Participamos do

Com protestos da torcida, Ceará perde para o Bahia no PV e se complica na Série A

21:25 | Ago. 29, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

O Ceará jogou mal e saiu derrotado pelo Bahia por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, 29, perdendo a invencibilidade no estádio Presidente Vargas, no desempenho pós-Copa do Mundo. Atuando no contra-ataque durante os 90 minutos da partida, os baianos se aproveitaram de erros defensivos do Vovô e balançaram as redes com o zagueiro Lucas Fonseca, no 1º tempo, e Gilberto, no 2º tempo.

%2b Ricardo Bueno diz ter aceitado "de prontidão" proposta do Ceará

Antes mesmo do apito final, torcedores já deixavam o estádio Presidente Vargas. Nas arquibancadas, protestos contra o time e a diretoria foram entoados. Com a derrota, o Ceará soma cinco jogos sem vencer e se mantém na vice-lanterna com 17 pontos, cinco de diferença para o primeiro clube fora da zona, o Vitória.

%2b Ceará nega irregularidade de Jown Cardona

Depois do Mundial, o Alvinegro iniciou uma reação colocando seus jogos dentro de casa no PV, na tentativa de repetir o feito de 2015, quando o Lisca era o treinador e o time escapou do rebaixamento da Série B para a C atuando no estádio. No pós-Copa, foram duas vitórias, dois empates e agora a derrota para o tricolor baiano.

%2b Veja a tabela da Série A

O revés também marcou a primeira derrota no PV de Lisca como técnico do Ceará. Até então, o técnico tinha comandado o clube em 17 jogos, juntando a passagem de 2015 e a atual, sendo 14 vitórias e três empates.

Diante do Bahia, o ataque do Ceará mais uma vez fez uma atuação abaixo da média e pouco inspiradora. Nem a estreia de Ricardo Bueno mudou o panorama negativo. Quando teve a chance de marcar, os atacantes não tiveram a pontaria calibrada para balançar as redes.

No 1º tempo, o Ceará teve um péssimo início de partida. Criando pouco, o Vovô deu a sua primeira finalização na direção do goleiro Douglas aos 25 minutos, com Felipe Azevedo. O Bahia, com proposta de contra-ataque, também não começou bem e ofereceu pouco nas ofensivas. Entretanto, o tricolor baiano chegou ao gol após cobrança de escanteio. O zagueiro Lucas Fonseca conseguiu fazer aquilo que o ataque do Alvinegro tem pecado na Série A: teve pontaria para balançar as redes, aos 27 minutos.

O defensor do Bahia recebeu livre para finalizar, nas costas do volante Richardson, após desvio de cabeça no cruzamento de escanteio. Depois do gol, o Vovô reagiu e pressionou o tricolor nos 15 minutos finais, buscando o empate em finalizações de Samuel Xavier, Juninho Quixadá e Ricardinho.

Na 2ª etapa, o Ceará voltou com Pedro Ken no lugar de Fabinho. A substituição não surtiu efeito. Recuado, o Bahia bloqueava as principais investidas dos donos da casa. Quando o Alvinegro criava uma boa jogada com finalização, parava no goleiro Douglas ou chutava pra fora.

Lisca ainda deixou o time mais ofensivo na busca do empate, promovendo a entrada de Romário na vaga de Ricardinho. Mais uma vez a mudança pouco acrescentou na partida. Por último, uma alteração no mínimo diferente, principalmente, com a equipe precisando marcar um gol: saiu o centroavante Ricardo Bueno e entrou o lateral-direito Arnaldo.

Do lado do Bahia, o treinador Enderson Moreira renovou o ataque para os contragolpes, colocando Élber e Edigar Junio na partida. E deu resultado. Élber desarmou João Lucas e serviu Gilberto, que arrancou e ampliou o placar, aos 42 minutos da etapa final, dando números finais ao duelo.

Ficha técnica
Ceará 0 x 2 Bahia

15ª rodada da Série A

Ceará

4-2-3-1: Everson; Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio e João Lucas; Fabinho (Pedro Ken) e Richardson; Ricardinho (Romário) e Juninho Quixadá; Felipe Azevedo e Ricardo Bueno (Arnaldo)

Bahia

4-3-3: Douglas; Bruno, Lucas Fonseca, Everson e Léo; Flávio, Nilton e Gregore; Marco Antônio (Élber), Zé Rafael (Edigar Junio) e Gilberto (Brumado)

Data: 29/08/2018

Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza-CE

Horário: 19h30min

Árbitro: Dyorgines Jose Padovani de Andrade

Assistentes: Fabiano da Silva Ramires e Vanderson Zanotti

Cartões amarelos: Romário, Pedro Ken e Richardson (CEA); Gilberto, Marco Antônio, Nilton e Léo Pelé (BAH)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente