Participamos do

Federação divulga tabela básica do Estadual; líder da 1ª fase garante vaga na Copa do Brasil

19:08 | Nov. 07, 2018
Autor Bruno Balacó
Foto do autor
Bruno Balacó Jornalista de esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] A próxima edição do Campeonato Cearense terá um atrativo a mais para os clubes. O time que terminar a primeira fase na liderança vai garantir uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (7), com a divulgação do Regulamento Específico da Competição (REC), lançado juntamente com a tabela básica da competição pela Federação Cearense de Futebol (FCF).

Dessa forma, a vaga em questão será disputada pelas oito equipes que disputarão o início do Estadual: Atlético (ex-Uniclinic), Floresta, Iguatu, Ferroviário, Horizonte, Guarani de Juazeiro, Barbalha e Guarany de Sobral.

Com a inovação, o futebol cearense já tem garantidos três representantes na Copa do Brasil de 2020: o campeão cearense de 2019, o 1° lugar da primeira fase do Estadual do próximo ano e o vencedor da Taça Fares Lopes.  

Caso Ceará ou Fortaleza não vençam o Campeonato Cearense, as equipes poderão ainda obter vaga na Copa do Brasil de duas maneiras: vencendo a Fares Lopes ou por meio do ranking de clubes da CBF, o que tem grandes chances de ocorrer, principalmente com as duas equipes disputando a Série A do Brasileirão em 2019.

A 1ª fase do Campeonato Cearense será realizada entre os dias 6 e 27 de janeiro. A primeira rodada terá os seguintes confrontos: Ferroviário x Atlético, Floresta x Guarani de Juazeiro, Horizonte x Guarany de Sobral e Barbalha x Iguatu. Cada equipe fará um total de sete jogos.

 

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao fim daª fase do Estadual, os últimos dois colocados serão rebaixados para a 2ª Divisão. Já os seis melhores avançam para a segunda fase, se juntando Ceará e Fortaleza, jogando todos contra todos, em jogos de ida (totalizando 7 partidas cada).

Os quatro times de melhor campanha na segunda fase avançam para a semifinal, que será disputada em jogos de ida e volta, assim como a decisão.

CONFIRA A TABELA BÁSICA DO CAMPEONATO CEARENSE

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente