Conheça o The Strongest, adversário do Ceará nas oitavas de final da Sul-Americana

Clube é o segundo maior campeão boliviano e ficou em terceiro no Grupo B da Libertadores. Altitude de La Paz é o grande trunfo para o time bater de frente com os gigantes do continente

O Ceará já tem adversário definido nas oitavas de final da Copa Sul-Americana: o The Strongest, da Bolívia. O Tigre se classificou após terminar a fase de grupos da Libertadores em terceiro, com seis pontos conquistados, em um grupo com Athletico-PR, Libertad-PAR e Caracas-VEN.

O Club The Strongest é um time centenário, fundado em 1908, em La Paz, e é um dos mais importantes da Bolívia. É o segundo maior campeão do país, com 15 títulos nacionais, ficando atrás apenas do maior rival, Bolívar, que conquistou o campeonato local 29 vezes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Possui estádio próprio com capacidade para 14 mil pessoas, mas costuma mandar seus jogos no Estádio Hernando Siles — local onde o Ceará atuou na Sul-Americana 2021 no empate por 0 a 0 com o Bolívar —, que tem capacidade para cerca de 41 mil espectadores.

A equipe tem 36 participações em torneios continentais na sua história, sendo 28 delas na Copa Libertadores, quatro na Sul-Americana, além de duas participações nas extintas Copa Conmebol e Copa Merconorte.

No entanto, o The Strongest ainda não conseguiu ser protagonista a nível continental. A equipe nunca passou das oitavas de final da Libertadores e na Sul-Americana teve como melhor campanha uma ida à fase 3 em 2003, que hoje corresponde à fase de quartas de final.

Tem como maior trunfo os jogos em casa, aproveitando a altitude de 3.625 metros de La Paz, onde já derrotou gigantes brasileiros como Palmeiras, Internacional e Santos. Nesta temporada, aplicou um 5 a 0 no Athletico-PR, que entrou para a história como maior vitória de um clube boliviano sobre um brasileiro em todos os tempos.

O grande destaque do The Strongest tem sido o atacante argentino Enrique Triverio, com quatro gols e quatro assistências na Libertadores 2022. Martin Prost e Rodrigo Amaral lideram a artilharia da equipe no campeonato nacional, com três gols cada, e são outros nomes para ficar de olho.

No Campeonato Boliviano, o clube é o segundo colocado da chave A e tem a terceira melhor campanha geral entre as 16 equipes que disputam a primeira divisão. Foram 16 rodadas disputadas e o Tigre tem sete vitórias, seis empates e três derrotas.

Já na temporada atual da Libertadores, estreou na segunda fase, eliminando Plaza Colonia-URU e Universidad Católica-EQU. Na fase de grupos, venceu apenas uma partida, empatou três e perdeu duas. Confira a sequência:

  • The Strongest 1 x 1 Libertad
  • Athletico-PR 1 x 0 The Strongest
  • The Strongest 1 x 1 Caracas
  • The Strongest 5 x 0 Athletico-PR
  • Caracas 0 x 0 The Strongest
  • Libertad 4 x 1 The Strongest

O jogo de ida entre The Strongest e Ceará vai acontecer em 28, 29 ou 30 de junho, ainda sem horário definido, no Estádio Hernando Siles, em La Paz. Já a volta acontece em 5, 6 ou 7 de julho, na Arena Castelão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

the strongest ceará x the strongest copa sul-americana 2022 copa libertadores 2022 sorteio sul-americana

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar