Ceará anuncia contratação do meia-atacante Juan Alano, ex-Inter e Coritiba

Jogador de 29 anos estava no futebol japonês desde 2020, assina contrato com o Alvinegro até o fim de 2026 e é o segundo reforço do clube para a temporada

09:52 | Dez. 27, 2025

Por: Afonso Ribeiro
Juan Alano defendeu o Gamba Osaka, do Japão, nas últimas quatro temporadas (foto: Divulgação/Gamba Osaka)

Na noite dessa sexta-feira, 26, o Ceará anunciou a segunda contratação para 2026. O meia-atacante Juan Alano, ex-Internacional e Coritiba, vai defender o Alvinegro até o fim da próxima temporada.

O jogador de 29 anos estava desde 2020 no futebol japonês, onde defendeu Kashima Antlers e Gamba Osaka. Em fim de contrato na Ásia, vai vestir a camisa do Vovô no Campeonato Cearense, na Copa do Brasil, na Copa do Nordeste e na Série B do ano que vem.

Em 2025, Juan Alano fez 33 partidas, dois gols e duas assistências pelo Gamba Osaka.

O jogador paranaense é o segundo reforço do Vovô para a nova temporada e será integrado aos trabalhos já nos próximos dias, com apresentação presencial marcada para a próxima sexta-feira, 2. A primeira contratação para 2026 foi o lateral-direito Alex Silva, ex-Coritiba.

Alano chega a Porangabuçu para compor o setor ofensivo em meio à reformulação do elenco após o rebaixamento para a Segundona do Brasileiro. A ponta direita, por exemplo, era ocupada pelo paraguaio Galeano, vice-artilheiro do do Ceará em 2025.

A carreira de Juan Alano

Revelado pelo Internacional, Alano teve poucas oportunidades no Colorado e, em 2019, foi emprestado ao Coritiba, onde viveu uma das melhores temporadas da carreira: 44 jogos, cinco gols e quatro assistências. No Coxa, o meia-atacante trabalhou com Mozart, que era auxiliar técnico.

O desempenho atraiu o interesse do Kashima Antlers, que o contratou no ano seguinte e ficou com o jogador por duas temporadas e meia. Juan Alano se transferiu para o Gamba Osaka no decorrer de 2022 e viveu o melhor ano em 2023: 36 partidas, sete gols e quatro assistências.

Depois de seis temporadas, o meia-atacante de 29 anos encerrou a passagem pelo futebol asiático e acertou o retorno ao Brasil para defender o Ceará.