PUBLICIDADE
Ceará Sporting Club
NOTÍCIA

Ceará cresce no segundo tempo, bate o Juventude e encosta no G6 da Série A

Com o resultado, o Alvinegro ampliou para cinco jogos a sequência invicta e subiu na tabela, encostando no G6 do Brasileirão

Lucas Mota
20:10 | 04/07/2021
Lacerda, zagueiro do Ceará, comemora o segundo do Vovô contra o Juventude (Foto: Aurélio Alves/O POVO)
Lacerda, zagueiro do Ceará, comemora o segundo do Vovô contra o Juventude (Foto: Aurélio Alves/O POVO)

O Ceará confirmou o bom momento e bateu o Juventude por 2 a 0 na noite deste domingo, 4, no Castelão, pela nona rodada da Série A. Com o resultado, o Alvinegro ampliou para cinco jogos a sequência invicta e subiu na tabela, encostando no G6 do Brasileirão.

Com desempenhos distintos no primeiro e segundo tempo, os donos da casa cresceram na etapa final e construíram o placar com os gols de Saulo Mineiro e Gabriel Lacerda. Os cearenses quebraram a série invicta do Juventude, que vinha de triunfos contra o Flamengo, Grêmio e Sport e empate com o América-MG.

O Vovô somou mais três pontos e alcançou os 13, subindo cinco posições, ultrapassando os gaúchos e assumindo a sétima colocação. A vitória fortalece ainda mais a campanha do time do Porangabuçu diante de um adversário direto com pretensões de permanência na elite do futebol nacional.

A equipe alvinegra volta a campo nesta quarta-feira, 7, para encarar o Fluminense, no Rio de Janeiro. No mesmo dia, o Papo visita o Bahia em Salvador.

Primeiro tempo
Nos 45 minutos iniciais, as duas equipes tiveram dificuldades nas ações ofensivas. O duelo foi bastante travado no meio de campo com faltas que diminuíam o ritmo da peleja. O primeiro tempo terminou com apenas oito finalizações, sendo apenas três na direção do gol.

Apostando no contra-ataque, o Juventude começou melhor. O jovem atacante Sorriso, de 20 anos, foi quem mais se destacou ofensivamente na primeira etapa. Até os 20 minutos, foram dos pés dele as melhores jogadas do confronto. Com duas finalizações, ele levou perigo à meta defendida por Richard.

Depois dos 20 minutos, o Ceará conseguiu encaixar a marcação e cresceu na partida, controlando as ações ofensivas. Por outro lado, a equipe do Porangabuçu tinha dificuldades para encontrar espaço no fechado sistema defensivo dos gaúchos.

A grande chance de abrir o marcador esteve nos pés de Steven Mendoza. Em contra-ataque rápido, Jorginho deixou o colombiano de frente para o gol, mas o atacante chutou em cima do goleiro Marcelo Carné. O camisa 10 ainda teve outra oportunidade e furou a finalização para a meta do Papo, que estava sem arqueiro após saída errada para afastar a bola cruzada em escanteio alvinegro.

Segundo tempo
O Ceará voltou para o segundo tempo com intensidade totalmente diferente. Com início avassalador, o Alvinegro furou o bloqueio defensivo do time Jaconero e marcou dois gols em sete minutos.

O primeiro saiu a partir de jogada individual de Lima, que arrancou e deu assistência para Saulo Mineiro estufar as redes. O atacante fez o oitavo gol na temporada e é o artilheiro isolado do clube do Porangabuçu.

Poucos minutos depois, Jorginho cobrou escanteio e Gabriel Lacerda apareceu para cabecear com força para o fundo das redes. Foi o segundo gol da carreira do jovem zagueiro revelação das categorias de base do Vovô.

O cenário ficou ainda mais favorável para os donos da casa quando Castilho, aos 25 minutos, acumulou o segundo cartão amarelo por falta em Vina e foi expulso. Com a vantagem no placar e numérica dentro de campo, o Vovô controlou a partida e preservou o resultado até o apito final do árbitro Alisson Sidnei.

Ficha técnica
Ceará 2 x 0 Juventude

Ceará
4-2-3-1: Richard; Buiú, Messias, Gabriel Lacerda e Kelvyn; Fernando Sobral e Marlon (Oliveira); Lima (Rick), Jorginho (Vina) e Mendoza; Saulo Mineiro (Jael). Téc: Guto Ferreira

Juventude
4-1-4-1: Marcelo Carné; Michel Macedo, Cleberson, Foster e William Matheus; Matheus Jesus (Jádson); Paulinho (Fernando Pacheco), Castilho, Chico (Bruninho) e Sorriso (Capixaba); Matheus Peixoto (Didi). Téc: Marquinhos Santos

Data: 4/7/2021

Horário: 18h15min

Local: Castelão-CE

Árbitro: Alisson Sidnei Furtado-TO

Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva-GO e Fábio Pereira-TO

VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira-MG

Cartões amarelos: Jael e Buiú (CEA); Castilho (2x) e Fernando Pacheco (JUV)

Cartão vermelho: Castilho (JUV)