Com lateral na ponta, Renato Paiva deve promover mudanças no Botafogo para duelo contra PSG

Além do ingresso de Cuiabano na equipe titular, a entrada de mais um volante na equipe de Renato não é descartada pelo comandante português

09:37 | Jun. 18, 2025

Por: Levi Lima
Após a estreia, Renato Paiva mencionou a preocupação com sistema defensivo (foto: Vitor Silva/Botafogo)

Apesar da vitória sobre o Seattle Sounders-EUA na estreia, o técnico Renato Paiva, do Botafogo, deve promover algumas mudanças nos onze iniciais do escrete carioca para o segundo jogo do Super Mundial de Clubes, nesta quinta-feira, 19. Na próxima rodada, o Glorioso enfrentará o PSG — atual campeão da Liga dos Campeões da Europa.

No treino desta última segunda-feira, 16, em Santa Bárbara, o comandante português trabalhou o sistema defensivo Alvinegro — uma preocupação mencionada por Renato após o duelo contra os estadunidenses, na estreia do mundial.

Na ocasião, o Glorioso realizou um bom trabalho na primeira etapa, na qual abriu 2 a 0. Porém, o desempenho no segundo tempo daquele jogo foi o total oposto do primeiro — onde o Seattle se impôs ofensivamente aos brasileiros.

Com isso, uma das substituições projetadas por Paiva é a entrada de Cuiabano no lugar de Mastriani. Caso essa alteração aconteça, o lateral-esquerdo atuaria, improvisado, como ponta — completando o quarteto ofensivo ao lado de Artur Victor, Savarino e Igor Jesus.

Time precavido

Além do ingresso de Cuiabano na equipe titular, a entrada de mais um volante na equipe de Renato não é descartada pelo comandante português. O teste com um meio-defensivo a mais é uma tentativa de povoar aquele setor, mas sem perder o domínio do controle da bola.

Essa nova ideia surgiu após o desempenho do PSG em sua estreia na competição. Na ocasião, os parisienses não tomaram conhecimento do Atlético de Madrid-ESP, e golearam os espanhóis por 4 a 0 - no confronto mais esperado da primeira fase do Super Mundial de Clubes.