Ceará homenageará quatro grandes ídolos com bustos de bronze expostos na sede do clubeCeará Sporting Club | Times | Esportes O POVO
PUBLICIDADE
Esportes


Ceará homenageará quatro grandes ídolos com bustos de bronze expostos na sede do clube

16:12 | 28/11/2018
NULL
NULL
[FOTO1] A sede do Ceará, em Porangabuçu, está prestes a ganhar uma nova área que celebrará a história de quatro ídolos que marcaram época no clube. Os ex-atacantes Gildo e Mitotônio, além do ex-zagueiro Alexandre Nepomuceno e o ex-lateral, técnico e dirigente Dimas Filgueiras serão homenageados com bustos de bronze, que ficarão expostos, lado a lado, no jardim que fica ao lado do Centro Cultural do do Alvinegro, na área onde ficam os coqueiros.

As peças contarão com uma base de granito, além de uma placa de bronze, com uma frase que caracteriza cada um dos craques. A placa de Dimas, por exemplo, destaca que ele é o "maior soldado alvinegro de todos os tempos". Já a de Gildo, maior goleador da história do clube, exalta o ex-atacante como "o maior artillheiro que este estado já possuiu". A de Alexandre, considerado o maior zagueiro da história do clube, o define como "eterno capitão do alvinegro". Já na placa de Mitotônio, primeiro grande ídolo da equipe e que morreu horas depois de atuar em uma partida pelo clube, em 1951, consta a definição "suor, dedicação e vida".

Os quatro bustos estão em fase final de confecção, sob os cuidados do artista plástico Vavá Azim. O busto de Gildo é o mesmo que já havia sido inaugurado pelo clube em 2011. Porém, precisou passar por reparos, para ficar no mesmo padrão dos outros três novos bustos. "As placas já estão sendo colocadas no jardim. O serviço de alvenaria das bases também está quase pronta. Nossa expectativa é de que até o dia 10 de dezembro os quarto bustos já estejam prontos e instalados na sede do clube", afirmou ao Esportes O POVO o diretor de  Cultura, Biblioteca e Documentação do Ceará, Pedro Mapurunga, que está encabeçando o projeto. 

A princípio, o clube não pensa em fazer uma inauguração oficial, em evento aberto ao público, mas informou que deve chamar familiares dos quatro ex-jogadores para prestigiaram as homenagens. Dos quatro ídolos eternizados, apenas Dimas está vivo. 

TAGS