Ceará quer punição ao Corinthians após 41 torcedores detidos no Castelão
Segundo o clube, as detenções foram motivadas após torcedores corintianos ascenderem sinalizadores e rojões nas arquibancadas da Arena Castelão
O Ceará divulgou, na manhã desta quinta-feira, 17, uma nota informando que 41 torcedores foram detidos durante a derrota para o Corinthians, na noite da última quarta-feira, 16, na Arena Castelão. O clube cearense quer a punição da equipe a paulista e acionará o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Segundo o clube, as detenções foram motivadas após torcedores corintianos acenderem sinalizadores e rojões nas arquibancadas da Arena Castelão, “colocando em risco a segurança de todos os presentes”.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Conforme a nota, diante o ocorrido, o Ceará se dirigiu, prontamente, “às autoridades competentes, com o objetivo de garantir que os responsáveis fossem devidamente identificados e responsabilizados.”
Punição ao Corinthians
Além da punição aos indivíduos, o Alvinegro de Porangabuçu “entende que os atos praticados devem ter consequências não apenas individuais, mas também institucionais”.
Com isso, ainda na nota, o Ceará informou que solicitaria, ao STJD, que fosse avaliado eventuais responsabilidades do Corinthians e da equipe de arbitragem — que não paralisou o duelo.
Leia a nota na íntegra
O Ceará Sporting Club vem a público se manifestar oficialmente sobre os lamentáveis episódios ocorridos na noite de 16 de julho de 2025, durante a partida contra o Sport Club Corinthians Paulista, na Arena Castelão, válida pelo Campeonato Brasileiro.
Durante o decorrer do jogo, torcedores adversários protagonizaram um episódio de grande desordem, com uso de sinalizadores, rojões e outras ações de baderna, colocando em risco a segurança de todos os presentes e manchando a imagem do espetáculo esportivo.
Imediatamente após os fatos, o Ceará esteve representado por seu Departamento Jurídico, na pessoa de seu diretor Fred Bandeira, bem como a equipe de operação de jogos, que se dirigiram às autoridades competentes, tanto na Delegacia de Polícia quanto no Juizado Especial, com o objetivo de garantir que os responsáveis fossem devidamente identificados e responsabilizados.
Como resultado, 41 torcedores foram detidos e responderão judicialmente pelas suas condutas, conforme previsto na legislação vigente. Ressaltamos que o clube seguirá acompanhando os desdobramentos do caso e oferecendo total apoio às autoridades no que for necessário.
Além disso, o Ceará Sporting Club entende que os atos praticados devem ter consequências não apenas individuais, mas também institucionais. Por isso, solicitará formalmente à Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que avalie eventuais responsabilidades do Sport Club Corinthians Paulista e da equipe de arbitragem, cujas ações (ou omissões) também devem ser objeto de análise à luz do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
Reafirmamos nosso compromisso com a paz nos estádios, com o futebol como espaço de convivência familiar e com o cumprimento irrestrito da lei e da justiça.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente