Participamos do

Ceará nega irregularidade de Jown Cardona

16:47 | Ago. 29, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
O técnico do Ceará, Lisca, resolveu cortar o nome do meia-atacante Jown Cardona da lista de relacionados para o jogo contra o Bahia, que acontece nesta quarta-feira, 29, no PV e a opção gerou boatos nas redes sociais. Como o jogador não atua há algumas partidas, especulou-se que o clube não estaria utilizando-o devido a descoberta de uma irregularidade do atleta. A assessoria de comunicação nega que o jogador esteja irregular. 

“Não há qualquer problema na documentação do jogador e o fato de não estar relacionado para a partida contra o Bahia é apenas opção do treinador”, é que diz o clube. O Esportes POVO apurou e também não encontrou indícios de irregularidade.

A reportagem constatou que o sistema da CBF que registra atletas, em caso de transferências internacionais, conta também com análise da FIFA, o que duplica as conferências e torna remota a chance de algum erro. Além disso, os softwares hoje são cada vez mais precisos. A Federação Cearense de Futebol (FCF), por exemplo, implantou um sistema que evita a escalação de jogadores irregulares há três anos e não houve registro de falhas. 

Outro ponto é que Cardona vinha sendo relacionado nas últimas partidas, mesmo não tendo entrado em campo. O fato de estar no banco de reservas, segundo o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), já é motivo para punição, o que significa que se o Ceará desconfiasse de alguma irregularidade, não era suficiente apenas não lançar o atleta a campo, deveria ter “sacado” por completo há mais tempo.

Além disso, o técnico Lisca, no treino de apronto para a partida, justificou a não utilização recente de Cardona. “Ele não é um jogador de transição e, principalmente contra o Inter e o São Paulo, que o time acaba vindo um pouco mais para trás, eu precisava de jogadores com um pouco mais de velocidade, e essa não é a característica dele, ele é mais posicional de articulação”, disse o comandante.

Em resumo, as informações sobre uma suposta irregularidade de Jown Cardona são apenas boatos. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente