Participamos do

Ceará acata decisão judicial de partida a portões fechados no Castelão

O Alvinegro informou que mais de 20 mil torcedores já haviam confirmado presença no Castelão para o duelo contra o time pernambucano
12:30 | Mar. 15, 2020
Autor Neto Ribeiro
Foto do autor
Neto Ribeiro Repórter Mídias Sociais
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após liminar concedida com intimação urgente para que seu duelo diante do Sport-PE, marcado para este domingo, 15, na Arena Castelão, fosse realizado com portões fechados por questões de saúde em decorrência da pandemia mundial do novo coronavírus, o Ceará informou - por meio de nota -, que entrou com um recurso no Tribunal Regional Federal da 5ª região para que a partida possa ter torcedores nas arquibancadas do estádio.

O recurso, porém, foi negado e o clube terá de acatar a decisão judicial de fechamento de portões. "A partida entre Ceará x Sport, que acontece nesse domingo, às 15h30, acontecerá com portões fechados à torcida", comunica o time.

Para o confronto, o time de Porangabuçu já havia liberado check-in para seus sócios torcedores de forma antecipada, além de ter comercializados ingressos. Segundo o clube informou, mais de 20 mil pessoas já haviam garantido sua entrada no Gigante da Boa Vista para assistirem ao embate válido pela penúltima rodada da Copa do Nordeste.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Confira a nota na íntegra: 

O Ceará Sporting Club foi comunicado pelo Governo do Estado que foi intimado e que iria acatar a decisão proferida pela 1a Vara da Justiça Federal, no sentido de determinar a realização da partida entre Ceará x Sport com portões fechados.

Em razão disto e visando preservar o evento que já contava com mais de 20.000 presenças confirmadas, mais de 500 pessoas envolvidas na operação de jogo e que o clube havia adotado medidas preventivas, tais como campanha informativa e materiais de higienização para o jogo, o Ceará Sporting Club ingressou como terceiro interessado no processo e interpôs um recurso para o Tribunal Regional Federal da 5a Região, o qual está sendo analisado neste momento.

Assim que houver um posicionamento do Tribunal, voltaremos com novas informações.

Sobre a intimação

O juiz José Vidal Silva Neto acatou um pedido feito pela procuradora Nilce Cunha Rodrigues, do Núcleo de Tutela Coletiva da Procuradoria da República no Ceará (PRCE). Na noite desta sexta-feira, 13, Nilce Cunha entrou com uma ação cautelar em "caráter de urgência" solicitando que a Justiça decidisse, liminarmente, pelo cancelamento, adiamento ou, em último caso, pela realização das duas partidas com portões fechados dos estádios.

Em entrevista ao O POVO, a procuradora justificou o pedido à Justiça Federal afirmado que Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza tinham de se "antecipar aos fatos, aos riscos do contágio. É o princípio da precaução. Se não há como medir com precisão que a contaminação está descartada nos estádios, então é melhor agir pela prevenção".

Na última sexta-feira, 13, o Ministério Público Federal (MPF) havia enviado uma recomendação ao governador Camilo Santana (PT) e ao prefeito Roberto Cláudio (PDT) indicando o cancelamento das partidas ou realização dos jogos com portões fechados. Mas, o Estado e Município não acolheram as orientações.

"Na contramão das providências recomendadas pelo Ministério da Saúde, o Governo do Estado do Ceará e o Município de Fortaleza permitiram a realização de eventos esportivos, à portas abertas, em estádios cearenses, consoante matérias divulgadas em jornais de grande circulação", escreveu a procuradora do MPF.

Justiça determina portões fechados para Ceará x Sport

Sobre o jogo 

O Ceará começa a rodada na quinta posição, com oito pontos, fora, portanto, da zona que dá vaga para as quartas de final. A vitória, porém, garante, de todo jeito, uma vaga entre os quatro melhores do Grupo B. Ainda ficaria encostado na liderança, atualmente, ocupado pelo Confiança, que tem 13 pontos.

Para isso, porém, o Alvinegro vai ter de superar os desfalques. Os zagueiros Gabriel Lacerda e Klaus, o lateral esquerdo Kelvyn e o atacante Rodrigão não jogam. Mais grave ainda, aquele que vem sendo um dos principais jogadores do time, o meia Vinícius, também não foi relacionado.

Por outro lado, como boa notícia, o zagueiro Luiz Otávio jogará. Ele que saiu sentindo no jogo contra o Vitória, na última quinta-feira, 12. Rafael Sóbis, há três jogos seguidos marcando, também atuará. Leia o pré-jogo aqui

 

Com colaboração dos repórteres Lucas Barbosa e Demitri Túlio

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar