Participamos do

Clássico-Rei 100 anos: os maiores tabus entre Ceará e Fortaleza

A maior sequência de invencibilidade em jogos oficiais pertence ao Tricolor. Somando jogos oficiais e amistosos, o Alvinegro é quem leva vantagem.
11:43 | Dez. 17, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] Nesta segunda-feira, 17 de dezembro de 2018, uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro completa 100 anos. No centenário do Clássico-Rei, como é conhecido o duelo entre Ceará e Fortaleza, O POVO dá continuidade à série de reportagens históricas sobre o confronto. Com base em levantamento dos pesquisadores e historiadores Eugênio Fernandes e David Barboza*, o Fortaleza é o time que detém o maior tabu em jogos oficiais na história do Clássico-Rei.

Segundo o levantamento, o Tricolor passou 16 jogos seguidos sem perder para o rival, com 12 vitórias e quatro empates, entre 17 de julho de 1999 e 8 de julho de 2001.


Já o maior tabu por parte do Ceará inclui 17 partidas, mas nem todas em jogos oficiais. Entre 16 de outubro de 1949 a 18 de abril de 1953, o Alvinegro ganhou treze partidas e empatou quatro, sendo nove oficiais e oito amistosas, vindo a perder para o rival depois de quase quatro anos, em 9 de agosto de 1953.

A reportagem consultou a Federação Cearense de Futebol (FCF), mas a entidade revelou que não possui nenhum registro histórico do passado do futebol cearense.

*Eugênio Fernandes é pesquisador e historiador do Futebol Cearense. Trabalha no Centro de Cultura, Biblioteca e Documentação do Ceará Sporting Club.

*David Barboza é pesquisador e historiador do Futebol Cearense. É apontado pelo Fortaleza Esporte Clube como o curador oficial do clube.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente