Com dois gols de Mendoza, Ceará vence América-MG fora de casa por 2 a 0

Com um gol em cada tempo, o Alvinegro controlou bem as ações do clube mineiro e soube matar a partida quando teve oportunidade; Vovô chega aos 13 pontos no Brasileirão

Jogando fora de casa, o Ceará bateu o América-MG nessa quarta-feira, 8, por 2 a 0, em jogo válido pela décima rodada do Brasileirão 2022. O colombiano Stiven Mendoza foi o autor dos dois gols que deram a terceira vitória como visitante ao Alvinegro de Porangabuçu no certame.

Com o resultado, o Vovô chegou aos 13 pontos conquistados, se distanciou da zona do rebaixamento e aguarda a finalização da rodada para saber em qual posição vai terminar. O Ceará volta a campo no próximo domingo, 12, quando encara o Goiás, às 16 horas, novamente como visitante.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Veja a classificação atualizada

O jogo

Para a partida, Matheus Peixoto foi a grande novidade do time titular do Ceará. O atacante ganhou oportunidade entre os 11 iniciais pela primeira vez na equipe de Dorival Júnior. As laterais também passaram por mudança em relação ao jogo contra o Coritiba, com Vitor Luís e Nino Paraíba iniciando.

Os primeiros 15 minutos mostraram um Ceará com um pouco mais de iniciativa, com paciência para circular a bola no campo adversário. Vina aparecia um pouco mais atrás ajudando na construção, e tentava buscar o Mendoza na esquerda para tentar o mano a mano.

Mas foram poucas oportunidades criadas nesse início, a não ser em um chute do colombiano, que foi na rede pelo lado de fora, e uma finalização de fora da área do Richardson, que passou por cima do gol.

O América, por outro lado, buscava as saídas em velocidade, principalmente pelo lado direito, e chegou a assustar duas vezes em finalizações de Marlon e Felipe Azevedo.

Até que aos 21 minutos, Rodrigo Lindoso achou um belo lançamento para Mendoza, que ganhou do defensor do Coelho e chutou na saída do goleiro para abrir o placar para o Ceará. O VAR ainda sugeriu revisão ao árbitro por uma possível falta do colombiano em Patric, mas Douglas Marques das Flores entendeu que o zagueiro que se chocou no braço aberto do camisa 11 do Vovô e confirmou o gol.

Com a vantagem no placar, o Ceará manteve o controle da posse de bola e se fechou muito bem para inibir as investidas do clube mineiro, que quase não assustou, a não ser em um chute cruzado de Patric, que passou ao lado do goleiro João Ricardo.

No fim do primeiro tempo, Nino Paraíba ainda tomou cartão amarelo e vai desfalcar o Ceará no próximo domingo, 12, contra o Goiás. No intervalo, ainda teve um princípio de confusão por reclamação dos jogadores do América.

Na segunda etapa, Dorival manteve o mesmo time que iniciou como titular. O Ceará, mesmo com o resultado favorável, voltou com uma postura um pouco mais agressiva e quase amplia já aos quatro, quando Patric recuou uma bola perigosa da pequena área, mas Jailson estava atento para salvar em cima da linha.

Mas aos nove, Richard puxou em velocidade e achou um lindo lançamento para Mendoza na esquerda, que dominou e bateu forte no canto, para ampliar o placar.

Com o 2 a 0 no placar, Dorival Júnior colocou Cléber e Fernando Sobral nos lugares de Peixoto e Lindoso. Esse segundo, demorou a sair de campo e tomou cartão amarelo, também ficando suspenso para a próxima partida do Alvinegro.

O América também fez mudanças, mas não conseguiu furar o bloqueio do Vovô, que controlou o jogo com muita tranquilidade até o fim da partida para confirmar a vitória e quebrar um tabu de nove jogos sem vencer o Coelho.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ceará sporting club ceara time futebol america-mg ceará brasileirao 2022 serie a 2022

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar