores. De acordo com o deputado, o consumo fora das arenas até poucos minutos antes de começar a partida acaba gerando tumulto na entrada ao estádio.

"Queremos colocar o torcedor para dentro do estádio e ter o controle do consumo da bebida. Ele terá uma maior segurança e não haverá tumulto", contou Evandro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O deputado rebateu as críticas ao projeto de que a venda de bebidas irá aumentar a violência nos estádios. O senador Luís Eduardo Girão disse em entrevista ao Esportes O POVO que a comercialização nas arenas é um "grande retrocesso".

"Quando se fala que não há violência (sem as bebidas), na realidade, nos últimos 30 anos, no futebol cearense, foram pouquíssimos os casos de violência. É mais em clássico. Estamos dando a oportunidade, se for o caso em clássico, a gente proíbe. Em dias de jogos onde existam duas torcidas com rivalidade muito grande, não seja comercializada. De maneira geral, não existe nenhum estudo estatístico que demonstre redução da violência", afirmou.

O projeto de lei de autoria do deputado Evandro Leitão está tramitando na Assembleia Legislativa. A previsão para votação no Plenário da Casa é para o mês de maio.

A proposta

De acordo com o projeto, fica autorizado o comércio e o consumo de bebida alcoólica cujo teor não seja superior a 10% em estádios e arenas desportivas do Ceará. É estabelecido o horário da comercialização: inicia duas horas antes de começar a partida e encerra 30 minutos após o término do evento.

A venda de bebidas nos estádios idealizada pelo deputado Evandro Leitão prevê somente a comercialização de bebidas em recipientes metálicos, plásticos ou similares, devendo ser vendidas e entregues em copos plásticos descartáveis. Cada consumidor poderá comprar duas unidades de bebidas alcoólicas por vez, devendo no ato da compra apresentar documento de identidade que comprove ser maior de 18 anos.

VEJA MAIS | FUTCAST #48 - PÓS-JOGO FORTALEZA 2 X 0 CEARÁ: LEÃO LARGA NA FRENTE

Listen to "#48 - EXTRA | Pós-jogo Fortaleza 2 x 0 Ceará: Leão larga na frente" on Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags