Participamos do

Há 18 e há 25 anos: relembre os últimos Ceará x Fortaleza na primeira divisão do Campeonato Brasileiro

17:52 | Set. 19, 2018
Autor Gerson Barbosa
Foto do autor
Gerson Barbosa Repórter Rádio O POVO CBN
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] As campanhas atuais de Ceará e Fortaleza em seus respectivos campeonatos mostram que há chances reais do Clássico-Rei ocorrer na Série A em 2019. Enquanto o Vovô segue com sua campanha de recuperação para escapar da zona de rebaixamento - o time tem 27 pontos, está na 17ª colocação e faz a terceira melhor campanha do returno - o Leão se mantém na liderança da Série B com 47 pontos e, apesar dos tropeços recentes, continua com vantagem de quatro pontos sobre o quinto colocado.
 
Tal situação, caso venha a acontecer, quebrará uma sequência de 25 anos sem um confronto entre os dois em Campeonatos Brasileiros da primeira divisão. Se contar com a Copa João Havelange, realizada em 2000 - ambos estavam no Módulo Amarelo - uma espécie de segunda divisão mas que permitia ao vencedor disputar o título - a conta diminui para 18 anos. 
 
[FOTO2] 
 
Seguindo a ordem cronológica dos jogos, o primeiro dos três últimos foi realizado em 7 de setembro de 1993, com vitória do Ceará por 3 a 1, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Esse triunfo alvinegro aumentou a invencibilidade da equipe de Porangabuçu sobre o rival. Depois do embate, o tempo foi de quase sete meses sem perder para o Fortaleza. 

Na mesma edição do certame, os times voltaram a se enfrentar quase um mês depois, no dia 6 de outubro. Na ocasião, o Vovô voltou a vencer o Leão, por 1 a 0. O jogo disputado no Castelão contou com quase 8 mil pagantes que viram o gol solitário do atacante Osmar, de pênalti, aos 36 minutos do segundo tempo. Naquele ano, os dois times foram rebaixados para a Série B. 

Passados sete anos, a Copa João Havelange reuniu 116 times em um grande campeonato que não foi realizado pela CBF, e sim pelo Clube dos 13. Jogando no Módulo Amarelo, o Clássico-Rei, disputado no Presidente Vargas, terminou com triunfo do Fortaleza por 3 a 1, caracterizando a sexta vitória sobre o rival naquele ano. Clodoaldo foi o astro do jogo, marcando dois gols na virada do tricolor. O confronto ainda contou com Ronaldo Angelim defendendo o lado alvinegro. Ele viraria ídolo do Leão anos mais tarde. 
 
[FOTO4] 

Relembrados os últimos três jogos entre os rivais cearenses na elite do futebol nacional, Ceará e Fortaleza continuam sua busca por disputarem a Série A do Campeonato Brasileiro neste fim de semana. O Tricolor joga contra o Vila Nova nesta sexta-feira, 21, e o Alvinegro viaja para enfrentar o Grêmio no domingo, 23, às 11h. 

VEJA MAIS: CEARÁ - OS MOTIVOS DA REAÇÃO NO BRASILEIRÃO | NA PRANCHETA #32
[VIDEO1] 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente