Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Por que o Ceará contratou Tiago Nunes para substituir Guto Ferreira

As características principais buscadas pela diretoria alvinegra no mercado foram: conteúdo, perfil vencedor, gestão de grupo e capacidade de potencializar jogadores
16:51 | Ago. 31, 2021
Autor Lucas Mota
Foto do autor
Lucas Mota Jornal
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ceará agiu rápido nos bastidores para contratar Tiago Nunes e selar o substituto de Guto Ferreira no comando da equipe na sequência da temporada. As prioridades da diretoria alvinegra no momento de analisar as características na busca do novo treinador foram: conteúdo, perfil vencedor com conquistas relevantes, gestão de grupo e capacidade de potencializar jogadores.

Os dirigentes viram em Tiago Nunes o treinador ideal para o perfil desejado para substituir Guto Ferreira. Com o novo comandante, a diretoria espera que a equipe evolua taticamente e passe a atuar de forma mais agressiva e ofensiva na Série A.

+ "Muito motivado", diz Tiago Nunes sobre novo desafio no Ceará

A expectativa é que Tiago mantenha os pontos positivos do modelo implementado por Gordiola e consiga introduzir inovações e ajustes necessários para o time alvinegro decolar no segundo turno do Brasileirão. Em meio à evolução da equipe, a diretoria acredita que o treinador recuperará jogadores importantes do elenco, como Vina e Mendoza, e dará espaço para jovens atletas.

Até mesmo jogadores em baixa do plantel atual podem ganhar mais minutos em campo. Em conversa de Tiago com o presidente do clube, Robinson de Castro, o treinador elogiou bastante o elenco e citou a capacidade do grupo para implementar variações táticas.

Os títulos conquistados pelo treinador pesaram para a procura do Vovô. O mais recente foi o Campeonato Gaúcho, com Grêmio, mas faturou também outros estaduais, como o Paranaense, a Copa Sul-Americana de 2018, a Copa do Brasil de 2019 e a Levain Cup/Conmebol Sul-Americana, também em 2019.

O principal desafio do novo comandante é quanto ao desempenho. Com Guto, o Ceará estagnou e colecionou atuações medianas, que não convenciam nem nas vitórias. A performance em campo pesou na demissão de Gordiola, que deixou o clube dentro do G8 do Brasileirão.

Nunes era o primeiro nome da lista de quatro técnicos com a qual o Ceará trabalhava. O acerto foi rápido. O contrato do treinador com o Alvinegro é até o fim de 2022.


 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

"Muito motivado", diz Tiago Nunes sobre novo desafio no Ceará

12:43 | Ago. 31, 2021
Autor Lucas Mota
Foto do autor
Lucas Mota Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O técnico Tiago Nunes comemorou o acerto com o Ceará através das redes sociais. Após ser anunciado como novo técnico do Alvinegro nessa segunda-feira, 30, o treinador publicou um story em sua conta no Instagram.

"Muito motivado com essa nova oportunidade. Vamos juntos, Ceará", escreveu Tiago Nunes.

O treinador acertou com Ceará até dezembro de 2022. Ele chega nesta quarta-feira, 1º, e já comanda o primeiro treino no novo clube. 

Leia também:

Ele era o primeiro nome da lista de treinadores desejados pela diretoria do Ceará para substituir o Guto. Tiago foi o único técnico que recebeu a ligação do presidente do Alvinegro, Robinson de Castro. A conversa que selou o acerto durou 40 minutos (saiba os detalhes).

A diretoria do Ceará considera que o perfil do treinador é ofensivo e moderno. Títulos também fazem parte da carreira dele. O mais recente foi o Campeonato Gaúcho, com Grêmio, mas faturou também outros estaduais, como o Paranaense, a Copa Sul-Americana de 2018, a Copa do Brasil de 2019 e a Levain Cup/Conmebol Sul-Americana, também em 2019.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Conversa de 40 minutos selou acerto entre Tiago Nunes e Ceará; saiba os detalhes

11:55 | Ago. 31, 2021
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo

A diretoria do Ceará trabalhou de forma intensa na segunda-feira para acertar com o novo treinador. Depois de mapear perfis pela manhã, o clube passou para o processo de contato direto. Tiago Nunes, o primeiro nome da lista de quatro treinadores, foi o único a receber a ligação do presidente Robinson de Castro. Em conversa de 40 minutos, o técnico se mostrou bastante motivado, falou sobre variações táticas, elogiou o elenco e deu o "sim" para comandar o Alvinegro do Porangabuçu.

O acerto definitivo aconteceu no fim da tarde da segunda, surpreendendo a diretoria do Vovô pelo rápido desfecho com o treinador, que havia recusado convites recentes de clubes no meio da temporada. Para os dirigentes alvinegros, o primeiro contato com Tiago Nunes "deu liga" de forma imediata.

Leia também: Novo técnico do Ceará: lembre campanha do treinador em Athletico-PR, Corinthians e Grêmio

Na conversa com o presidente Robinson de Castro, Tiago Nunes demonstrou amplo conhecimento do elenco, citou vários jogadores que podem fazer mais uma função e as variações táticas possíveis com plantel. O treinador é conhecido por potencializar atletas, assim como dar oportunidades a jovens jogadores. A expectativa é de que o novo comandante consiga recuperar o futebol de nomes importantes da equipe, como Vina e Mendoza.

Até atletas criticados pela torcida na temporada de 2021 foram elogiados por Tiago Nunes na conversa com o dirigente alvinegro. Ele conta com todos do elenco para a sequência da Série A. Não foi tratado nada sobre reforços.

Tiago Nunes desembarca em Fortaleza na quarta-feira, 1º, quando é aguardado para comandar o primeiro treino do Ceará no Porangabuçu. O treinador acertou com o Alvinegro contrato até o fim de 2022.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Novo técnico do Ceará: lembre campanha do treinador em Athletico-PR, Corinthians e Grêmio

11:37 | Ago. 31, 2021
Autor Horácio Neto
Foto do autor
Horácio Neto Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após a sequência de quatro jogos sem vitórias, que resultou na demissão do técnico Guto Ferreira, Tiago Nunes foi anunciado como novo treinador do Ceará. A diretoria alvinegra considera o perfil do gaúcho de 41 anos como ofensivo e moderno. Livre no mercado antes de assinar com o Vovô, Tiago teve três trabalhos anteriores: Athletico-PR, Corinthians e Grêmio.

No Furacão, clube que abriu as portas para o treinador gaúcho, em 2018, Tiago era técnico do sub-23 antes de assumir a equipe principal, substituindo Fernando Diniz. Nunes estreou nas oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, precisando de uma vitória para se classificar, porém ficou no empate em 1 a 1. No Brasileirão, a equipe estava na 18ª colocação após 13 rodadas e na Sul-Americana iria encarar o Penarol-URU.

Apesar do cenário negativo, Tiago conseguiu tirar o CAP da 18ª posição para terminar o Campeonato Brasileiro na sétima colocação. Já na Sula, o treinador conseguiu título internacional eliminando equipes como Peñarol-URU, Fluminense e Junior Barraquilla-COL. Na passagem pelo CAP, Nunes fez 102 jogos, contando com estaduais, conseguiu 53 vitórias, 24 empates e 25 derrotas, chegando a um aproveitamento de 59,8%. Foram 156 gols marcados e 81 sofridos. Ainda conquistou a Sul-Americana (2018) e a Copa do Brasil (2019).

As boas atuações e as novas ideias chamaram a atenção de grandes times do cenário nacional. O Corinthians apostou no treinador com motivação semelhante a do Ceará. Após a demissão de Fábio Carille, querendo mudar a proposta de jogo para algo mais ofensivo, o Timão investiu na vinda de Tiago Nunes para o início da temporada 2020.

Comandando o clube paulista, o treinador não conseguiu repetir o feito do Athletico-PR e realizou somente 28 jogos. Foram 10 vitórias, 10 empates e 8 derrotas, com 32 gols marcados e 25 sofridos. O revés na final do Campeonato Paulista para o rival Palmeiras, a eliminação na pré-Libertadores e a fraca campanha na Série A levaram a demissão de Nunes no meio da temporada.

No Grêmio, em 2021, Tiago teve uma nova chance após assumir a equipe de Renato Gaúcho. Com um início promissor, o técnico emplacou uma sequência de nove jogos de invencibilidade (oito vitórias e um empate), entre o Gaúchão e a Sul-Americana, que só foram se encerrar no revés diante do Ceará, pela primeira rodada do Brasileirão. O treinador conquistou no período o campeonato estadual e a Recopa Gaúcha.

Após a derrota para Alvinegro, Tiago Nunes ainda emplacou mais duas vitórias – na Copa do Brasil e na Recopa Gaúcha – e conseguiu a classificar o Grêmio na terceira fase do principal mata-mata nacional. Porém, o treinador teve uma sequência negativa de sete jogos sem vencer na Série A, o que resultou na demissão após 20 jogos. Foram 10 vitórias, cinco empates e cinco derrotas, e um aproveitamento de 58,3%, Apesar dos poucos jogos, foram 38 gols marcados e 19 sofridos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Tiago Nunes é oficializado como novo treinador do Ceará

Esportes
00:30 | Ago. 31, 2021
Autor Mateus Moura
Foto do autor
Mateus Moura Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Menos de 24 horas depois da demissão de Guto Ferreira, o Ceará já tem um novo treinador. Trata-se de Tiago Nunes, que na atual temporada treinou o Grêmio, mas tem passagens recentes por Athletico Paranaense e Corinthians. O novo comandante chega durante a semana para assumir o time e trará sua comissão técnica, mas será auxiliado pela comissão permanente do Alvinegro.

Gaúcho, de 41 anos, Tiago Nunes acertou com o Ceará até dezembro de 2022. A diretoria do clube considera que o perfil do treinador é ofensivo e moderno. Títulos também fazem parte da carreira dele. O mais recente foi o Campeonato Gaúcho, com Grêmio, mas faturou também outros estaduais, como o Paranaense, a Copa Sul-Americana de 2018, a Copa do Brasil de 2019 e a Levain Cup/Conmebol Sul-Americana, também em 2019.

Sua melhor temporada foi em 2018/2019 enquanto comandou o Athletico Paranaense, que o colocaram em evidência entre os técnicos do futebol brasileiro. Foram 102 partidas a frente do Furacão, com 53 vitórias, 24 empates e 25 derrotas, além de 156 gols marcados e 81 sofridos.

Como treinador profissional, o novo comandante do Vovô passou por Veranópolis, Athletico-PR, Corinthians e Grêmio, totalizando 166 jogos, com 76 vitórias, 46 empates e 44 derrotas, além de 242 gols marcados e 149 gols sofridos.

Grêmio anuncia oficialmente Tiago Nunes como novo técnico (Foto: )
Foto: Grêmio anuncia oficialmente Tiago Nunes como novo técnico

Pelo Grêmio, seu último clube, Nunes disputou 19 partidas, com 10 vitórias, quatro empates e cinco derrotas, alcançando 59% de aproveitamento. Enquanto esteve à frente do Tricolor gaúcho, a equipe marcou 39 gols e sofreu 19.

Nunes era o primeiro nome da lista de quatro técnicos com a qual o Ceará trabalhava. O acerto foi rápido. Se chegar já nesta quarta-feira, 1º, quando o elenco alvinegro se reapresenta, o novo comandante terá 11 dias para trabalhar com o Vovô antes do time encarar o Grêmio, ex-clube dele, pela 20ª rodada da Série A do Brasileiro.

Tiago chega para substituir Guto Ferreira, demitido na noite de domingo, 29, após a derrota por 2 a 0 para o América-MG, em Belo Horizonte, em duelo válido pela 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, com a missão de melhorar o desempenho ofensivo da equipe. Apesar da campanha regular do Ceará no Campeonato Brasileiro — time é o 8º colocado, com 24 pontos ganhos —, Guto Ferreira vinha sofrendo críticas da torcida pela performance do time em campo.

Além disso, na temporada 2021, o Guto foi bastante cobrado pela perda do tricampeonato da Copa do Nordeste, a eliminação na primeira fase da Copa Sul-Americana e pela queda na terceira fase da Copa do Brasil para o maior rival, o Fortaleza. O ex-treinador do Vovô deixou o clube após 98 partidas. Em um ano e meio no clube, o treinador ganhou 41 jogos, perdeu 27 e empatou 30, alcançando 52,04%

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Com 4 nomes na mira, Ceará espera definir novo treinador ainda nesta segunda-feira

17:35 | Ago. 30, 2021
Autor Lucas Mota
Foto do autor
Lucas Mota Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A diretoria do Ceará segue reunida para definir o treinador da equipe após a saída de Guto Ferreira. O Esportes O POVO apurou que o clube já possui quatro nomes em pauta, todos mantidos em sigilo, e espera acertar com o novo técnico até o fim desta segunda-feira, 30.

Os dirigentes ainda estão debatendo as prioridades para a contratação do novo treinador, analisando os perfis, a filosofia de jogo e os trabalhos dos profissionais. Finalizado este processo, o clube iniciará as investidas no mercado. A ideia é ter o técnico comandando o primeiro treino junto ao elenco alvinegro já nesta quarta-feira, 1º.

Desde a demissão de Guto Ferreira, a diretoria do Ceará ainda não ligou para nenhum treinador até a tarde desta segunda.

Caso o novo comandante inicie os trabalhos no Alvinegro até a quarta-feira, como planejado pelos dirigentes, o técnico terá pouco mais de uma semana até o próximo jogo do time na Série A. O Vovô entra em campo no dia 12 de setembro (domingo) para encarar o Grêmio em Porto Alegre.

Gordiola foi demitido na noite de domingo, 29, após a derrota por 2 a 0 para o América-MG, em Belo Horizonte, em duelo válido pela 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar da campanha regular do Ceará no Campeonato Brasileiro — time é o 8º colocado, com 24 pontos ganhos —, Guto Ferreira vinha sofrendo críticas da torcida pela performance do time em campo.

Além disso, na temporada 2021, o treinador foi bastante cobrado pela perda do tricampeonato da Copa do Nordeste, a eliminação na primeira fase da Copa Sul-Americana e pela queda na terceira fase da Copa do Brasil para o maior rival, o Fortaleza.

Guto deixou o Ceará após 98 partidas. Em um ano e meio no clube, o treinador ganhou 41 jogos, perdeu 27 e empatou 30, alcançando 52,04%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags