Ceará pressiona no fim, mas perde por 2 a 1 para o Palmeiras no Brasileirão

Com o resultado, a equipe cearense volta a perder na Arena Castelão pela Série A após sete jogos de invencibilidade

O Ceará foi derrotado por 2 a 1 pelo Palmeiras na tarde deste sábado, 30, na Arena Castelão, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Vovô perdeu a invencibilidade de sete jogos como mandante no certame nacional e chegou ao segundo revés consecutivo, permanecendo com 24 pontos na tabela de classificação.

O Alvinegro volta a campo pelo Brasileirão somente no próximo sábado, 6 de agosto, quando a equipe cearense enfrenta o Botafogo às 16h30min, no Estádio Nilton Santos (RJ). Antes, o time comandado por Marquinhos Santos encara o São Paulo, na quarta-feira, 3, às 19h15min, no Morumbi (SP), pelo primeiro confronto das quartas de final da Copa Sul-Americana.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O jogo

O primeiro tempo entre Ceará e Palmeiras foi intenso, com as duas equipes buscando ações ofensivas. Embora o confronto tenha sido equilibrado durante boa parte dos 45 minutos iniciais, o Verdão soube explorar falhas defensivas do Vovô e ser eficiente ao convertê-las em lances de gol.

O início de partida do Alvinegro foi promissor. A equipe de Marquinhos Santos, organizada defensivamente, gerou bastante dificuldade para a construção do Palmeiras no último terço No ataque, o Vovô impôs um ritmo acelerado, com trocas de passes em velocidade, triangulações e movimentação dos jogadores com o intuito de criar espaço entre as linhas do Alviverde.

Na maior parte do tempo, o Ceará manteve a posse de bola, mas não conseguiu evoluir as jogadas, muito pela forte marcação do Palmeiras em jogadores chaves do Vovô, como Vina e Mendoza, que foram anulados e pouco produziram. O Palmeiras, da mesma forma, também não levou perigos reais ao gol defendido por João Ricardo, com exceção de algumas tentativas de bolas cruzadas.

O cenário mudou por completo a partir dos últimos 15 minutos, período em que o escrete preto-e-branco cometeu sucessivos erros. O Palmeiras, líder do Brasileirão, foi eficiente e puniu o Vovô, marcando dois gols. O primeiro aconteceu aos 30, quando Scarpa, sem sofrer nenhum tipo de pressão, arriscou da entrada da área. João Ricardo, então, espalmou, mas Dudu, livre de marcação, aproveitou o rebote para abrir o placar.

Aos 45 minutos, José Lopez ampliou. No lance, Scarpa fez passe em profundidade entre Messias e Lacerda buscando o atacante, que avançou e deslocou o arqueiro do Vovô, decretando o 2 a 0.

Se a missão do Ceará em reverter a desvantagem já era naturalmente complicada, tornou-se mais quando, com somente quatro minutos do segundo tempo, Richardson foi expulso após cometer falta em Rony, que sairia cara a cara com João Ricardo. Em campo, Daronco não sinalizou o cartão vermelho, mas o aplicou ao rever o lance na cabine do VAR.

Na área técnica, Marquinhos Santos tentou mudar a dinâmica do time promovendo algumas alterações, como a estreia de Guilherme Castilho, que entrou no lugar de Lima, e trocou Cléber por Jhon Vásquez. Rigonato, ainda no primeiro tempo, substituiu o lesionado Rodrigo Lindoso.

Diante da expulsão de Richardson, o Vovô perdeu o ímpeto ofensivo e o Palmeiras cresceu no jogo, assumindo o controle do embate até os 30 minutos. Aos 33 minutos, porém, um lance mudou a atmosfera a favor do Ceará. Na jogada, Vina aproveitou sobra na área, driblou o marcador alviverde e foi derrubado. Daronco, de imediato, assinalou a penalidade. Na cobrança, Mendoza, firme no meio do gol, diminuiu o placar, incendiando a torcida na arquibancada e recolocando a equipe cearense na partida.

Empurrado pelos torcedores, o Vovô adiantou a marcação e foi pra cima do Palmeiras. Muito mais na base da vontade do que na organização tática, o escrete preto-e-branco promoveu um "abafa" na área alviverde, com diversas bolas alçadas na área e tentativas de chutes. O Palmeiras, entretanto, soube suportar a pressão e garantiu o triunfo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar