Participamos do

Retrospectiva 2017: do título Estadual ao acesso, Ceará teve ano marcado por conquistas

Vovô foi Campeão Cearense e conseguiu o acesso à Série A, retornando à elite do futebol brasileiro para 2018.
06:00 | Dez. 26, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] De volta à elite do futebol brasileiro, o Ceará disputará tudo que tem de melhor no calendário futebolístico nacional em 2018. Do Campeonato Cearense à Série A do Campeonato Brasileiro, passando por Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Com receita recorde, a expectativa da massa Alvinegra é pela montagem de um grande time, que possa rememorar o passado coberto de glórias do time de Porangabuçu com grandes vitórias. Isso só será possível pelas conquistas obtidas em 2017.

O início de ano não foi tão bom e parecia ser o prenúncio de uma temporada que poderia ser, mais uma vez, frustrante. Ainda pagando pelos erros cometidos em 2016, que custaram a participação na Copa do Nordeste neste ano, o Ceará foi eliminado da Copa do Brasil na primeira fase para o modesto Boa Vista-RJ. Fato que culminou na demissão do técnico Gilmar Dal Pozzo ainda em fevereiro, após ser ameaçado e coagido por alguns torcedores, que exigiram sua saída. A participação inédita na Primeira Liga não vingou como esperado, e o clube ficou pelo caminho ainda na fase de grupos.

2017 só foi melhorar de fato em maio, quando o time conquistou o Campeonato Cearense, já sob o comando de Givanildo Oliveira, segundo treinador do time no ano. Só que o velho "Giva" não teve o mesmo sucesso na Série B do Brasileiro, sendo demitido após a 8ª rodada para a chegada de Marcelo Chamusca, o ponto de virada para o sucesso na temporada. [FOTO3]

O treinador pegou um elenco já montado e conseguiu garantir, com força do coletivo, a eficiência tática necessária para alavancar a campanha e levar o time ao sonhado acesso à Primeira Divisão. Foram 29 jogos, com 16 vitórias, sete empates e só seis derrotas. O 3º lugar conquistado foi a coroação de uma equipe regular e que premiou o seu torcedor depois de anos de aflição na Segundona.

As últimas temporadas haviam sido marcadas por bons inícios, mas de insucessos no final. Em algumas ocasiões, o time havia terminado o primeiro turno no G-4, mas perdeu fôlego e deixou o acesso escapar. Com Chamusca foi o contrário e o time cresceu no momento mais decisivo, terminando o certame com a 2ª melhor campanha na história (só atrás da de 2009).

Ano que vem os desafios serão ainda maiores. Com calendário completo, contando com Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série A do Campeonato Brasileiro, o planejamento exige maior capricho e dá menor margem para erros.

Ter conseguido renovar com Chamusca e manter a base do time titular de 2017 foi um acerto da atual gestão, que segue investindo ainda na modernização da infraestrutura do Alvinegro e na montagem do elenco para fazer o time brigar de igual para igual com os gigantes do Brasil. Qualificação necessária para estar à altura dos desafios que virão. Se 2017 acabou como um ano bom para os Alvinegros, 2018 promete ainda mais.

 

NÚMEROS DO CEARÁ EM 2017

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

TOTAL
64 jogos
33 vitórias
18 empates
13 derrotas
78 gols marcados
46 gols sofridos
60,9% de aproveitamento

CAMPEONATO CEARENSE
16 jogos
12 vitórias
3 empates
1 derrota
25 gols marcados
18 gols sofridos
81,3% de aproveitamento

PRIMEIRA LIGA
3 jogos
0 vitórias
3 empates
0 derrotas
1  gol marcado
1 gol sofrido
33,3% de aproveitamento

COPA DO BRASIL
1 jogo
0 vitórias
0 empates
1 derrota
0 gols marcados
1 gol sofrido
0% de aproveitamento

SÉRIE B
38 jogos
19 vitórias
10 empates
9 derrotas
46 gols marcados
32 gols sofridos
58,8% de aproveitamento

TAÇA FARES LOPES
6 jogos
2 vitórias
2 empates
2 derrotas
6 gols marcados
5 gols sofridos
44,4% de aproveitamento

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente