Participamos do

Ferroviário estreia hoje na Série D; time coral enfrenta o Cordino, fora de casa

Ferrão estreia na Série D contra o Cordino, no interior do Maranhão. Time coral sonha em terminar a temporada com o acesso para a 3ª Divisão Nacional
08:18 | Abr. 22, 2018
Autor Bruno Balacó
Foto do autor
Bruno Balacó Jornalista de esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] O Ferroviário inicia hoje sua caminhada em busca do principal objetivo do clube na temporada: o acesso no Campeonato Brasileiro. Em sua estreia na Série D nacional, o Tubarão da Barra enfrenta o Cordino fora de casa, em jogo marcado para as 15h, no estádio Leandro Silva, popularmente conhecido como Leandrão, na cidade de Barra da Corda, interior do Maranhão. 

Para o Ferrão, a competição tem um sabor de recomeço. Há 9 anos o time não disputava uma edição de Brasileiro. A última vez foi em 2009, quando ficou a dois jogos do acesso, mas parou diante do Sergipe, na 2ª fase do torneio. Agora, fortalecido com as cotas obtidas na Copa do Nordeste (R$ 600 mil) e Copa do Brasil (R$ 4,3 milhões), o Ferrão quer fazer história e recuperar de vez o posto de terceira força do futebol cearense. 

Em seu 1º jogo na Série D, o técnico Maurílio Silva mandará a campo a mesma base que atuou no empate em 2x2 com o Atlético-MG, na última quarta-feira, na Arena Castelão. A única mudança deve ser a entrada do recém-chegado Marcelo Bispo no lugar de Sávio, então titular, que ficou em Fortaleza, tratando uma lesão muscular. No ataque, o treinador também poderá promover as estreias de Vitinho, que já passou pela equipe em 2017, e Edson Cariús, um dos artilheiros do Campeonato Cearense, autor de 9 gols pelo Floresta. 

No Cordino, a partida de hoje tem caráter histórico. Vice-campeão maranhense em 2017, o time de Barra da Corda disputa a Série D pela 1ª vez em sua trajetória de apenas oito anos de existência. Este ano, o clube não foi bem no Estadual e foi eliminado na 1ª fase. A equipe, que é dirigida pelo técnico Marlon Cutrim, tem como destaque o atacante Cris, destaque no início do ano, atuando pelo Maranhão. 

GUARANI EM CAMPO
 
O futebol cearense também está representado na Série D pelo Guarani de Juazeiro, 4° colocado do Estadual em 2017. O Leão do Mercado também estreia neste domingo (22) na competição. Em casa, no estádio Romeirão, o time enfrenta o Belo Jardim-PE, as 16h. 
 
REGULAMENTO 
 
Em 2018, a Série D conta com 68 clubes, que são divididos em 17 grupos de quatro equipes em cada na chave. O Ferroviário está no grupo A4, ao lado de Cordino-MA, 4 de julho-PI e Interporto-TO. Já o Guaraju está no Grupo A6, ao lado de Belo Jardim-PE, Imperatriz-MA e América-RN. Essas equipes enfrentam entre si, em jogos de turno e returno.  

Os 17 primeiros e os 15 melhores segundos colocados de cada grupo se classificam para a segunda fase, que será disputada em jogos de mata-mata, com ida e volta, assim como as três fases seguintes da competição (quartas, semi e final). Os quatro semifinalistas garantem acesso para a Série C do Brasileiro. 

FICHA TÉCNICA
Cordino x Ferroviário 
Data: 22/04/2018 
Horário: 15h (horário de Fortaleza)
Local: estádio: Leandro Silva, em Barra do Corda-MA
Árbitro: Zandick Gondim Alves Junior - RN 
Assistentes: Francisco de Assis da Hora-RN e George Italo Antas Nogueira-RN 
Cordino (4-4-2): Pablo; Matheus, Da Silva, Jhonatan e Igor Tavares; Junior Negrão, Regis Pitibul, Alison e Ulisses; Cris e Jocivan. Técnico: Marlon Cutrim. 

Ferroviário: (4-5-1): Léo; Lucas Mendes, Luis Fernando, André Lima e Marcelo Bispo; Erandir, Mazinho, Leanderson, Janeudo e Esquerdinha; Luis Soares. Técnico: Maurílio Silva. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente