Participamos do

Saiba como foi a saída de Enderson Moreira do Ceará

O Esportes O POVO apurou as motivações que levaram o técnico Enderson Moreira a tomar a decisão

O pedido de demissão do técnico Enderson Moreira no Ceará para assinar com o Cruzeiro surpreendeu a diretoria alvinegra, que resolveu a situação rapidamente no fim da noite de terça-feira, 17, e anunciou Guto Ferreira. Apesar do bom momento que vivia no comando do Vovô, o técnico mineiro abriu mão do projeto no clube do Porangabuçu para se aventurar na Toca da Raposa, equipe recém-rebaixada à Série B e com crises financeiras e políticas.

Mas por que trocar a estabilidade até então no Ceará, com pagamento de salário em dia, os resultados sendo conquistados e o time em evolução, pela incerteza que se encontra o ambiente do Cruzeiro? O Esportes O POVO apurou as motivações que levaram o técnico Enderson Moreira a tomar a decisão.

Com a proposta do Cruzeiro em mãos desde segunda-feira, 16, Enderson ligou para o presidente do Ceará, Robinson de Castro, na noite de terça para informar a sua decisão, pediu desculpas pela saída e agradeceu ao dirigente. A liberação do treinador ocorre mediante ao pagamento da multa rescisória em valor equivalente a dois salários do ex-comandante. A rescisão será publicada no BID somente após a quitação da quantia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar da crise financeira da Raposa, Enderson confia que receberá salários em dia. A promessa é de que um dos principais investidores do clube, o Supemercado BH, vai garantir os vencimentos do treinador. Pesou também o fator "casa". Mineiro de Belo Horizonte, o técnico poderá ficar próximo da família, que mora na capital de Minas Gerais.

Em entrevista na última sexta-feira, 14, Enderson até então com vínculo com o Ceará falou sobre a vida solitária de treinador. "Minha família não veio pra cá porque tem vida em Belo Horizonte. Minha esposa vem eventualmente. Me acostumei a isso. Embora tenha comissão, tenho uma vida solitária", afirmou.

O treinador também tem forte ligação com a cidade, que vai além da família. Enderson possui negócios na cidade mineira.

A forte ligação do empresário de Enderson, Francis Mello, com o Cruzeiro foi outro facilitador para a negociação ser concretizada. O treinador também tinha o desejo de um dia assumir o comando do time profissional da Raposa.

Situação do Cruzeiro


O clube mineiro é atualmente comandado por um conselho gestor, que assumiu a Raposa após as renúncias do ex-presidente Wagner Pires de Sá e dos vices, Hermínio Lemos e Ronaldo Granta, para tentar conter uma das maiores crises da sua história. O Cruzeiro acumula polêmicas saídas de treinadores, o rebaixamento para a Série B no ano passado e problemas financeiros. Eleições para presidente estão previstas para maio.

Demitido após derrota no Estadual, no último domingo, o técnico Adílson Batista disparou contra a atual gestão do clube e ex-jogadores. "Ajudei nesse processo, com o clube numa bagunça, uma desordem. Atletas tomaram conta do clube, derrubaram o Mano, meu amigo, Abel, Rogério Ceni, tomaram conta do clube. Então, você chega e tem que limpar. Dei treino, durante alguns dias, com jogadores que eu não teria, até resolver esta situação, porque não tínhamos comando. Rezo pra que o clube tenha logo um presidente. Tá precisando urgentemente. Hoje tem oito gestores. E os oito querem tomar conta do futebol", comentou o treinador.

No Campeonato Mineiro, o Cruzeiro está fora da zona de classificação, faltando duas rodadas para o fim da competição. Na Copa do Brasil, a equipe se complicou após perder do CRB por 2 a 0 no jogo da ida.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar