Participamos do

Morre o advogado Luís Campos, ilustre torcedor que dá nome ao CT do Ceará

Clube alvinegro decretou três dias de luto pelo falecimento do advogado
18:03 | Ago. 02, 2020
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Morreu, aos 94 anos, o advogado, jornalista e professor universitário Luís Queiroz Campos neste domingo, 2. Além das profissões, Luís Campos ficou conhecido no futebol cearense como torcedor ilustre do Ceará, por dedicar sua vida ao Alvinegro de Porangabuçu em diversos cargos dentro do clube, sendo até mesmo homenageado com o nome do Centro de Treinamento do clube, localizado em Itaitinga.

Ao longo de sua vida, Luís Campos exerceu várias funções na Diretoria Executiva e no Conselho Deliberativo do Vovô. Em entrevista ao O POVO, em 2014 - ano do centenário do time -, ele relatou que sua ligação com o clube iniciou por conta de seu pai. “Só não quis até hoje ser presidente. Mas já fiz de tudo no clube que aprendi a torcer por influência do meu pai. Em 1944, participei de uma primeira assembleia no clube para a eleição do presidente. Eu que fiz a ata. De lá para cá, exerci várias funções. Cheguei a ser vice-presidente. Mas também ocupei muitas diretorias: Social, Financeira, de Patrimônio...”, contou o professor na época.

Leia também | Páginas Azuis: Um homem de memórias

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Tanto que fez pelo clube, o advogado teve seu nome eternizado na história do Ceará, desde 2014, quando teve a Cidade Vozão nomeada como Centro de Treinamento Luís Campos. De acordo com informações do Coordenador da Revista 1914, Paulo Veras, a sugestão surgiu entre o então presidente do Conselho, Humberto Aragão, o presidente do Conselho Executivo da época, Evandro Leitão e o atual presidente Robinson de Castro. "Foi uma decisão referendada pela Executiva inteira. O presidente, na época, quis escutar todo mundo e foi unânime a escolha do nome dele. Uma pessoa que passou a vida inteira contribuindo para o Ceará", recordou. 

À época, ao ser homenageado, Luís Campos assegurou ter sido “uma grande honra” ter o nome escolhido para o CT de Itaitinga. “Não sou muito de homenagens, mas no casso dessa, admiti receber”, reconheceu o advogado em 2014.

Em postagem nem seu perfil no Twitter, o presidente Robinson de Castro lamentou o falecimento. "É com muito pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do grandioso alvinegro Luis Queiroz Campos. Ele parte nos deixando lições de luta pela vida em sua profissão, e de grande amor e dedicação pelo nosso Mais Querido", afirmou.

Sobre Luís Campos:

Luís Queiroz Campos formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Ceará, em 1949. Trabalhou para a União das Classes Produtoras do Ceará quando teve o talento para jornalismo descoberto por José Afonso Sancho, um dos diretores da entidade, que o indicou para escrever artigos para a Gazeta de Notícias. Cumpriu mandato de vice-prefeito de Fortaleza, chegando mesmo a assumir a Prefeitura interinamente; foi diretor da Caixa Econômica Federal no Ceará e do extinto Banco Nacional da Habitação (BNH). Luís Campos foi professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) por 32 anos e presidente do IBEU-CE. Foi secretário-geral do Conselho Deliberativo do Ceará, exerceu a vice-presidência do Vovô e teve forte influência política na escolha de vários presidentes da Executiva do clube.

Leia na íntegra a Nota de Pesar do Ceará

"O Ceará Sporting Club comunica com profundo pesar o falecimento do Dr. Luís Campos e declara luto oficial de 03 dias. Dr. Luís tinha 94 anos e nos deixou por complicações da idade.

O ilustre alvinegro dedicou uma vida de serviços prestados ao Ceará em diversas áreas, e teve a honra de ser homenageado pelo clube quando da aquisição do Centro de Treinamentos, em Itaitinga, no qual leva o nome do Dr. Luís Campos.

A Diretoria Executiva do Ceará e Conselho Deliberativo se solidariza à família e amigos".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar