PUBLICIDADE
Ceará Sporting Club
NOTÍCIA

Ceará acata decisão judicial de partida a portões fechados no Castelão

O Alvinegro informou que mais de 20 mil torcedores já haviam confirmado presença no Castelão para o duelo contra o time pernambucano

Neto Ribeiro
12:30 | 15/03/2020
Castelão vazio para o jogo deste domingo entre Ceará e Sport
Castelão vazio para o jogo deste domingo entre Ceará e Sport (Foto: Fábio Lima/O POVO )

Após liminar concedida com intimação urgente para que seu duelo diante do Sport-PE, marcado para este domingo, 15, na Arena Castelão, fosse realizado com portões fechados por questões de saúde em decorrência da pandemia mundial do novo coronavírus, o Ceará informou - por meio de nota -, que entrou com um recurso no Tribunal Regional Federal da 5ª região para que a partida possa ter torcedores nas arquibancadas do estádio.

O recurso, porém, foi negado e o clube terá de acatar a decisão judicial de fechamento de portões. "A partida entre Ceará x Sport, que acontece nesse domingo, às 15h30, acontecerá com portões fechados à torcida", comunica o time.

Para o confronto, o time de Porangabuçu já havia liberado check-in para seus sócios torcedores de forma antecipada, além de ter comercializados ingressos. Segundo o clube informou, mais de 20 mil pessoas já haviam garantido sua entrada no Gigante da Boa Vista para assistirem ao embate válido pela penúltima rodada da Copa do Nordeste.

Confira a nota na íntegra: 

O Ceará Sporting Club foi comunicado pelo Governo do Estado que foi intimado e que iria acatar a decisão proferida pela 1a Vara da Justiça Federal, no sentido de determinar a realização da partida entre Ceará x Sport com portões fechados.

Em razão disto e visando preservar o evento que já contava com mais de 20.000 presenças confirmadas, mais de 500 pessoas envolvidas na operação de jogo e que o clube havia adotado medidas preventivas, tais como campanha informativa e materiais de higienização para o jogo, o Ceará Sporting Club ingressou como terceiro interessado no processo e interpôs um recurso para o Tribunal Regional Federal da 5a Região, o qual está sendo analisado neste momento.

Assim que houver um posicionamento do Tribunal, voltaremos com novas informações.

Sobre a intimação

O juiz José Vidal Silva Neto acatou um pedido feito pela procuradora Nilce Cunha Rodrigues, do Núcleo de Tutela Coletiva da Procuradoria da República no Ceará (PRCE). Na noite desta sexta-feira, 13, Nilce Cunha entrou com uma ação cautelar em "caráter de urgência" solicitando que a Justiça decidisse, liminarmente, pelo cancelamento, adiamento ou, em último caso, pela realização das duas partidas com portões fechados dos estádios.

Em entrevista ao O POVO, a procuradora justificou o pedido à Justiça Federal afirmado que Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza tinham de se "antecipar aos fatos, aos riscos do contágio. É o princípio da precaução. Se não há como medir com precisão que a contaminação está descartada nos estádios, então é melhor agir pela prevenção".

Na última sexta-feira, 13, o Ministério Público Federal (MPF) havia enviado uma recomendação ao governador Camilo Santana (PT) e ao prefeito Roberto Cláudio (PDT) indicando o cancelamento das partidas ou realização dos jogos com portões fechados. Mas, o Estado e Município não acolheram as orientações.

"Na contramão das providências recomendadas pelo Ministério da Saúde, o Governo do Estado do Ceará e o Município de Fortaleza permitiram a realização de eventos esportivos, à portas abertas, em estádios cearenses, consoante matérias divulgadas em jornais de grande circulação", escreveu a procuradora do MPF.

Justiça determina portões fechados para Ceará x Sport

Sobre o jogo 

O Ceará começa a rodada na quinta posição, com oito pontos, fora, portanto, da zona que dá vaga para as quartas de final. A vitória, porém, garante, de todo jeito, uma vaga entre os quatro melhores do Grupo B. Ainda ficaria encostado na liderança, atualmente, ocupado pelo Confiança, que tem 13 pontos.

Para isso, porém, o Alvinegro vai ter de superar os desfalques. Os zagueiros Gabriel Lacerda e Klaus, o lateral esquerdo Kelvyn e o atacante Rodrigão não jogam. Mais grave ainda, aquele que vem sendo um dos principais jogadores do time, o meia Vinícius, também não foi relacionado.

Por outro lado, como boa notícia, o zagueiro Luiz Otávio jogará. Ele que saiu sentindo no jogo contra o Vitória, na última quinta-feira, 12. Rafael Sóbis, há três jogos seguidos marcando, também atuará. Leia o pré-jogo aqui

 

Com colaboração dos repórteres Lucas Barbosa e Demitri Túlio