Ceará sofre gol no fim e empata em casa com o Coritiba pela Série A

Após segurar o resultado até os 40 minutos da etapa final, o Alvinegro sofreu empate com Adrián Martínez e desperdiçou a chance de engatar a segunda vitória consecutiva na Série A

O Ceará empatou em 1 a 1 contra o Coritiba na noite deste sábado, 4, na Arena Castelão, em duelo válido pela nona rodada da Série A. Após abrir o placar com Mendoza ainda no primeiro tempo, o Alvinegro vencia até os 40 minutos da segunda etapa, quando viu Adrián Martínez aproveitar falha da defesa e empatar o marcador.

Com o resultado, o Ceará desperdiçou a chance de engatar a segunda vitória consecutiva no campeonato e vai a 10 pontos na tabela, permanecendo próximo da zona de rebaixamento, na 15° colocação. O time de Dorival Júnior ainda pode cair de posição na tabela ao longo da rodada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O próximo compromisso do Vovô está marcado para a próxima quarta-feira, 8, quando enfrenta o América-MG no Independência. Já o Coritiba joga apenas na quinta-feira, 9, quando recebe o São Paulo no estádio Couto Pereira.

O jogo

O começo de jogo entre Ceará e Coritiba começou sem emoção e sem criatividade de ambas as equipes, que atacavam explorando o lado do campo, mas sem finalizar ao gol.

Apesar dos espaços nos dois lados, os cruzamentos pela linha de fundo não encontravam um companheiro na grande área e os dois times perdiam boas oportunidades.

O Ceará chegou com perigo pela primeira vez aos 11 minutos. Mendoza recebeu um lançamento em profundidade e penetrou na grande área. O colombiano dominou a bola e foi derrubado e o árbitro Flávio Rodrigues assinalou pênalti, mas o árbitro de vídeo apontou impedimento no lance.

A primeira boa chance da partida foi do Coritiba, aos 14 minutos. Fabrício Daniel recebeu pela direita, girou e bateu forte de fora da área. Bem posicionado, João Ricardo defendeu e colocou para escanteio.

A resposta do Ceará veio dois minutos depois. Mendoza se livrou da marcação pela esquerda e cruzou para Cléber na grande área. O atacante cabeceou firme, mas a bola foi para o meio do gol e o goleiro Alex Muralha agarrou sem problemas.

A partir dos 20 minutos o jogo começou a ficar movimentado, com os dois times buscando espaços para atacar, mas o problema do último passe para colocar o companheiro em condições de finalizar persistia.

E foi nos espaços que Mendoza usufruiu da melhor característica para marcar o gol do Ceará na partida. Após Bruno Pacheco afastar o perigo, o chutão se tornou lançamento e Mendoza conduziu a bola em velocidade do meio-campo até a grande área para fuzilar as redes de Alex Muralha, abrindo o placar na Arena Castelão.

Melhor no jogo após o gol, o Ceará controlou o Coritiba e quase ampliou aos 47 minutos. Após receber pela direita com espaço, Erick cortou pra dentro e cruzou com perigo para a grande área e quase contou com um corte mal sucedido de Henrique, que desviou para o escanteio e a bola passou próximo das traves de Muralha.

O segundo tempo iniciou com o Ceará fechando mais espaços na defesa e sem permitir que o Coritiba penetrasse a entrar na grande área, obrigando ao time de Gustavo Morínigo a finalizar de longa distância.

Marcando em linha alta, aos três minutos o Ceará teve uma boa chance. Richard roubou a bola no campo de defesa do Coritiba e acionou Cléber. O atacante teve espaço para acionar um dos companheiros, mas preferiu finalizar a gol e chutou para fora.

A estratégia de finalizar de longa distância quase deu resultado para o Coritiba. Aos 12 minutos, Igor Paixão recebeu pelo lado esquerdo e bateu cruzado. A bola passou com perigo por todo mundo e acertou a trave de João Ricardo, que segurou o rebote.

O Ceará não demorou muito para responder e quase amplia com Matheus Peixoto aos 16 minutos. Após Nino Paraíba ser acionado na direita por Fernando Sobral, o lateral cruzou na grande área e encontrou Matheus Peixoto, que ganhou a disputa pelo alto e cabeceou no canto, mas Alex Muralha fez grande defesa e impediu o primeiro gol do atacante com a camisa alvinegra.

E mais uma vez com Nino Paraíba, foi a vez de Mendoza quase ampliar para o Ceará. Em novo cruzamento pela direita, a bola passou por todos na defesa e sobrou para o colombiano, que finalizou forte de pé direito, mas Alex Muralha salvou mais uma vez.

Mesmo com a vantagem no placar, o Vovô não abdicou de atacar e continuou incomodando o Coritiba, o que naturalmente gerava espaços para o adversário explorar e o jogo ficou aberto a partir dos 20 minutos finais da etapa complementar.

A vantagem, porém, durou só até aos 40 minutos. Após lançamento do campo de defesa do Coritiba, a defesa do Ceará não conseguiu afastar e Adrián Martínez ficou com a bola. O atacante do Coxa ainda contou com o escorregão de Messias para ficar de frente com João Ricardo e empatar a partida.

Com o empate, o Ceará se lançou o ataque em busca do resultado. A estratégia, no entanto, quase resultou na virada do Coritiba. Em contra-ataque, Alef Manga recebeu na esquerda, limpou a jogada e finalizou, mas Messias tirou de cabeça quase em cima da linha e evitou o gol que seria da derrota alvinegra.

Ficha técnica – Ceará x Coritiba

Ceará

4-3-3: João Ricardo; Michel Macedo (Nino Paraíba), Messias, Gabriel Lacerda e Bruno Pacheco (Victor Luís); Lindoso, Richard Coelho (João Victor) e Vina; Erick (Fernando Sobral), Mendoza e Cléber (Matheus Peixoto). Técnico: Dorival Júnior.

Coritiba

4-3-3: Alex Muralha; Nathan Mendes (Natanael), Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro; Willian Farias (Val), Bernardo (Robinho) e Thonny Anderson (Clayton); Igor Paixão, Fabrício Daniel (Alef Manga) e Adrián Martínez. Técnico: Gustavo Morínigo.

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 04/06/2022
Horário: 19 horas no horário de Brasília
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza-SP (FIFA)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli-SP e Gustavo Rodrigues de Oliveira-SP
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro
Cartões amarelos: Rodrigo Lindoso (CSC); Nathan, Willian Farias e Bernardo (CFC)
Gols: Mendoza (1°/36') e Adrián Martínez (2°/39')

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ceará sporting club coritiba ceará x coritiba brasileirão 2022 ceará empata coritiba empata jogo empatado

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar