Participamos do

Ricardinho cresce de rendimento no Ceará com novo posicionamento

O meio-campista do Ceará passou a atuar mais recuado com a chegada de Thiago Galhardo à equipe
18:15 | Mai. 24, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Muito criticado pela torcida desde o ano passado, quando vinha tendo atuações inconsistentes, Ricardinho vem sendo um dos principais jogadores do Ceará nas últimas duas partidas, quando marcou um gol e deu uma assistência. O jogador passou a atuar na posição de segundo volante, ao lado de Fabinho, pois Thiago Galhardo começou a ocupar uma posição mais avançada no meio-campo, que anteriormente era preenchida por Ricardinho.

 

O jogador, que atua no Ceará desde 2013 (com interrupção em 2016, quando jogou pelo Al-Ettifaq-SAU), historicamente se posiciona como meio-campista ofensivo. Porém em 2014, com a chegada de Sérgio Soares ao comando técnico do Ceará, o jogador passou a atuar constantemente em outra posição, a de segundo volante, que permite a armação das jogadas desde a origem com mais frequência.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em entrevista coletiva concedida nesta sexta, 24, Ricardinho diz que, na posição de segundo volante, suas características podem ser melhor aproveitadas. Ele afirma que “tudo depende da situação de como o treinador enxerga o grupo que ele tem em mãos”, quando se trata do posicionamento em campo.

A boa relação com Fabinho, também volante titular da equipe alvinegra, é outro ponto destacado por Ricardinho para a melhora de seu rendimento. O meia alvinegro afirma que há uma “facilidade enorme de se cobrar dentro de campo” com seu companheiro de meio-campo, algo que ajuda na sintonia dos atletas.

Sobre as críticas da torcida, o jogador de 32 anos acha “muito natural” conviver com essa situação. Ele fala que atualmente “lida melhor com as críticas, apesar de muitos irem pela maioria”.

Números

Mesmo com o desempenho abaixo do esperado jogando como meio-campista ofensivo em 2018 e em 2019, a temporada que Ricardinho mais participou de gols foi jogando nessa posição, em 2015, quando ele marcou 15 gols. O número de assistências também foi o mais alto da sua carreira, quando ele distribuiu sete assistências na Série B daquele ano.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags