Participamos do

Ajudamos nas contas: juntos, Ceará, Ferroviário e Fortaleza podem fazer 204 jogos em 2019

Em "ano de ouro" do futebol cearense, é preciso se preocupar com a formação do elenco para nova temporada
15:16 | Nov. 30, 2018
Autor Leonardo Maia
Foto do autor
Leonardo Maia Estagiário
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] Fortaleza, Ceará e Ferroviário terão que se preocupar com o calendário do ano que vem. A quantidade de jogos, que pode chegar até 86 no caso do Ceará, é um sinal amarelo para trabalhar na construção de elencos consistentes, além das preparações física e psicológica dos atletas para a próxima temporada. Tal planejamento auxiliará os clubes em caso de possíveis desfalques e contribuirá para a versatilidade de atuação em campo que as competições podem exigir.

O Leão participará de quatro competições: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro série A. No Estadual o time fará de 7 a 11 jogos (após o acordo feito com os outros times da competição, entrando na segunda fase); na Copa do Nordeste a equipe disputará de 8 a 12 partidas; na Copa do Brasil serão de 2 a 8 duelos (conquistou o título da série B e entra direto nas oitavas-de-final); e na série A, 38 jogos estão garantidos. No total, o Leão enfrentará de 55 a 69 jogos.

Já o Vozão pode participar de até cinco torneios, caso confirme a vaga na Sul-Americana, na partida contra o Vasco da Gama, próximo domingo, 2. Além do torneio internacional, o clube também disputará o Campeonato Cearense, 7 a 11 jogos; a Copa do Nordeste, 8 a 12 partidas; a Copa do Brasil, diferente do Fortaleza, a equipe entra na primeira fase do campeonato: disputa de 1 a 14 duelos; e o Campeonato Brasileiro série A, com 38 rodadas asseguradas.  No total, o Vozão enfrentará de 56 a 86 jogos.

Enquanto isso, o Tubarão tem três competições: o Campeonato Cearense (7 a 11 jogos), a Copa do Brasil (1 a 14 partidas) e o Campeonato Brasileiro série C (18 a 24 duelos). O Ferrão disputa a Copa do Brasil pelo segundo ano consecutivo depois de mais de uma década fora da disputa, desde 2004. No total, o Tubarão enfrentará de 26 a 49 jogos.

Além dessas competições, os clubes ainda disputarão a Copa Fares Lopes, que garante uma vaga para o campeão à Copa do Brasil. A competição soma ao calendário das equipes entre 7 e 11 jogos, mas em alguns casos acaba ficando em segundo plano em relação às outras competições. Neste ano, por exemplo, Fortaleza e Ceará aproveitaram a oportunidade para testar jogadores da base do clube.

Jogos em 2018

Ceará: Cearense (18 jogos) %2b Nordeste (10 jogos) Copa do Brasil (4 jogos) série A (38 jogos) = 70 jogos

Fortaleza: Cearense (18 jogos) série B (38 jogos) = 56 jogos

Ferroviário: Cearense (14 jogos) Copa do Nordeste (6 jogos) Copa do Brasil (6 jogos) série D (16 jogos) = 42 jogos

VEJA MAIS: CEARÁ - OS DESTAQUES DA CAMPANHA NO BRASILEIRÃO | NA PRANCHETA #43
[VIDEO1] 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente